Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62796

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBRACCHI, Daniela Nery-
dc.contributor.authorLEMOS, Izabel Marluce Silva-
dc.date.accessioned2025-05-06T12:27:05Z-
dc.date.available2025-05-06T12:27:05Z-
dc.date.issued2025-04-03-
dc.date.submitted2025-04-18-
dc.identifier.citationLEMOS, Izabel Marluce Silva. Sinto saudades, já não me recordo porquê: a construção de uma narrativa visual sobre memória afetiva conduzida por cores. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Design) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62796-
dc.description.abstractEste trabalho concerne a produção de um projeto editorial de fotolivro, que tem como temática a memória afetiva e utiliza as cores como condutor estético da narrativa visual. No cenário de publicações independentes, principalmente em Pernambuco que possui leis de incentivo e fomento a produções culturais, o fotolivro tem ganhado espaço e se tornado um dos meios principais para fotógrafos e artistas visuais mostrarem seus trabalhos. A pesquisa deste trabalho se debruça sobre os três pilares principais deste projeto: a narrativa visual, a memória afetiva e a cor. Nesse sentido, a narrativa visual é um fator crucial de um fotolivro, sendo este o norte para todo o projeto editorial. Neste projeto, a partir do entendimento de narrativas visuais, foi o momento de entender sobre memória afetiva a partir das perspectivas bergsoniana e walloniana respectivamente, e como a fotografia se entrelaça a memórias e afetos a partir das campanhas publicitárias realizadas pela Kodak em seu auge. A cor é um elemento que provoca efeito sinestésico, nos fazendo recordar memórias por meio dos sentidos, por esse motivo ela é um recurso importante utilizado em obras cinematográficas e por fotógrafos em seus trabalhos, e é neste aspecto que a cor se insere neste projeto. A metodologia abordada foi a de Bruno Munari (2002), do seu livro Das coisas nascem coisas (2002), que se constitui de doze etapas para a realização de um projeto. O produto final deste trabalho, foi um projeto editorial de um fotolivro intitulado Sinto saudades, já não me recordo porquê, resultante desta pesquisa e que se compõe de uma narrativa subjetiva, que faz alegoria as memórias, afetos e cores.pt_BR
dc.format.extent56p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectFotolivropt_BR
dc.subjectNarrativa Visualpt_BR
dc.subjectFotografiapt_BR
dc.subjectDesign Editorialpt_BR
dc.subjectMemória Afetivapt_BR
dc.subjectCorpt_BR
dc.titleSinto saudades, já não me recordo porquê: a construção de uma narrativa visual sobre memória afetiva conduzida por cores.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2059527581302878pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6149456459123478pt_BR
dc.description.abstractxThis work concerns the production of an editorial photobook project, which has affective memory as its theme and uses colors as an aesthetic conductor of the visual narrative. In the independent publishing scene, especially in Pernambuco, which has laws that encourage and promote these cultural productions, photobooks have been gaining ground and have become one of the main ways for photographers and visual artists to showcase their work. The research for this work focuses on the three main pillars of this project: visual narrative, affective memory, and color. In this sense, visual narrative is a crucial factor in a photobook, and this is the guiding principle for the entire editorial project. With the understanding of visual narratives, it was time to understand affective memory from the Bergsonian and Wallonian perspectives, respectively, and how photography intertwines with memories and affections based on the advertising campaigns carried out by Kodak at its peak. Color is an element that causes a synesthetic effect, making us recall memories through our senses. For this reason, it is an important resource used in cinematographic works and by photographers in their work. It is in this aspect that color fits into this project. The methodology used was that of Bruno Munari (2002), from his book Das coisas nascem coisas (2002), which consists of twelve steps for the completion of a project. The final product of this work was an editorial project for a photobook entitled Sinto saudades, já não me recordo porquê, resulting from this research and which is composed of a subjective narrative that allegories memories, affections and colors.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Outros::Desenho de Projetospt_BR
dc.degree.departament::(CAA-ND) - Núcleo de Design e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Designpt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0009-0009-4070-4524pt_BR
Aparece nas coleções:(CAA-ND): TCC - Design

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Izabel Marluce Silva Lemos.pdf4,16 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons