Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62911
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | ROCHA, Cristiane de Arimatéa | - |
dc.contributor.author | BARROS, Eduarda | - |
dc.date.accessioned | 2025-05-09T10:36:57Z | - |
dc.date.available | 2025-05-09T10:36:57Z | - |
dc.date.issued | 2025-04-14 | - |
dc.date.submitted | 2025-05-07 | - |
dc.identifier.citation | Barros, Eduarda. Senet Como Recurso Didático Para Promoção De Práticas Antirracistas: uma discussão com professores dos anos finais do Ensino Fundamental. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62911 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho objetiva investigar as potencialidades e limitações do uso do jogo Senet como um recurso pedagógico para professores que ensinam matemática na reflexão sobre conteúdos matemáticos e sobre Educação Antirracista. A partir do marco legal que implementa práticas de Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER) na educação básica brasileira, vislumbramos no jogo Senet maneiras para introduzir essa discussão no ensino e aprendizagem de uma matemática. Nessa perspectiva, o uso do jogo Senet, nessa pesquisa, é compreendido como uma metodologia que apresenta contribuições para o ensino da matemática e para uma educação matemática numa perspectiva antirracista. A pesquisa é de cunho qualitativo e os sujeitos se constituíram em um grupo de cinco professores que lecionam matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental na Escola Municipal Maria Stela Costa Cavalcantí no Município de Agrestina - Pernambuco. Foi realizado uma oficina formativa e depois entrevistas semiestruturadas sobre a maneira que os docentes enxergavam o jogo, e como ele poderia ser utilizado para promover uma educação antirracista. A pesquisa evidenciou que o uso do jogo africano Senet como recurso pedagógico na formação de professores contribuiu a valorização da cultura africana. Apesar da oficina proporcionar o contato com uma prática cultural ancestral, os participantes destacaram a articulação do jogo com conteúdo matemático e sugeriram mudanças na abordagem do jogo, que versaram sobre a simplificação de regras, articulação com disciplinas de história, o jogo em uma versão virtual, elaboração de questões para evidenciar estratégias matemática e a construção do jogo com materiais recicláveis. Nessa perspectiva, ainda são necessários mais espaços formativos que vinculem a matemática a discussão das Relações Étnico-Raciais e que integrem cultura, história e matemática, nas quais os professores além de vivenciar formações, promovam aulas de matemática para a valorização de práticas antirracistas. | pt_BR |
dc.format.extent | 56p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Cultura africana | pt_BR |
dc.subject | Jogos matemáticos | pt_BR |
dc.subject | Senet | pt_BR |
dc.subject | Educação antirracista | pt_BR |
dc.title | Senet como recurso didático para promoção de práticas antirracistas: uma discussão com professores dos anos finais do ensino fundamental. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8817258970099014 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This paper aims to investigate the potential and limitations of using the Senet game as a pedagogical resource for teachers who teach maths to reflect on mathematical content and Anti-Racist Education. Based on the legal framework that implements Ethnic-Racial Relations Education (ERER) practices in Brazilian basic education, we see in the Senet game ways to introduce this discussion into the teaching and learning of maths. From this perspective, the use of the Senet game in this research is understood as a methodology that makes contributions to the teaching of maths and to maths education from an anti-racist perspective. The research is qualitative in nature and the subjects were a group of five teachers who teach maths in the final years of primary school at the Maria Stela Costa Cavalcantí Municipal School in the municipality of Agrestina - Pernambuco. A teaching workshop was held, followed by semi-structured interviews on how the teachers viewed the game and how it could be used to promote anti-racist education. The research showed that the use of the African game Senet as a pedagogical resource in teacher training contributed to the valorisation of African culture. Although the workshop provided contact with an ancestral cultural practice, the participants highlighted the game's articulation with mathematical content and suggested changes to the game's approach, which included: simplifying the rules, articulating with history subjects, using the game in a virtual version, developing questions to highlight mathematical strategies and building the game with recyclable materials. From this perspective, there is still a need for more training spaces that link maths to the discussion of Ethnic-Racial Relations and that integrate culture, history and maths, in which teachers not only experience training, but also promote maths classes that value anti-racist practices. Keywords: teaching and learning mathematics, African culture, African games, senet and anti-racist education. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Matemática – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_EDUARDABARROS 1.pdf | 956,42 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons