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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62613

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLouro, Viviane dos Santos-
dc.contributor.authorSilva, Michelle Cristina de Melo-
dc.date.accessioned2025-04-25T17:18:46Z-
dc.date.available2025-04-25T17:18:46Z-
dc.date.issued2025-04-04-
dc.date.submitted2025-04-24-
dc.identifier.citationSilva, Michelle Cristina de Melo. Softwares de feedback visual e o ensino/aprendizado do canto: aproximações teóricas a partir da neurociência cognitiva e da neuroeducação. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62613-
dc.description.abstractEste artigo é o fruto da disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso II do curso de Licenciatura em Música e está estruturado como ensaio acadêmico. O objetivo geral desta obra é traçar uma aproximação teórica entre o uso de softwares de feedback visual em tempo real no ensino/aprendizado do canto, mais especificamente no quesito afinação, a partir da neurociência cognitiva e da neuroeducação, a fim de demonstrar a funcionalidade pedagógica de tais recursos. A metodologia de pesquisa utilizada foi a revisão bibliográfica sobre os temas “pedagogia vocal”, “software de feedback visual para o canto”, “neurociência cognitiva” e “neuroeducação”. Os dados utilizados na construção deste trabalho foram adquiridos a partir da ferramenta de busca do Google Acadêmico e em portais como o da CAFe (Portal de Periódicos da CAPES), além de livros significativos na área de neurociência. Esta pesquisa se justifica por ampliar as discussões sobre pedagogia vocal, software de feedback visual e neurociência e pretende contribuir na formação de professores de canto para que possam atuar com abordagens mais científicas.pt_BR
dc.format.extent30 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectpedagogia vocalpt_BR
dc.subjectsoftware de feedback visualpt_BR
dc.subjectneurociênciapt_BR
dc.subjectneuroeducaçãopt_BR
dc.titleSoftwares de feedback visual e o ensino aprendizado do canto: aproximações teóricas a partir da neurociência cognitiva e da neuroeducaçãopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6790119056136859pt_BR
dc.description.abstractxThis article is the result of the Final Course Work II discipline of the Bachelor’s Degree in Music and is structured as an academic essay. The general objective of this work is to outline a theoretical approach on the use of real-time visual feedback software in teaching/ learning singing, more specifically, in the area of tuning, based on cognitive neuroscience and neuroeducation, in order to demonstrate the pedagogical functionality of such resources. The research methodology used was a bibliographic review on the themes “vocal pedagogy”, “visual feedback software for singing”, “cognitive neuroscience” and “neuroeducation”. The data used in the construction of this work were acquired from the Google Scholar search tool and from portals such as CAFe (CAPES Periodical Portal), in addition to significant books in the area of neuroscience. This research is justified by expanding the discussions on vocal pedagogy, visual feedback software and neuroscience, and aims to contribute to the training of the singing teachers so that they can work with more scientific approaches.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Lingüística, Letras e Artes::Letraspt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DMU) - Departamento de Músicapt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Música – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Música

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