Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63088

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorLOPES, Christianne Calado Vieira de Melo-
dc.contributor.authorANDRADE, Alyson Matheus da Silva-
dc.date.accessioned2025-05-13T13:37:57Z-
dc.date.available2025-05-13T13:37:57Z-
dc.date.issued2025-04-09-
dc.date.submitted2025-04-19-
dc.identifier.citationANDRADE, Alyson Matheus da Silva. Dificuldades de atuação no mercado de trabalho com o conteúdo ministrado nas disciplinas de Contabilidade Financeira: percepção dos discentes do curso de ciências contábeis da Universidade Federal de Pernambuco. Trabalho de Conclusão de Curso (Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63088-
dc.description.abstractEste estudo teve como objetivo analisar a percepção dos discentes do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) quanto às dificuldades enfrentadas no mercado de trabalho em relação ao conteúdo abordado nas disciplinas de Contabilidade Financeira. Por meio de uma pesquisa de campo, com aplicação de questionário a 38 alunos do 7o e 8o períodos, observou-se que, embora a maioria esteja satisfeita com a didática dos docentes, muitos apontam a ausência de práticas aplicadas como uma deficiência no processo de ensino- aprendizagem. Em relação às Demonstrações Contábeis, os alunos se sentem mais preparados para elaborar e interpretar a DRE e o Balanço Patrimonial, mas revelam insegurança diante de outras demonstrações. A apuração do resultado do exercício foi identificada como o conteúdo mais presente na prática profissional, enquanto a reavaliação de ativos e passivos foi a menos vivenciada. Além disso, os discentes reconheceram a importância da formação acadêmica para o aproveitamento de treinamentos profissionais. Por fim, foi apontada a necessidade de revisão da matriz curricular do curso, com o intuito de torná-la mais aderente às exigências do mercado. Nesse sentido, o estudo reforça a importância de um alinhamento mais efetivo entre a formação acadêmica e as competências requeridas pela prática profissional, além de sugerir a realização de pesquisas futuras que contemplem outras áreas da contabilidade.pt_BR
dc.format.extent58p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectContabilidade Financeirapt_BR
dc.subjectMercado de trabalhopt_BR
dc.subjectUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.titleDificuldades de atuação no mercado de trabalho com o conteúdo ministrado nas disciplinas de Contabilidade Financeira: percepção dos discentes do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4309332721843465pt_BR
dc.description.abstractxThis study aimed to analyze the perception of students enrolled in the Accounting Sciences program at the Federal University of Pernambuco (UFPE) regarding the challenges they face in the job market, particularly in relation to the content covered in Financial Accounting courses. A field study was conducted through a questionnaire applied to 38 students in their 7th and 8th semesters, all of whom had practical experience in the field. The results indicated that, although most students are satisfied with the teaching methods employed by the faculty, many highlighted the lack of applied practices as a weakness in the teaching-learning process. Concerning financial statements, students reported feeling more confident in preparing and interpreting the Income Statement and the Balance Sheet, while expressing insecurity regarding other financial statements. The recognition of income was identified as the most frequently encountered topic in professional practice, whereas the revaluation of assets and liabilities was reported as the least experienced. Additionally, students acknowledged the relevance of their academic training in enhancing their performance during professional training programs. Finally, the need to revise the course curriculum was emphasized, with the aim of better aligning it with market demands. In this context, the study underscores the importance of effectively aligning academic training with the competencies required in professional practice and suggests further research focusing on other areas within the accounting field.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.degree.departament::(CCSA-DCCA) - Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais pt_BR
dc.degree.graduation::CCSA-Curso de Ciências Contábeispt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece en las colecciones: (TCC) - Ciências Contábeis

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Alyson Matheus da Silva Andrade.pdf635,97 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons