Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62806
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SILVA, Rejane Dias da | - |
dc.contributor.author | ARAÚJO, Anne Caroline Silva de | - |
dc.date.accessioned | 2025-05-06T16:18:34Z | - |
dc.date.available | 2025-05-06T16:18:34Z | - |
dc.date.issued | 2022-10-31 | - |
dc.date.submitted | 2025-05-06 | - |
dc.identifier.citation | ARAUJO, Anne Caroline Silva; SILVA, Rejane Dias. A Educação de Jovens e Adultos (EJA): as representações sociais de escola. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62806 | - |
dc.description | 9,0 | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: Este estudo aborda a Teoria da Representação Social (RS) com ênfase na Abordagem estrutural das representações proposta por Jean Claude Abric associado a EJA. No referencial teórico se abordou a delimitação do conceito das Representações Sociais, a Abordagem estrutural das representações e a Educação de Jovens e Adultos num percurso histórico. Se objetivou analisar as representações sociais de ESCOLA dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Metodologicamente foram utilizados um questionário e a técnica de associação livre de palavras, tratadas pelo software IRAMUTEQ. Os resultados foram obtidos por representações gráficas com o propósito de apresentar os quadros semânticos que possibilitaram a análise objetiva das tendências e a proposição de hipóteses. O campo semântico das representações sociais dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos sobre ESCOLA aponta sete categorias que surgem a partir da interrelação dos termos evocados: inserção no mundo letrado, crescimento profissional, produção de conhecimento, valorização do professor, convivência escolar, futuro com melhores oportunidades, realização pessoal. Considerações finais: Os elementos que compõem o núcleo central das representações sociais sobre ESCOLA destacam os termos estudar e interagir. E os núcleos periféricos, ressaltam respectivamente os termos: professor (valorização do professor), ensino e educação (crescimento profissional), aprender (produção de conhecimento). A percepção das RS de Escola para os estudantes de EJA mostrou-se equivalente ao pensamento social imerso na cultura em que estamos inseridos, sintetizando que existe uma valorização da escola pelos estudantes e que a escola possibilita convivência escolar, produção de conhecimento, valorização do professor e crescimento profissional através dos estudos, com ênfase em construir uma preparação para o futuro. | pt_BR |
dc.format.extent | 30 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | escola | pt_BR |
dc.subject | educação de jovens e adultos | pt_BR |
dc.subject | representações sociais | pt_BR |
dc.title | A educação de jovens e adultos (EJA) : as representações sociais da escola | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/0214377405193769 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1774595988893157 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | Departamento de Políticas e Gestão da Educação - DPGE | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Pedagogia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCCAnne Caroline Silva de Araújo.pdf | 315,95 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons