Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62926

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMENEZES, Josinalva Estacio-
dc.contributor.authorMONTEIRO, Isabel Galvão-
dc.date.accessioned2025-05-09T12:44:53Z-
dc.date.available2025-05-09T12:44:53Z-
dc.date.issued2025-04-17-
dc.date.submitted2025-05-08-
dc.identifier.citationMONTEIRO, Isabel Galvão. Uma aplicação do jogo 'Pare e Pense 3D' na geometria junto a uma turma dos anos finais do ensino fundamental . 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62926-
dc.description.abstractEste trabalho teve como objetivo investigar o impacto da aplicação do jogo Pare e Pense 3D no ensino de geometria espacial para estudantes do 9º ano do ensino fundamental, com foco no desenvolvimento das habilidades geométricas. A pesquisa foi conduzida por meio da aplicação prática do jogo em uma turma, permitindo observar sua influência no processo de aprendizagem. A partir da revisão bibliográfica, foi possível compreender a importância da ludicidade no ensino de conceitos complexos, como os sólidos geométricos. O jogo Pare e Pense 3D foi utilizado para estimular a visualização e a compreensão desses conceitos de forma interativa, favorecendo uma aprendizagem mais envolvente e dinâmica. Os resultados indicam que, apesar das dificuldades iniciais, o uso do jogo contribuiu significativamente para o engajamento dos alunos, aprimorando sua capacidade de reconhecer e distinguir sólidos geométricos, além de desenvolver habilidades de resolução de problemas e trabalho em equipe. Conclui-se que a aplicação de jogos educativos no ensino da geometria pode ser uma alternativa eficaz para tornar o aprendizado mais acessível e motivador para os alunos.pt_BR
dc.format.extent60p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectJogos educativospt_BR
dc.subjectSólidos geométricospt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectAprendizagem lúdicapt_BR
dc.titleUma aplicação do jogo 'Pare e Pense 3D' na geometria junto a uma turma dos anos finais do ensino fundamental.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4414756387878165pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8476193167277646pt_BR
dc.description.abstractxThis study aimed to investigate the impact of implementing the Pare e Pense 3D game in teaching solid geometry to 9th-grade elementary school students, focusing on the development of geometric skills. The research was carried out through the practical application of the game in a classroom setting, allowing the observation of its influence on the learning process. Based on the literature review, it was possible to understand the importance of playfulness in teaching complex concepts such as geometric solids. The Pare e Pense 3D game was used to stimulate visualization and comprehension of these concepts in an interactive way, promoting a more engaging and dynamic learning experience. The results indicate that, despite initial difficulties, the use of the game significantly contributed to student engagement, enhancing their ability to recognize and distinguish geometric solids, as well as to develop problem-solving skills and teamwork. It is concluded that the application of educational games in geometry teaching can be an effective alternative to make learning more accessible and motivating for students.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Matemática – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Trabalho de Conclusão de Curso - ISABEL GALVÃO MONTEIRO.pdf1,35 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons