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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62736
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | BUENO, José Maurício Haas | - |
dc.contributor.author | LIRA, Celine Lorena Oliveira Barboza de | - |
dc.date.accessioned | 2025-04-29T17:53:44Z | - |
dc.date.available | 2025-04-29T17:53:44Z | - |
dc.date.issued | 2024-04-25 | - |
dc.identifier.citation | LIRA, Celine Lorena Oliveira Barboza de. Desenvolvimento e avaliação do Protege-HD: programa de treinamento no gerenciamento de emoções para pacientes em hemodiálise. 2024. Tese (Doutorado em Psicologia Cognitiva) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62736 | - |
dc.description.abstract | Pacientes com doença renal crônica que necessitam de hemodiálise podem enfrentar diversos problemas que impactam negativamente sua qualidade de vida (QV). Para promover o ajustamento psicológico e amenizar os prejuízos que o adoecimento traz na vida das pessoas, desenvolver habilidades relacionadas a regulação emocional (RE) é indicado, pois está associado a desfechos positivos para a saúde física e mental. Nesse sentido, esta tese procurou desenvolver e avaliar um programa de intervenção para o treinamento de habilidades de RE para pacientes em tratamento hemodialítico. Para isto, foram conduzidos três estudos. No primeiro, foram investigadas as associações entre variáveis psicológicas, como RE; crenças sobre emoções e estresse; e sintomas de ansiedade, depressão e estresse; com a QV e a adesão ao tratamento. Os resultados sugerem que habilidades de RE, crenças sobre a controlabilidade das emoções e a ausência de sintomas de depressão, ansiedade e estresse estão associadas ao componente mental da QV dos participantes, indicando-as como alvos importantes para intervenções visando o bem-estar desses pacientes. Não foram encontrados resultados significativos para a adesão ao tratamento. O segundo estudo descreveu o desenvolvimento do Programa de Treinamento no Gerenciamento de Emoções para Pacientes em Hemodiálise (PROTEGE-HD), um programa de treinamento baseado na teoria processual de RE de Gross. Esse programa visou promover discussões sobre crenças relacionadas às emoções e a prática de habilidades para regular emoções agradáveis e desagradáveis. O terceiro estudo avaliou qualitativamente a aplicação do PROTEGE-HD através da análise de entrevistas realizadas antes e depois da intervenção por meio do software IRaMuTeQ. Os resultados apontam para melhorias na maneira como os participantes lidavam com suas emoções após a intervenção, além de impactos positivos nos relacionamentos interpessoais e na rotina do tratamento. Os resultados indicam o PROTEGE-HD como uma intervenção viável para aplicação em pacientes submetidos à hemodiálise. Esses achados são relevantes para orientar psicólogos e outros profissionais de saúde que atuam em clínicas e serviços de diálise, possibilitando uma abordagem instrumentalizada e mais eficaz ao acolher, discutir e manejar as emoções dos pacientes nesse contexto. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Estudos de Intervenção | pt_BR |
dc.subject | Regulação Emocional | pt_BR |
dc.subject | Diálise Renal | pt_BR |
dc.subject | Ajustamento Emocional | pt_BR |
dc.subject | Qualidade de Vida | pt_BR |
dc.title | Desenvolvimento e avaliação do Protege-HD : programa de treinamento no gerenciamento de emoções para pacientes em hemodiálise | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/3251151161550880 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8234468186786568 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Psicologia Cognitiva | pt_BR |
dc.description.abstractx | Patients with chronic kidney disease (CKD) who require hemodialysis may face a range of challenges that negatively affect their quality of life (QoL). To promote psychological adjustment and mitigate the harm caused by illness, developing emotional regulation (ER) skills is recommended, as this is associated with positive outcomes for both physical and mental health. In this context, the present thesis aimed to develop and evaluate an intervention program for training ER skills in patients undergoing hemodialysis. To this end, three studies were conducted. The first study investigated associations between psychological variables—such as ER, beliefs about emotions and stress, and symptoms of anxiety, depression, and stress—and both QoL and treatment adherence. Results suggest that ER skills, beliefs in the controllability of emotions, and the absence of depressive, anxious, and stress symptoms are associated with the mental component of participants’ QoL, indicating these as important targets for interventions aimed at improving patient well-being. No significant results were found for treatment adherence. The second study described the development of the Emotion Management Training Program for Patients on Hemodialysis (PROTEGE-HD), a training intervention based on Gross's process model of ER. The program focused on fostering discussions about emotional beliefs and practicing skills for regulating both pleasant and unpleasant emotions. The third study qualitatively evaluated the implementation of PROTEGE-HD through the analysis of interviews conducted before and after the intervention using the IRaMuTeQ software. The results point to improvements in the way participants managed their emotions after the intervention, as well as positive impacts on interpersonal relationships and treatment routines. These findings suggest that PROTEGE-HD is a viable intervention for patients undergoing hemodialysis. They are relevant for guiding psychologists and other health professionals working in dialysis clinics and services, offering a more structured and effective approach to supporting, discussing, and managing patients' emotions in this context. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado - Psicologia Cognitiva |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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