Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62899

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorALENCAR, Maria Fernanda dos Santos-
dc.contributor.authorARRUDA, Paloma Rebeca de-
dc.date.accessioned2025-05-08T21:22:22Z-
dc.date.available2025-05-08T21:22:22Z-
dc.date.issued2025-04-11-
dc.date.submitted2025-05-08-
dc.identifier.citationARRUDA, Paloma Rebeca de. Dos pontos e riscos às tramas bordadas: saberes populares que costuram a relação dos processos educativos comunitários do bordado de Passira/PE. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62899-
dc.description.abstractO presente trabalho discute sobre o bordado e os seus diversos significados. Esses se constituem a partir dos contextos em que estão inseridos e dos saberes populares que fomentam as relações sociais manifestadas nos pontos e riscos, guiados pelas mãos das mulheres bordadeiras. O processo educativo do bordado passado de geração e geração é desenvolvido por meio da educação comunitária, fundamentada nas trocas de saberes e experiências. Nesse sentido, o estudo busca responder a seguinte questão: Que saberes populares constituem os processos educativos comunitários no fazer do bordado e na organização da Associação das mulheres artesãs de Passira/PE? O percurso metodológico estruturou-se na abordagem qualitativa, do tipo descritivo, tendo como instrumento para a coleta de dados a entrevista narrativa; e para o tratamento das informações a técnica de Análise de Conteúdo (Bardin, 1977). Apresenta estudos e contribuições sobre o bordado que foi transformado ao longo da história, a relação das mulheres com o bordado, a importância do bordado em Passira/PE, a relevância da Associação das Mulheres Artesãs de Passira (AMAP) e as relações entre os saberes populares, a educação comunitária e o bordado. A partir das entrevistas com as 4 bordadeiras de Passira/PE, observamos que os saberes populares que emergem do bordado fortalecem a educação comunitária que se efetiva nas diversas formas de aprendizagem, vinculando o aprender ao olhar, (re)fazer, testar, pesquisar, ouvir, experienciar e vivenciar práticas com avós, mães, tias, irmãs e vizinhas, criando uma identidade coletiva: bordadeiras-Artesãs de Passira/PE, fortalecendo-as, como mulheres, numa profissão que dar nome e cultura a cidade, ao sustento da casa, mas principalmente em suas lutas, sonhos e esperanças de novos futuros.pt_BR
dc.format.extent26p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectBordadopt_BR
dc.subjectEducação comunitáriapt_BR
dc.subjectSaberes popularespt_BR
dc.subjectAMAPpt_BR
dc.titleDos pontos e riscos às tramas bordadas: saberes populares que costuram a relação dos processos educativos comunitários do bordado de Passira/PE.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5535666132266910pt_BR
dc.description.abstractxThis paper discusses embroidery and its various meanings, which are formed based on the contexts in which it is inserted and the popular knowledge that fosters social relations expressed in the stitches and patterns, guided by the hands of female embroiderers. The educational process of embroidery, passed down from generation to generation, is developed through community education, based on the exchange of knowledge and experiences. In this sense, the study seeks to answer the following question: What popular knowledge constitutes the community educational processes in the practice of embroidery and in the organization of the Association of Women Artisans of Passira/PE? The methodological path was structured in a qualitative, descriptive approach, using narrative interviews as the instrument for data collection and the Content Analysis technique (Bardin, 1977) for information processing. Furthermore, the work brings studies and contributions on embroidery that has been transformed throughout history, the relationship between women and embroidery and gender discussions, the importance of embroidery in Passira/PE, the relevance of the Association of Women Artisans of Passira (AMAP) and the relationships between popular knowledge, community education and embroidery. From the interviews with the four embroiderers of Passira/PE, we observed that the popular knowledge that emerges from embroidery strengthens community education that is effective in the various forms of learning, linking learning to looking, (re)doing, testing, researching, listening, experiencing and living practices with grandmothers, mothers, aunts, sisters and neighbors, creating a collective identity: embroiderers-Artisans of Passira/PE, strengthening them, as women, in a profession that gives name and culture to the city, to the sustenance of the household, but mainly in their struggles, dreams and hopes for new futures.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Pedagogia - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC - PALOMA REBECA DE ARRUDA.pdf506,97 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons