Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62718
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | CELESTINO, Melissa Leandro | - |
dc.contributor.author | SILVA FILHO, Leandro Luiz Moraes da | - |
dc.date.accessioned | 2025-04-29T12:43:20Z | - |
dc.date.available | 2025-04-29T12:43:20Z | - |
dc.date.issued | 2025-04-04 | - |
dc.date.submitted | 2025-04-15 | - |
dc.identifier.citation | SILVA FILHO, Leandro Luiz Moraes da. O impacto do feedback na performance de jogadores de futebol: um estudo de revisão. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso ( Bacharelado em Educação Física) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62718 | - |
dc.description.abstract | Introdução: O feedback tem como principal função o ajuste e a otimização do bom desempenho, dessa forma, impactando diretamente na performance esportiva dos jogadores de futebol, seja de forma positiva ou negativa, e sendo proposto principalmente pelo treinador. Objetivo: revisar na literatura os efeitos do feedback e como eles influenciam na performance no futebol, considerando aspectos psicológicos e esportivos. Métodos: Trata-se de um estudo de revisão integrativa, na qual foram realizadas buscas nos seguintes bancos de dados: PubMed (National Library of Medicine’s-NLM), Scielo (Scientific Eletronic Library Online) e Scholar Google (Google Acadêmico). Foram utilizados os descritores “soccer”, “football”, “feedback”, “athlete”, “jogadores de futebol”, “performance”. Como operadores booleanos, foram utilizados: “AND” e OR”. Os critérios de inclusão se deram por artigos publicados até 5 anos atrás, estudos que envolvam especificamente o futebol, o feedback, estudos que avaliaram a relação entre o feedback e a performance de jogadores de futebol. Resultados: Os artigos apontam que o desenvolvimento das habilidades técnicas e táticas com a utilização do vídeo com feedback, bem como o vídeo modelagem, e também de poder proporcionar estímulos psicológicos diferentes ocasionando em diferentes tipos de reações dos atletas. Conclusão: O estudo mostra a importância da utilização do feedback como um auxiliador nas questões que envolvem o esporte em si, buscando auxiliar na correção e no desenvolvimento pessoal e esportivo do atleta. | pt_BR |
dc.format.extent | 32p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Desempenho | pt_BR |
dc.subject | Futebol | pt_BR |
dc.subject | Treinador | pt_BR |
dc.subject | Atletas | pt_BR |
dc.title | O impacto do feedback na performance de jogadores de futebol : um estudo de revisão | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2158107085135532 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Introduction: The main function of feedback is to adjust and optimize good performance, thus directly impacting the sports performance of soccer players, whether positively or negatively, and being proposed mainly by the coach. Objective: to investigate the effects of feedback in the literature and how they influence performance in soccer, considering psychological and sports aspects. Materials and Methods: This is an integrative review study, in which searches were carried out in the following databases: PubMed (National Library of Medicine’s-NLM), Scielo (Scientific Electronic Library Online) and Google Scholar (Google Scholar). The descriptors “soccer”, “football”, “feedback”, “video”, “athlete”, “soccer players”, and “performance” were used. The inclusion criteria were articles published up to 5 years ago, studies specifically involving soccer, studies involving feedback, and studies that evaluated the relationship between feedback and the performance of soccer players. Results: The results indicate the development of technical and tactical skills with the use of video feedback, as well as video modeling, in addition to being able to provide different psychological stimuli, resulting in different types of reactions from the athletes. Conclusion: The study shows the need to use feedback as an aid in issues involving the sport itself, seeking to assist in the correction and personal development of the athlete. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências da Saúde::Educação Física | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CCS-DEF) - Departamento de Educação Física | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CCS-Curso de Educação Física (Bacharelado) | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Educação Física (Bacharelado) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC LEANDRO LUIZ MORAES DA SILVA FILHO.pdf | 720,46 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons