Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62561

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorVeras, Lucia Maria de Siqueira Cavalcanti-
dc.contributor.authorFrancelino, Daniela Vieira-
dc.date.accessioned2025-04-24T15:42:07Z-
dc.date.available2025-04-24T15:42:07Z-
dc.date.issued2024-10-21-
dc.date.submitted2025-04-15-
dc.identifier.citationFrancelino, Daniela Vieira. Olinda-postal em rotas do patrimônio: a percepção da paisagem no caminho do olhar. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62561-
dc.description.abstractCompreendendo a importância da paisagem para a conservação do Sítio Histórico de Olinda, Patrimônio Mundial da UNESCO, este trabalho explora possibilidades de percepção de paisagem a partir dos estudos de Simmel, Berque, Besse, Collot, Cullen, Careri e Veras, que ajudaram a definir o olhar e o caminhar como estratégias de apreensão de Olinda patrimonial. Ao olhar, associa-se a necessidade de se definir pausas e ao caminhar, associa-se a identificação de um percurso, fechando o circuito de uma Rota Patrimonial de Olinda-postal composta de pausas e percurso. Para isso, foi desenvolvida uma análise que conecta experiências visuais e percursos históricos da cidade, a partir do levantamento de representações iconográficas do século XVI ao XXI e um breve estudo a respeito dos roteiros turísticos, religiosos e carnavalescos existentes na cidade. Isso possibilitou a estruturação de um questionário aplicado a um conjunto de 20 pessoas, composto por guias turísticos, profissionais de preservação, moradores do SHO e visitantes ocasionais, adotando-se análise de conteúdo para análise dessas entrevistas. Assim, com os estudos teóricos, os levantamentos de imagens históricas, as caminhadas de exploração da paisagem e a ausculta da população, consolidou-se a definição de uma rota do patrimônio, como um caminho do olhar que identifica pontos de pausa e sugere um percurso que revela a essência da paisagem de Olinda, estimulando uma conscientização mais profunda para sua preservação. A pesquisa busca, assim, oferecer uma contribuição teórica e prática à conservação do Sítio Histórico de Olinda, propondo como estratégia a definição de um procedimento metodológico para definição de um dos roteiros possíveis de exploração de Olinda patrimonial. Dessa forma, espera-se que o resultado contribua para práticas de gestão mais eficazes e uma maior conscientização da população sobre a importância da conservação da paisagem patrimonial do Sítio Histórico de Olinda, tendo o olhar como um instrumento de percepção, vivência, educação e valorização do patrimônio.pt_BR
dc.format.extent139 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectPaisagempt_BR
dc.subjectPaisagem históricapt_BR
dc.subjectPercepção de paisagempt_BR
dc.subjectConservação patrimonialpt_BR
dc.subjectSítio Histórico de Olindapt_BR
dc.titleOlinda-postal em rotas do patrimônio: a percepção da paisagem no caminho do olharpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1804452057468145pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9146853256447280pt_BR
dc.description.abstractxUnderstanding the importance of landscape for the conservation of the Historic Centre of the Town of Olinda, a UNESCO World Heritage Site, this work explores possibilities for perceiving the landscape through the studies of Simmel, Berque, Besse, Collot, Cullen, Careri, and Veras, which helped define 'looking' and 'walking' as strategies for apprehending Olinda's heritage. 'Looking' is associated with defining pauses, while 'walking' is linked to identifying a route, thus completing the framework of a Heritage Route of 'postcard-Olinda' composed of pauses and pathways. For this purpose, an analysis was developed that connects visual experiences with historical routes in the city, based on the survey of iconographic representations from the 16th to the 21st century, along with a brief study of the city's existing tourist, religious, and carnival routes. This allowed for the structuring of a questionnaire applied to a group of 20 people, including tour guides, preservation professionals, residents of the Historic Site, and occasional visitors, with content analysis used to examine these interviews. Consequently, through theoretical studies, historical image surveys, exploratory landscape walks, and public input, a heritage route definition was consolidated, forming a 'pathway of looking' that identifies pause points and suggests a route that reveals the essence of Olinda's landscape, encouraging deeper awareness for its preservation. Thus, this research seeks to provide a theoretical and practical contribution to the conservation of the Historic Centre of the Town of Olinda, proposing a methodological procedure to outline one of the possible heritage exploration routes of Olinda. It is hoped that the results will contribute to more effective management practices and greater public awareness of the importance of preserving the patrimonial landscape of the Historic Centre of the Town of Olinda, employing 'looking' as a tool for perception, experience, education, and heritage appreciation.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Sociais Aplicadas::Arquitetura e Urbanismopt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DAU) - Departamento de Arquitetura e Urbanismopt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Arquitetura e Urbanismo – Bachareladopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece en las colecciones: (TCC) - Arquitetura e Urbanismo

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Daniela Vieira Francelino.pdf19,08 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons