Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62576

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorALMEIDA, Maria Luciana de-
dc.contributor.authorMARQUES, Rogerio Ferreira-
dc.date.accessioned2025-04-24T20:00:42Z-
dc.date.available2025-04-24T20:00:42Z-
dc.date.issued2024-12-17-
dc.identifier.citationMARQUES, Rogério Ferreira. Acessibilidade em ambientes informacionais digitais: percepções e desafios para pessoas com baixa visão. 2024. Dissertação (Mestrado em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62576-
dc.description.abstractA presente dissertação analisa a acessibilidade em ambientes informacionais digitais a partir das percepções de usuários com baixa visão e de especialistas da área, buscando compreender os desafios e propor melhorias para a inclusão digital. O objetivo geral da pesquisa é analisar a acessibilidade em ambientes informacionais digitais a partir da perspectiva de usuários com baixa visão e especialistas, com o propósito de propor melhorias para inclusão digital e para a experiência dos usuários nesses ambientes, conforme diretrizes de acessibilidade estabelecidas, como as WCAG 2.1. O estudo se estruturou em cinco bases teóricas: os repositórios institucionais das Universidades Federais da Paraíba (UFPB), Pernambuco (UFPE) e Rio Grande do Norte (UFRN), além do website da Biblioteca Central da UFPB e a plataforma de livros digitais "Minha Biblioteca". Com uma abordagem metodológica quanti-qualitativa, a pesquisa envolveu entrevistas com usuários com baixa visão e especialistas, além de uma análise técnica das plataformas digitais. Os dados coletados foram tratados por meio de análise de conteúdo, abordando três dimensões principais: avaliação técnica, percepções dos usuários e contribuições dos especialistas. A avaliação técnica revelou que, apesar da presença de recursos básicos como suporte para leitores de tela, persistem barreiras significativas, como a falta de descrições adequadas, organização ineficiente dos conteúdos e limitações de personalização. Os usuários destacaram dificuldades na navegação e na localização de informações, além da necessidade de maior adaptabilidade nas plataformas. Já os especialistas enfatizaram a importância de políticas institucionais para acessibilidade, da formação continuada de profissionais e da participação ativa dos usuários no desenvolvimento das soluções. Os resultados indicam que a acessibilidade digital para pessoas com baixa visão exige a integração de tecnologias assistivas com práticas institucionais e estratégias colaborativas. A pesquisa também ressalta a relevância de diretrizes internacionais, como as WCAG 2.1, para promover padrões mais inclusivos nos ambientes digitais analisados. Esta dissertação contribui para a ampliação do conhecimento sobre acessibilidade digital, ao identificar os principais desafios enfrentados por pessoas com baixa visão e propor recomendações para melhorar a usabilidade e inclusão desses usuários em ambientes informacionais. Com isso, a pesquisa reforça a necessidade de ações integradas entre tecnologia, experiência do usuário e políticas institucionais, de forma a garantir um acesso mais equitativo à informação e ao conhecimento.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAmbientes informacionais digitaispt_BR
dc.subjectAcessibilidadept_BR
dc.subjectDeficiência visualpt_BR
dc.subjectUsuário com baixa visãopt_BR
dc.subjectPessoa com deficiênciapt_BR
dc.titleAcessibilidade em ambientes informacionais digitais : percepções e desafios para pessoas com baixa visãopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coWANDERLEY, Lilian Soares Outtes-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2210209613051327pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2970803523388631pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovaçãopt_BR
dc.description.abstractxThis dissertation analyzes the accessibility of digital information environments from the perspectives of users with low vision and experts in the field, aiming to understand challenges and propose improvements for digital inclusion. The general objective of the research is to analyze accessibility in digital information environments from the viewpoint of users with low vision and experts, aiming to propose enhancements for digital inclusion and user experience in these environments, following established accessibility guidelines such as WCAG 2.1. The study is structured around five theoretical bases: the institutional repositories of the Federal Universities of Paraíba (UFPB), Pernambuco (UFPE), and Rio Grande do Norte (UFRN), as well as the website of the Central Library of UFPB and the digital book platform "Minha Biblioteca." Employing a mixed-methods approach, the research involved interviews with users with low vision and experts, along with a technical analysis of digital platforms. The collected data were processed using content analysis, addressing three main dimensions: technical evaluation, user perceptions, and expert contributions. The technical evaluation revealed that, despite basic features such as screen reader support, significant barriers persist, including inadequate descriptions, inefficient content organization, and limited customization options. Users highlighted difficulties in navigation and information retrieval, emphasizing the need for greater adaptability in the platforms. Experts underscored the importance of institutional policies for accessibility, continuous professional training, and active user involvement in solution development. The results indicate that digital accessibility for people with low vision requires integrating assistive technologies with institutional practices and collaborative strategies. The research also emphasizes the relevance of international guidelines, such as WCAG 2.1, to foster more inclusive standards in the analyzed digital environments. This dissertation contributes to the expansion of knowledge about digital accessibility by identifying key challenges faced by people with low vision and proposing recommendations to enhance usability and inclusion in information environments. Moreover, the research reinforces the need for integrated actions involving technology, user experience, and institutional policies to ensure more equitable access to information and knowledge.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/0082357326373795pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado Profissional – Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Rogerio Ferreira Marques.pdf9,31 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons