Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62667

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSOUZA, Luís Henrique de-
dc.contributor.authorBATISTA, Hialy Alane Pereira de Moura-
dc.date.accessioned2025-04-28T16:22:12Z-
dc.date.available2025-04-28T16:22:12Z-
dc.date.issued2025-04-08-
dc.date.submitted2025-04-16-
dc.identifier.citationBATISTA, Hialy Alane Pereira de Moura. Idol e mercado global: uma revisão sistemática sobre os impactos da cultura pop na economia e no turismo sul-coreanos. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Turismo) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62667-
dc.description.abstractNos últimos anos, a cultura pop sul-coreana tem se disseminado por todo o mundo, gerando impactos econômicos para a Coreia do Sul e aumentando a visibilidade do país no cenário global. Neste contexto, o presente artigo teve por objetivo identificar o impacto da cultura pop sul-coreana, mais especificamente do K-pop, no turismo e na economia da Coreia do Sul. Para isso, foram realizadas pesquisas em uma base de dados, a Scopus, tendo-se obtido um total de 217 estudos publicados desde 2013 que, após filtrados, resultaram em 14 estudos que foram considerados relevantes para este artigo. Da análise destes estudos foi possível concluir que há um consenso sobre a influência da cultura pop sul-coreana no fluxo de turistas estrangeiros e nas exportações de bens de consumo não duráveis. Entretanto, o impacto do K-pop, embora presente, não se mostra tão expressivo quanto o do setor audiovisual.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectcultura poppt_BR
dc.subjectk-poppt_BR
dc.subjectfluxo turísticopt_BR
dc.subjectimpacto econômicopt_BR
dc.subjectexportações de bens de consumopt_BR
dc.subjectCoreia do Sulpt_BR
dc.titleIdol e mercado global: uma revisão sistemática sobre os impactos da cultura pop na economia e no turismo sul-coreanospt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coSILVA, Allisson Mateus Marques Cavalcanti-
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3880951404370369pt_BR
dc.description.abstractxIn recent years, South Korean pop culture has spread around the world, generating economic impacts for South Korea and increasing the country's visibility on the global stage. In this context, this article aims to identify the impact of South Korean pop culture, more specifically K-pop, on tourism and the economy of South Korea. To this end, searches were carried out in a database, Scopus, and a total of 217 studies published since 2013 were obtained, which, after filtering, resulted in 14 studies that were considered relevant to this article. From the analysis of these studies it was possible to conclude that there is a consensus on the influence of South Korean pop culture on the flow of foreign tourists and exports of non-durable consumer goods. However, the impact of K-pop, although present, is not as expressive as that of the audiovisual sector.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Sociais Aplicadas::Turismopt_BR
dc.degree.departament::(CCSA-DHT) - Departamento de Hotelaria e Turismopt_BR
dc.degree.graduation::CCSA-Curso de Turismopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Turismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Hialy Alane Pereira de Moura Batista.pdf585,72 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons