Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63177

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorARAÚJO, Ednaldo Cavalcante de-
dc.contributor.authorWEST, Milka Gabrielle de Lira Nóbrega-
dc.date.accessioned2025-05-13T22:12:11Z-
dc.date.available2025-05-13T22:12:11Z-
dc.date.issued2025-01-16-
dc.identifier.citationWEST, Milka Gabrielle de Lira Nobrega. Desenvolvimento de uma cartilha educacional digital efetiva sobre saúde LGBT+ no conhecimento e competências de enfermeiros da atenção primária à saúde. 2025. Tese (Doutorado em Enfermagem) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63177-
dc.description.abstractPreconceitos e estigmas, aliados à falta ou insuficiência de conhecimento sobre as especificidades de saúde e da sensibilidade às necessidades das pessoas de minorias sexuais e de gênero, podem acarretar na dificuldade de acesso aos serviços de saúde, na prestação de cuidados em saúde ineficientes e na exclusão social delas. Os serviços primários de saúde configuramespaços de acolhimento e práticas integrais, de inclusão social e de saúde, por meio da disponibilização de informações e da sensibilização sobre saúde de pessoas em relação à diversidade sexual e de gênero para os enfermeiros, profissionais que ocupam lugar estratégico no cuidado à saúde da população. As tecnologias educacionais, dentre as quais a cartilha, são ferramentas que podem auxiliar nas ações de educação permanente dos enfermeiros, além de auxiliá-los na elaboração de estratégias de educação em saúde e de cuidados longitudinais junto à equipe de saúde voltados às pessoas com orientação sexual e de gênero diversas. Objetivou-se desenvolver uma cartilha educacional digital efetiva sobre saúde LGBT+ no conhecimento e competências de enfermeiros na atenção primária. Trata-se de um estudo multimétodo, desenvolvido em Unidades de Saúde da Família do Distrito Sanitário IV, o mais populoso do Município do Recife, em Pernambuco, Brasil, o qualtambém é local de prática em saúde e projetos de extensão da Universidade Federal de Pernambuco. Realizou-se em duas etapas: estudo metodológico com o desenvolvimento da cartilha educacional, validação do conteúdo e aparência com juízes especialistas e avaliação semântica com o público-alvo, além de estudo quase-experimental com avaliação do escore de conhecimento e competências de enfermeiros antes e depois da intervenção com a cartilha. O desenvolvimento da cartilha foi guiado pelo referencial para construção de Material Educativo em Saúde e do referencial teórico da Diversidade e Universalidade do Cuidado Cultural de Leininger. A cartilha foi validada por 22 juízes especialistas e, assim, obteve o Índice de Validade de Conteúdo Global de validação de conteúdo, aparência e avaliação semântica de 0,97; 0,98 e 1,00; respectivamente. O estudo quase experimental foi realizado com 26 enfermeiros que compõem Equipes de Saúde da Família. A intervenção com a cartilha aconteceu de forma presencial. Para comparação das médias dos escores de conhecimento e competência no cuidado à saúde de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais, nos três momentos de aplicação do Instrumento Avaliativo de Competências no cuidado à saúde de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais nos três domínios: Identidade de Gênero, 2 Orientação Sexual e Assistência à Saúde, utilizou-se o teste T de Student. Para o domínio Identidade de Gênero, a média no pré-tese foi de 6,66 (±1,56) pontos (p < 0,001); no pós-teste imediato passou a ser 8,84 (± 0,98) (p< 0,001); e, no pós-teste após 30 dias da intervenção, foi 8,74 (±0,94) (p=0,267). Para o domínio Orientação Sexual, a média no pré-tese foi de 6,86 (±1,84) pontos (p < 0,001); no pós-teste imediato passou a ser 8,90 (± 1,01) (p< 0,001); e, no pós-teste após 30 dias da intervenção, foi 8,61 (±1,02) (p=0,030). Para o domínio Assistência à Saúde, a média no pré-tese foi de 6,72 (±2,15) pontos (p < 0,001); no pós-teste imediato passou a ser 9,14 (± 0,95) (p< 0,001); e, no pós-teste após 30 dias da intervenção, foi 8,74 (±1,17) (p=0,006). A cartilha educacional mostrou-se efetiva quanto ao aumento no conhecimento e competências de enfermeiros da atenção primária à saúde sobre saúde de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais, e pode configurar um recurso auxiliar na capacitação de profissionais de saúde da atenção primária, ao ser utilizada de maneira autônoma ou com a mediação de profissionais da educação permanente em saúde e por profissionais que assistem as pessoas LGBT+ nos serviços de referência LGBT+ do Recife, a fim de desenvolver a promoção da saúde de pessoas da diversidade sexual e de gênero.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccess*
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação em Enfermagempt_BR
dc.subjectMinorias Sexuais e de Gêneropt_BR
dc.subjectPromoção da Saúdept_BR
dc.subjectTecnologia Educacionalpt_BR
dc.subjectLGBTfobiapt_BR
dc.titleDesenvolvimento de uma cartilha educacional digital efetiva sobre saúde LGBT+ no conhecimento e competências de enfermeiros da atenção primária à saúdept_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1217319486031206pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7392652886296731pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Enfermagempt_BR
dc.description.abstractxThe presence of prejudices and stigmas, combined with a lack or insufficiency of knowledge about the specificities of health and sensitivity to the needs of people from sexual and gender minorities, can lead to difficulty in accessing health services, inefficient health care provision and social exclusion. Primary health services can be configured as spaces for welcoming and comprehensive practices, social inclusion and health, by providing information and raising awareness about the health of people from sexual and gender diversity for nurses, professionals who occupy a strategic role in the health care of the population. Educational technologies, including the booklet, are tools that can assist in the ongoing education of nurses, in addition to helping them develop health education and longitudinal care strategies with the health team aimed at people from sexual and gender diversity. The objective of this study was to develop an effective digital educational booklet on LGBT+ health in the knowledge and skills of nurses in primary care. This is a multimethod study developed in Family Health Units of Health District IV, the most populous in the city of Recife, in Pernambuco, Brazil, and also a place for health practice and extension projects of the Federal University of Pernambuco. It was carried out in two stages: a methodological study with the development of the educational booklet, validation of the content and appearance with expert judges and semantic evaluation with the target audience; and a quasi- experimental study with evaluation of the knowledge and skills scores of nurses before and after the intervention with the booklet. The development of the booklet was guided by the framework for the construction of Educational Material in Health and by the theoretical framework of the Diversity and Universality of Cultural Care by Leininger. The booklet was validated by 22 expert judges who obtained the Global Content Validity Index for content validation, appearance and semantic evaluation of 0.97; 0.98 and 1.00, respectively. The quasi-experimental study was conducted with 26 nurses who are part of Family Health Teams. The intervention with the booklet took place in person. To compare the mean scores of knowledge and competence in the health care of lesbians, gays, bisexuals, transvestites and transsexuals in the three moments of application of the Competency Assessment Instrument in the Health Care of Lesbians, Gays, Bisexuals, Transvestites and Transsexuals in the three Gender Identity, Sexual Orientation and Health Care Domains, the Student's t-test was used. For the Gender Identity domain, the non-pre-test mean was 6.66 (± 1.56) points (p < 0.001); in the 2 immediate post-test it became 8.84 (± 0.98) (p < 0.001); and, in the post-test after 30 days of intervention, it was 8.74 (±0.94) (p=0.267). For the Sexual Orientation domain, the non-pre-thesis mean was 6.86 (±1.84) points (p<0.001); in the immediate post-test it became 8.90 (±1.01) (p<0.001); and, in the post-test after 30 days of intervention, it was 8.61 (±1.02) (p=0.030). For the Health Care domain, the pre-thesis mean was 6.72 (±2.15) points (p<0.001); in the immediate post-test it became 9.14 (±0.95) (p<0.001); and, in the post-test after 30 days of the intervention, it was 8.74 (±1.17) (p=0.006). The educational booklet proved to be effective in increasing the knowledge and skills of primary health care nurses on the health of Lesbians, Gays, Bisexuals, Transvestites and Transsexuals, and can be configured as an auxiliary resource in the training of primary health care professionals, and can be used independently or with the mediation of professionals in continuing education in health and by professionals who serve LGBT+ people in LGBT+ reference services in Recife, in order to develop health promotion for people with sexual and gender diversity.pt_BR
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Milka Gabrielle de Lira Nóbrega West.pdf8,69 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons