Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62572
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | LIMA, Ana Karina Moutinho | - |
dc.contributor.author | BRASILEIRO, Maria Angélica Bandeira | - |
dc.date.accessioned | 2025-04-24T19:23:18Z | - |
dc.date.available | 2025-04-24T19:23:18Z | - |
dc.date.issued | 2024-09-03 | - |
dc.identifier.citation | BRASILEIRO, Maria Angélica Bandeira. E se eu errar? um olhar microgenético para o imaginar o errar durante a resolução de situações-problema de matemática. 2024. Dissertação (Mestrado em Psicologia Cognitiva) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62572 | - |
dc.description.abstract | Em uma sociedade na qual é valorizado o mérito pelo acerto e o erro é sinônimo de não aprendizagem, o sistema escolar pouco dá espaço para discutir o processo de errar, sendo rotineiramente restrito para momentos de correção de avaliação e atividade. Todavia, entendendo o errar como um saber em construção, a realização de atividades matemáticas pode ser potencializada quando antecipamos possíveis erros, reelaboramos erros passados e reajustamos planos de resolução devido à inadequações metodológicas e conceituais, isto é, quando imaginamos sobre o errar. O presente estudo teve como objetivo investigar microgeneticamente o desenvolvimento do imaginar o errar por um grupo de estudantes do 6° ano do Ensino Fundamental durante a realização de situações-problema de matemática. Esta pesquisa se configura como um estudo de caso, à luz da perspectiva da Psicologia Sociocultural, seguindo uma abordagem idiográfica e qualitativa de pesquisa. O método desenvolvido nesta dissertação envolveu a realização de três Oficinas em grupo, em cada uma delas foi solicitado aos estudantes que resolvessem em conjunto uma situação-problema de matemática. Para isso, foram utilizados papéis em branco A4, canetas e três situações-problema de matemática impressas. Participaram desta pesquisa seis estudantes cursando o 6° ano do Ensino Fundamental em uma instituição de Ensino Básico da Região Metropolitana do Recife. As Oficinas foram realizadas presencialmente, mediadas pela pesquisadora principal e foram áudio e vídeo-gravadas por uma filmadora-assistente. Os registros audiogravados construídos nos três encontros foram analisados a partir do entrecruzamento do Modelo da Espiral Imaginativa desenvolvida por Zittoun e colaboradores e a base teórico-metodológico-analítica da microgênese, em especial pela abordagem da análise microgenética histórico-relacional proposta por Fogel, Garvey, Hsu e West-Stroming. Argumentamos que esta integração permite uma compreensão mais minuciosa e complexa da dinâmica imaginativa no decorrer do tempo, em particular em contextos interacionais. Como resultado, a análise apontou que imaginar o errar é um processo que emerge durante todas as fases da resolução de problemas de matemática, em contraposição a ideia do erro como uma constatação pontual ao final da resolução. Além disso, a análise microgenética permitiu entender o imaginar o errar como um processo co-emergente dos estudantes ao questionar e avaliar os caminhos resolutivos em construção, testar hipóteses e analisar a eficácia e plausibilidade de métodos resolutivos. Sendo assim, imaginar o errar se configura como um recurso simbólico potente no processo educacional do discente em matemática. Adicionalmente, foram descritos detalhadamente padrões de co-emergência do imaginar o errar, o que podem auxiliar docentes e discentes a estimular o processo imaginativo sobre o errar no ensino e aprendizagem de matemática. Sugerimos que pesquisas futuras possam investigar a dinâmica de uma sala de aula, no qual o(a) docente faça uso de técnicas que auxiliem a turma a imaginar o errar. Por fim, recomendamos o estudo do processo sociocultural da imaginação aliado a microgênese, a fim de entender o desenrolar da dinâmica imaginativa, suas condições de ocorrência e elementos de estabilidade e mudança. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Imaginação | pt_BR |
dc.subject | Análise microgenética | pt_BR |
dc.subject | Psicologia sociocultural | pt_BR |
dc.subject | Matemática | pt_BR |
dc.subject | Errar | pt_BR |
dc.title | E se eu errar? um olhar microgenético para o imaginar o errar durante a resolução de situações-problema de matemática | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | GARVEY, Andréa Paula Pantoja | - |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/8308577606949460 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2482981291235750 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Psicologia Cognitiva | pt_BR |
dc.description.abstractx | In a society in which merit for getting the right answer is valued and errors are synonymous with failure to learn, the school system gives little space to discuss the process of making mistakes, which is routinely restricted to moments of assessment and activity correction. However, understanding errors as knowledge under construction, the performance of mathematical activities can be enhanced when we anticipate possible mistakes, rework past mistakes and readjust resolution plans due to methodological and conceptual inadequacies, that is, when we imagine the process of erroring. The present study aimed to microgenetically investigate the development of imagining the process of erroring by a group of 6th grade elementary school students during the resolution of mathematical problem-solving situations. This research is configured as a case study, in light of the perspective of Sociocultural Psychology, following an idiographic and qualitative research approach. The method developed in this thesis involved three Group Workshops, in each of which the students were asked to solve a math problem together. For this, blank A4 papers, pens and three printed math problem- solving situations were used. Six students attending the 6th grade of elementary school in a basic education institution in the metropolitan region of Recife participated in this research. The Workshops were held in person, mediated by the main researcher and were audio and video- recorded by an assistant videographer. The audio and video recordings produced during the three Group Workshops were analyzed based on the intersection of the Loop Imagination Model developed by Zittoun and collaborators and the theoretical-methodological-analytical basis of microgenesis, especially through the approach of historical-relational microgenetic analysis proposed by Fogel, Garvey, Hsu and West-Stroming. We argue that this integration allows for a more detailed and complex understanding of the imaginative dynamics over time, particularly in interactive contexts. As a result, the analysis suggested imagining the process of erroring as co-emerging during all phases of problem-solving in mathematics, in contrast to the idea of error as a punctual observation at the end of the resolution. Furthermore, this microgenetic analysis allowed us to capture the co-emergence of students’ imagining the process of erroring as they questioned and evaluated the possible resolutions to the problems, tested hypotheses, analyzed the effectiveness and plausibility of resolution methods. Thus, imagining the process of erroring constitutes a powerful symbolic resource in the educational process of students in mathematics. Additionally, patterns of co-emergence of imagining the process of erroring were described in great detailed, which can help teachers and students to appreciate the value of imagination as a cognitive process in the teaching and learning of mathematics. We suggest that future research could investigate the dynamics of a classroom, in which the teacher uses techniques that help the class to imagine the process of erroring. Lastly, we recommend studying the sociocultural process of imagination combined with microgenesis, in order to understand the unfolding of the imaginative dynamics, its conditions of occurrence and elements of stability and change. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Psicologia Cognitiva |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Maria Angélica Bandeira Brasileiro.pdf | 2,03 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons