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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62851
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Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.contributor.advisor | SANTOS, Sulanita Bandeira da Cruz | - |
dc.contributor.author | SILVA, Layza Fernanda Estevão da | - |
dc.date.accessioned | 2025-05-07T22:49:23Z | - |
dc.date.available | 2025-05-07T22:49:23Z | - |
dc.date.issued | 2025-04-10 | - |
dc.date.submitted | 2025-05-06 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Layza Fernanda Estevão da. Contribuições da participação em atividade de Iniciação Científica para a apropriação do letramento acadêmico de licenciandos em química da UFPE/Campus Agreste. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Química - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62851 | - |
dc.description.abstract | Esta pesquisa teve como objetivo identificar as contribuições da participação em atividades de Iniciação Científica para a apropriação do letramento acadêmico de alunos do curso de Química - Licenciatura da UFPE/Campus Agreste. A partir de uma abordagem qualitativa e de um estudo de caso, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com três licenciandos em Química do Campus Agreste da UFPE, buscando compreender como a Iniciação Científica (IC) influenciou o desenvolvimento de habilidades letradas necessárias para leitura, compreensão e produção de textos acadêmicos. Baseando-se principalmente nos Novos Estudos do Letramento (NLS), e na perspectiva de Lea e Street (1998), que compreendem o letramento como uma prática social influenciada por contextos culturais, discursivos e de poder. A pesquisa revelou que a participação na IC proporcionou aos estudantes oportunidades significativas para aprimorar suas habilidades letradas, especialmente por meio da orientação e feedbacks de professores e da prática constante de leitura e escrita de textos científicos. Os participantes relataram que a Iniciação os ajudou a superar diversos desafios, como a falta de familiaridade com gêneros acadêmicos e normas de formatação, e a desenvolver competências essenciais para a produção de trabalhos acadêmicos de qualidade. Além disso, a participação em eventos de letramento, como congressos e mostras científicas, foi apontada como crucial para a inserção dos estudantes como parte integrante da comunidade acadêmica e para o desenvolvimento da identidade científica de pesquisador. Neste sentido, o presente estudo também destaca a importância do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) como um mecanismo de fomento à pesquisa e, consequentemente, ao letramento acadêmico, reforçando a necessidade de políticas institucionais que incentivem a participação dos estudantes em atividades de IC desde o início da graduação. Conclui-se, então, que a Iniciação Científica além de apresentar os estudantes ao método científico e os introduzir na pesquisa acadêmica, também contribui para a formação de professores-pesquisadores críticos e reflexivos, capazes de atuar tanto na academia quanto na educação básica. | pt_BR |
dc.format.extent | 70p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Lletramento acadêmico | pt_BR |
dc.subject | Iniciação científica | pt_BR |
dc.subject | Licenciatura em química | pt_BR |
dc.title | Contribuições da participação em atividade de iniciação científica para a apropriação do letramento acadêmico de licenciandos em química da UFPE/Campus Agreste. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/4055521148457511 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9012661375569097 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This study aimed to identify the contributions of participation in Scientific Initiation activities to the development of academic literacy among students in the Chemistry Teacher Education Program at UFPE’s Agreste Campus. Using a qualitative approach and a case study methodology, semi-structured interviews were conducted with three Chemistry teacher candidates from UFPE’s Agreste Campus to understand how Scientific Initiation (SI) influenced their development of literacy skills required to read, comprehend, and produce academic texts. The research was primarily grounded in the New Literacy Studies (NLS) and the perspective of Lea and Street (1998), who view literacy as a social practice shaped by cultural, discursive, and power-related contexts. The findings revealed that participation in SI provided students with significant opportunities to enhance their literacy skills, particularly through faculty guidance and feedback of professors, as well as the consistent practice of reading and writing scientific texts. Participants reported that SI helped them overcome various challenges, such as unfamiliarity with academic genres and formatting standards, while also fostering essential competencies for producing high-quality academic work. Additionally, engagement in literacy-related events, such as conferences and scientific exhibitions, was identified as crucial for integrating students into the academic community and developing their identity as researchers. In this regard, the study also highlights the importance of the Institutional Program for Scientific Initiation Scholarships (PIBIC) as a mechanism for promoting research and, consequently, academic literacy. It reinforces the need for institutional policies that encourage student participation in SI activities from the beginning of their undergraduate studies. In conclusion, Scientific Initiation not only introduces students to the scientific method and academic research but also contributes to the training of critical and reflective teacher-researchers, equipping them to work effectively in both academia and basic education. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Química – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Química - Licenciatura |
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