Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62964

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFREIRE, Luciana Lopes-
dc.contributor.authorFIGUERÊDO, Matheus Lineke da Cruz-
dc.date.accessioned2025-05-09T19:29:21Z-
dc.date.available2025-05-09T19:29:21Z-
dc.date.issued2025-04-11-
dc.date.submitted2025-05-06-
dc.identifier.citationFIGUERÊDO, Matheus Lineke da Cruz. Os impactos que as inteligências artificiais (ias) geram na educação, quanto à experiência dos usuários (Ux). 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Design - Bacharelado) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62964-
dc.description.abstractEste artigo tem como objetivo principal trazer à tona à discussão sobre os riscos e os benefícios proporcionados pela IA, com base em experiências educacionais. Esse tema se mostra bastante relevante para o Design, devido a iminente influência e impacto que as constantes evoluções da IA causaram na área. Ainda assim, o intuito é abordar o quais impactos já foram gerados, buscando ampliar o debate. Tal discussão é necessária para que futuros trabalhos entendam como esse assunto era abordado no recorte contextual em que esse trabalho se encontra. Sendo assim, foi realizado um levantamento de artigos de Design, em revistas científicas e foram selecionadas 20 publicações, com foco somente em IAs e Educação, entre 2024 e 2025. A análise foi orientada pela metodologia Análise de Conteúdo, orientada em critérios pré-definidos e verificando a recorrência e a semântica deles. Provocando uma reflexão mais crítica ao leitor.pt_BR
dc.format.extent26p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectUX Designpt_BR
dc.subjectInteligência Artificialpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectImpactospt_BR
dc.subjectAutomaçãopt_BR
dc.titleOs impactos que as inteligências artificiais (ias) geram na educação, quanto à experiência do usuário (Ux).pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9350734852913748pt_BR
dc.description.abstractxThis article aims to bring to light the discussion on the risks and benefits provided by AI, with a scope on educational experiences. This topic is highly relevant to Design due to the imminent influence and impact that AI's constant evolutions have caused in the field. Still, the aim is to address the impacts that have already been generated, seeking to broaden the debate. Such discussion is necessary so that future works understand how this subject was addressed in the time frame in which this study is situated. Thus, a survey of Design articles was carried out in scientific journals, selecting 20 publications focused solely on AI and Education between 2024 and 2025. The analysis was guided by Bardin's (2017) methodology, based on predefined criteria and verifying their recurrence and semantics. This provokes a more critical reflection in the reader.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-ND) - Núcleo de Design e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Designpt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:(CAA-ND): TCC - Design

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Matheus Lineke da Cruz Figueredo.pdf428,05 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons