Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62573
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | BUENO, José Maurício Haas | - |
dc.contributor.author | LUCENA, Maria Luisa Barros Santos | - |
dc.date.accessioned | 2025-04-24T19:37:48Z | - |
dc.date.available | 2025-04-24T19:37:48Z | - |
dc.date.issued | 2025-02-24 | - |
dc.identifier.citation | LUCENA, Maria Luisa Barros Santos. Inteligência emocional e crenças de adultos sobre o abuso sexual de crianças e adolescentes. 2025. Dissertação (Mestrado em Psicologia Cognitiva) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62573 | - |
dc.description.abstract | O abuso sexual infanto-juvenil é uma das formas de violência sexual que perpassa as mais diversas áreas do ser humano ao longo da história, depreende-se que o abuso é toda forma de gratificação sexual do agressor perante uma vítima mais jovem que não compreende a circunstância. Contudo, apesar de sua relevância, o assunto ainda contém lacunas para prevenção, repressão e solução dele. Assim, a presente pesquisa faz uma explanação da definição, dados, tipos, consequências, crenças acerca e o processo cognitivo da inteligência emocional como aporte para compreensão do tema. O objetivo geral da presente pesquisa é: Analisar as relações entre Inteligência Emocional, experiência emocional e as crenças de adultos sobre o abuso sexual de crianças e adolescentes, os específicos foram: 1) Investigar se existe efeito de gênero, conhecer alguém que tenha sofrido abuso ou ter sofrido abuso e escolaridade nas crenças sobre abuso sexual; 2) Identificar como as pessoas vivenciam emocionalmente (sentimentos e energia) notícias sobre abuso sexual de crianças e adolescentes; 3)Investigar se há efeito de gênero, conhecer alguém que tenha sofrido ou ter sofrido abuso e escolaridade na experiência emocional (sentimentos e energia) relacionada a notícias sobre abuso sexual de crianças e adolescentes; 4) Investigar as relações entre os fatores de inteligência emocional e as crenças sobre abuso sexual; 5) Investigar as relações entre inteligência emocional e experiência emocional (sentimentos e energia) relacionada a notícias sobre abuso sexual de crianças e adolescentes. A amostra contou com 319 participantes da pesquisa, os quais responderam aos instrumentos: questionário sociodemográfico, inventário de competências emocionais, escala de crenças do abuso sexual de crianças e adolescentes e o mood-meter, todos de forma online. Os resultados indicaram existir efeito de gênero e conhecer alguém que tenha sofrido abuso ou ter sofrido abuso nas crenças, mas não na experiência emocional, tendo como vivência emocional média o nojo, houve também relação entre inteligência emocional e crenças havendo efeito do gênero feminino e conhecer alguém que tenha sofrido abuso ou ter sofrido abuso bem como a escolaridade pós-graduação, finalizando com havendo relação entre inteligência emocional e experiência emocional sofrendo efeito do gênero feminino e conhecer alguém que tenha sofrido abuso ou ter sofrido abuso bem como as escolaridades ensino médio e superior. Os resultados apesar de promissores, abrem portas para futuras pesquisas as quais possam complementar seus objetivos. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Abuso Sexual Infanto-Juvenil | pt_BR |
dc.subject | Crenças | pt_BR |
dc.subject | Inteligência Emocional | pt_BR |
dc.title | Inteligência emocional e crenças de adultos sobre o abuso sexual de crianças e adolescentes | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | LOBATO, Aline | - |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/7510434281995808 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8234468186786568 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Psicologia Cognitiva | pt_BR |
dc.description.abstractx | Child and adolescent sexual abuse is one of the forms of sexual violence that permeates various aspects of human life throughout history. It can be understood as any form of sexual gratification by the perpetrator directed at a younger victim who does not comprehend the situation. Despite its significance, the topic still contains gaps in prevention, repression, and resolution. Therefore, this research provides an exploration of the definition, data, types, consequences, beliefs regarding sexual abuse, and the cognitive process of emotional intelligence as a framework for understanding the topic. The general objective of this research is: To analyze the relationships between Emotional Intelligence, emotional experience, and adults' beliefs about the sexual abuse of children and adolescents. The specific objectives were: 1) To investigate whether there is a gender effect, knowing someone who has been abused, or having been abused, as well as the effect of education on beliefs about sexual abuse; 2) To identify how people emotionally experience (feelings and energy) news about child and adolescent sexual abuse; 3) To investigate whether there is a gender effect, knowing someone who has been abused, or having been abused, as well as the effect of education on emotional experience (feelings and energy) related to news about child and adolescent sexual abuse; 4) To investigate the relationships between emotional intelligence factors and beliefs about sexual abuse; 5) To investigate the relationships between emotional intelligence and emotional experience (feelings and energy) related to news about child and adolescent sexual abuse. The sample consisted of 319 research participants, who answered the following instruments online: sociodemographic questionnaire, emotional competencies inventory, sexual abuse beliefs scale for children and adolescents, and the mood-meter. The results indicated that gender and knowing someone who has suffered abuse or having suffered abuse affected beliefs, but not emotional experience, with disgust being the most common emotional experience. There was also a relationship between emotional intelligence and beliefs, with the female gender, knowing someone who has suffered abuse or having suffered abuse, and postgraduate education showing significant effects. Finally, there was a relationship between emotional intelligence and emotional experience, influenced by gender, knowing someone who has suffered abuse or having suffered abuse, and education levels of high school and higher education. Although the results are promising, they open avenues for future research that may complement the study's objectives. | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/4566726149678540 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Psicologia Cognitiva |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Maria Luisa Barros Santos Lucena.pdf | 1,33 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons