Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62653

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorLIMA, Flaviana Jorge de-
dc.contributor.authorSILVA, Camila Carla Medeiros da-
dc.date.accessioned2025-04-28T14:21:47Z-
dc.date.available2025-04-28T14:21:47Z-
dc.date.issued2025-04-07-
dc.date.submitted2025-04-22-
dc.identifier.citationSILVA, Camila Carla Medeiros da.Proposta de um guia de atividades práticas para abordagem de conteúdos da paleontologia no ensino fundamental. 2025. 51 f. TCC (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62653-
dc.description.abstractA Paleontologia, ciência que estuda as formas de vida no passado através de fósseis, desempenha papel fundamental na compreensão da evolução dos seres vivos. Apesar da sua relevância sua abordagem no ensino fundamental é limitada e muitas vezes fragmentada. Diante disso, este trabalho teve como objetivo elaborar um guia didático com atividades práticas e acessíveis, voltado para professores e estudantes dos anos finais do ensino fundamental, com o intuito de aprimorar o ensino de Paleontologia.A metodologia adotada consistiu na criação de um guia com 24 páginas, estruturado de forma didática e contendo cinco atividades práticas e interativas, acompanhadas de 74 imagens autorais, selecionadas para facilitar a compreensão dos conceitos apresentados. O uso de estratégias pedagógicas interativas contribui para uma melhor assimilação dos conteúdos, despertando maior interesse dos alunos pela Paleontologia e pelas Ciências de modo geral.pt_BR
dc.format.extent51 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectpaleontologiapt_BR
dc.subjectfósseispt_BR
dc.subjectensino de Ciênciaspt_BR
dc.subjectatividades práticaspt_BR
dc.titleProposta de um guia de atividades práticas para abordagem de conteúdos da paleontologia no ensino fundamentalpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8600045136437702pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5804492420192107pt_BR
dc.description.abstractxPaleontology, the science that studies life forms in the past through fossils, plays a fundamental role in understanding the evolution of living beings. Despite its importance, its approach in primary education is limited and often fragmented. The aim of this study was to create a teaching guide with practical and accessible activities, aimed at teachers and students in the final years of elementary school, with the aim of improving the teaching of palaeontology. The methodology adopted consisted of creating a 24-page guide, structured in a didactic way and containing five practical and interactive activities, accompanied by 74 authorial images, selected to facilitate the understanding of the concepts presented. The use of interactive teaching strategies contributes to better assimilation of the content, arousing greater interest among students in palaeontology and the sciences in general.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
Aparece en las colecciones: (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC - CAMILA CARLA MEDEIROS DA SILVA .pdf9,77 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons