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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorGOMES, Alex Sandro-
dc.contributor.authorPAIVA, João Guilherme Pontes de-
dc.date.accessioned2025-04-28T15:57:12Z-
dc.date.available2025-04-28T15:57:12Z-
dc.date.issued2025-04-08-
dc.date.submitted2025-04-25-
dc.identifier.citationPaiva, João Guilherme Pontes de. Estratégias computacionais para identificação e tratamento de fraudes em plataformas de aprendizado autodirigido. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso Ciência da Computação - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62664-
dc.description.abstractO aprendizado autodirigido tem se destacado como uma abordagem educacional que permite aos cursistas conduzir de forma autônoma o seu processo de aprendizagem, especialmente em plataformas de ensino a distância. Porém, a ausência de supervisão direta nesses ambientes favorece o surgimento de práticas fraudulentas, como a utilização de respostas automatizadas ou a realização de atividades por terceiros, comprometendo a integridade e a eficácia do processo educacional. Este trabalho visa investigar padrões comportamentais que possam ser indicativos de fraudes em plataformas de aprendizado autodirigido, utilizando técnicas de análise de dados e mineração de processos. A pesquisa será conduzida por meio de uma revisão bibliográfica para identificar indicadores e padrões comportamentais típicos de práticas fraudulentas, bem como explorar ferramentas computacionais que possam ser aplicadas na análise e monitoramento desses ambientes. Os resultados obtidos evidenciam que a combinação de técnicas como Learning Analytics, Deep Learning e a análise de indicadores de engajamento e desempenho pode ser eficaz na detecção de fraudes. Além disso, a pesquisa aponta que o design instrucional e o uso de ambientes virtuais interativos desempenham um papel fundamental na prevenção dessas práticas, promovendo maior comprometimento e autenticidade no processo de aprendizado. Com base nessas descobertas, propõe-se um conjunto de diretrizes e métodos para dificultar práticas fraudulentas e fortalecer a credibilidade das plataformas de ensino a distância. A implementação dessas estratégias pode contribuir para um ambiente de aprendizado mais seguro, confiável e alinhado aos princípios de integridade acadêmica, beneficiando tanto os alunos quanto as instituições educacionais.pt_BR
dc.format.extent43p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectaprendizado autodirigidopt_BR
dc.subjectfraudept_BR
dc.subjectplataformas de ensinopt_BR
dc.subjectanálise de dadospt_BR
dc.subjecttécnicas de detecção de fraudept_BR
dc.titleEstratégias computacionais para identificação e tratamento de fraudes em plataformas de aprendizado autodirigidopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7188784344595649pt_BR
dc.description.abstractxSelf-directed learning has been highlighted as an educational approach that allows students to conduct their learning process autonomously, especially on distance learning platforms. However, the absence of direct supervision in these environments favors the emergence of fraudulent practices, such as the use of automated responses or the performance of activities by third parties, compromising the integrity and effectiveness of the educational process. This work aims to investigate behavioral patterns that may be indicative of fraud in self-directed learning platforms, using data analysis and process mining techniques. The research will be conducted through a literature review to identify indicators and behavioral patterns typical of fraudulent practices, as well as exploring computational tools that can be applied to the analysis and monitoring of these environments. The results obtained show that the combination of techniques such as Learning Analytics, Deep Learning and the analysis of engagement and performance indicators can be effective in detecting fraud. In addition, the research points out that instructional design and the use of interactive virtual environments play a key role in preventing these practices, promoting greater commitment and authenticity in the learning process. Based on these findings, a set of guidelines and methods is proposed to hinder fraudulent practices and strengthen the credibility of distance learning platforms. Implementing these strategies can contribute to a safer, more reliable learning environment in line with the principles of academic integrity, benefiting both students and educational institutions.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Exatas e da Terrapt_BR
dc.degree.departament(CIN-DCC) - Departamento de Ciência da Computaçãopt_BR
dc.degree.graduationCIn-Curso de Ciência da Computaçãopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece en las colecciones: (TCC) - Ciência da Computação

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