Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62625

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorCOUTINHO, Marcelo-
dc.contributor.authorCAVALCANTI, Thaís Leandro-
dc.date.accessioned2025-04-25T19:07:34Z-
dc.date.available2025-04-25T19:07:34Z-
dc.date.issued2023-02-27-
dc.identifier.citationCAVALCANTI, Thaís Leandro. Em nome do espírito obsceno: a influência do dispositivo pornográfico no cinema queer/cuir brasileiro contemporâneo. 2023. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62625-
dc.descriptionCOUTINHO, Marcelo, também é conhecido em citações bibliográficas como COUTINHO, Marcelo Farias.pt_BR
dc.description.abstractNeste trabalho, me proponho a compreender de que modo o dispositivo pornográfico se manifesta naquele cinema que é entendido como cinema queer. De tal forma, traço uma historiografia da relação desse dispositivo com a arte ao longo dos anos, a fim de demonstrar suas manifestações estéticas e a relação com a sociedade. Pretendo buscar a figura da/o artista pornógrafo/a, movido por um espírito obsceno, nos filmes aqui analisados, a saber: “A Rosa Azul de Novalis” (Gustavo Vinagre e Rodrigo Carneiro, 2018, Brasil), “Nova Dubai” (Gustavo Vinagre, 2014, Brasil) e “Vênus de Nyke” (André Antônio, 2021, Brasil). Disserto sobre as pesquisas dos estudos pornô para afirmar que certos autores, como Sade e Sacher-Masoch, não são meros pornógrafos, que escrevem pornografia, mas pornólogos — o que também é perceptível nos cineastas aqui trabalhados. Através das análises fílmicas, é possível traçar um caminho de identificar nos filmes, pertencentes ao cenário do cinema queer/cuir brasileiro contemporâneo, uma produção pedagógica dos desejos (SARMET; BALTAR, 2016) no corpo/sujeito espectador. A partir do uso de cenas extremas (que dialogam com uma estética grotesca, obscena), penso nesse diálogo dos diretores com seus espectadores como um convite a uma sensibilidade pornográfica, como mestres pornógrafos que são. Por fim, esta pesquisa pretende compreender como esse cenário recente vem subvertendo, através de seus filmes, uma pornogramática (GÍMENEZ, 2020) hegemônica e heteronormativa.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCinema queerpt_BR
dc.subjectCuirpt_BR
dc.subjectPornografiapt_BR
dc.subjectPornologiapt_BR
dc.subjectObscenopt_BR
dc.titleEm nome do espírito obsceno : a influência do dispositivo pornográfico no cinema queer/cuir brasileiro contemporâneopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4401013607356503pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6084145430475487pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Artes Visuaispt_BR
dc.description.abstractxIn this work, I set out to understand how the pornographic device manifests itself in cinema that is understood as queer cinema. In this way, I trace a historiography of the relationship between this device and art over the years, in order to demonstrate its aesthetic manifestations and its relationship with society. I intend to look for the figure of the pornographic artist, driven by an obscene spirit, in the films analyzed here: "A Rosa azul de Novalis" (Gustavo Vinagre and Rodrigo Carneiro, 2018, Brazil), "Nova Dubai" (Gustavo Vinagre, 2014, Brazil) and "Vênus de Nyke" (André Antônio, 2021, Brazil). I discuss the research of porn studies to affirm that certain authors, such as Sade and Sacher-Masoch, are not merely pornographers who write pornography, but pornologists - which is also noticeable in the filmmakers discussed here. Through the film analysis, it is possible to trace a path of identifying in the films, which belong to the contemporary Brazilian queer/curious cinema scene, a pedagogical production of desires (SARMET; BALTAR, 2016) in the spectator's body/subject. Through the use of extreme scenes (which dialog with a grotesque, obscene aesthetic), I think of the directors' dialog with their viewers as an invitation to a pornographic sensibility, as the master pornographers they are. Finally, this research aims to understand how this recent scene has been subverting, through its films, a hegemonic and heteronormative pornogrammar (GÍMENEZ, 2020).pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Artes Visuais

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Thaís Leandro Cavalcanti.pdf8,64 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons