Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62833

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSILVA, Marianny Jessica de Brito-
dc.contributor.authorOLIVEIRA, Juliane Santos de-
dc.date.accessioned2025-05-07T17:15:12Z-
dc.date.available2025-05-07T17:15:12Z-
dc.date.issued2025-04-15-
dc.date.submitted2025-05-07-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Juliane Santos de. O papel da logística no atendimento domiciliar: um estudo de caso em uma prestadora de serviços de caruaru-pe. 2025. 65 f. TCC (Graduação) - Curso de Administração, Centro Acadêmico do Agreste, Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62833-
dc.description.abstractO papel da logística em organizações da área da saúde vai além da responsabilidade com transporte ou estoque. Em empresas de Home Care, o bem-estar do paciente é prioridade para toda gestão. Conforme o aumento do número de pacientes atendidos em suas residências, é nítido que há uma necessidade por parte das empresas do setor em implantar um sistema logístico eficiente, que realize o monitoramento constante dos pacientes e atenda as demandas com agilidade. Assim, foi realizado um estudo de caso em uma organização que atende empresas de Home Care, com equipamentos, materiais hospitalares e gases de oxigênio, com o intuito de explorar o papel da logística no trabalho de um ente importante desta cadeia de suprimentos e compreender quais os cuidados e responsabilidades que tais organizações possuem. Para isso, entrevistas semiestruturadas foram realizadas com os funcionários da empresa que atua em Caruaru, Pernambuco. Os textos gerados foram investigados por meio da Análise de Conteúdo, visando obter informações acerca das atividades correlacionadas a logística, suas experiências dentro do setor e opiniões a respeito da importância do trabalho logístico em organizações da área da saúde. Através desta análise, foi possível identificar atividades importantes no processo logístico, e com base neles, compreendeu-se como a organização se posiciona e age em casos de imprevistos. Foi possível observar como o caso estudado administra os suprimentos, envolvendo a compra de materiais e o aluguel de equipamentos, bem como agem na distribuição física dos itens, decidindo sobre transportes. Ainda se compreendeu como os custos logísticos são trabalhados na empresa. Concluiu-se que a presença do setor logístico na organização tem sido primordial para que os fluxos de recebimentos de solicitação, envio de equipamentos e materiais e assistência aos pacientes sejam feitos com excelência e prontidão. O presente trabalho reforça, portanto, a necessidade de mais estudos acerca do trabalho logístico em outras organizações que atuam no setor Home Care, ampliando a compreensão da cadeia de suprimentos e o papel de cada agente na garantia, com qualidade e agilidade, da manutenção da vida dos pacientes.pt_BR
dc.format.extent65p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectLogísticapt_BR
dc.subjectHome Carept_BR
dc.subjectPacientespt_BR
dc.subjectAdministração de materiaispt_BR
dc.subjectDistribuição físicapt_BR
dc.titleO papel da logística no atendimento domiciliar: um estudo de caso em uma prestadora de serviços de Caruaru-PE.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4780862922274757pt_BR
dc.description.abstractxThe role of logistics in healthcare organizations goes beyond the responsibility for transportation or inventory. In home care companies, patient well-being is a priority for all management. As the number of patients treated in their homes increases, it is clear that there is a need for companies in the sector to implement an efficient logistics system that constantly monitors patients and meets demands quickly. Therefore, a case study was conducted in an organization that serves home care companies with equipment, hospital materials and oxygen gases, with the aim of exploring the role of logistics in the work of an important entity in this supply chain and understanding the care and responsibilities that such organizations have. To this end, semi-structured interviews were conducted with employees of the company that operates in Caruaru, Pernambuco. The texts generated were investigated through Content Analysis, aiming to obtain information about the activities related to logistics, their experiences within the sector and opinions regarding the importance of logistics work in healthcare organizations. Through this analysis, it was possible to identify important activities in the logistics process, and based on them, it was possible to understand how the organization positions itself and acts in cases of unforeseen events. It was possible to observe how the case studied manages supplies, involving the purchase of materials and the rental of equipment, as well as how they act in the physical distribution of items, deciding on transportation. It was also possible to understand how logistics costs are worked on in the company. It was concluded that the presence of the logistics sector in the organization has been essential for the flows of receiving requests, sending equipment and materials, and providing assistance to patients to be carried out with excellence and promptness. This work reinforces, therefore, the need for further studies on the logistics work in other organizations that operate in the home care sector, expanding the understanding of the supply chain and the role of each agent in ensuring, with quality and agility, the maintenance of patients' lives.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Sociais Aplicadas::Administraçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NG) - Núcleo de Gestãopt_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Administraçãopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Administração - Bacharelado

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Juliane Santos de Oliveira.pdf1,24 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons