Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62538

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorRODRIGUES, Juan Pablo Martin-
dc.contributor.authorSILVA, Paulo Rodrigo Pereira da-
dc.date.accessioned2025-04-23T22:30:29Z-
dc.date.available2025-04-23T22:30:29Z-
dc.date.issued2025-03-12-
dc.identifier.citationSILVA, Paulo Rodrigo Pereira da. Indigenismo Integracionista na literatura latino-americana: um estudo comparativo entre Raza de Bronce de Alcides Árguedas e El Resplandor de Mauricio Magdaleno. 2025. Tese (Doutorado em Letras) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62538-
dc.description.abstractA presente tese tem como objetivo analisar o que foi nomeado Indigenismo Integracionista ou Segunda Fase do Indigenismo Literário, apresentando as principais características desse movimento enquanto uma das vanguardas da América Latina. A abordagem teórica integra a Literatura Comparada (Coutinho, 2023; 2016; 2013; 2003; Carvalhal e Coutinho, 1994), os Estudos Culturais Pós- Coloniais no contexto das Teorias da Subalternidade (Spivak, 2010a; 2010b) e a Imagologia a partir da Antropologia do Imaginário. Para esta análise, são utilizadas as obras Raza de Bronce do boliviano Alcides Árguedas (2001; 2006) e El Resplandor do mexicano Maurício Magdaleno (1937; 1950). A abordagem literária em questão está historicamente e esteticamente centrada no período das primeiras décadas do século XX, aprofundando as questões sociais e históricas relacionadas à colonialidade, segregação e violência imposta pelos grupos oligárquicos criollos aos indígenas, tanto nos Andes quanto no México. Nesse sentido, os estudos voltam-se para a tríade de mitos fundadores na literatura ao envolverem o indígena, o colonizador e as terras latino-americanas, explorando nesses as representações de subalternidade (Grosfoguel, 2008). Essas representações são analisadas por meio da ferramenta epistemológica denominada "avatar de informante nativo" (Spivak, 2010b), que funciona como uma plataforma simbólica utilizada para perpetuar a segregação do povo andino aymará e dos otomí mexicanos pelas classes criollas oligárquicas, interpretadas como hegemônicas (Machado & Pageaux, 2001). Assim, a literatura indigenista atua como uma narrativa dos traumas e da violência imposta a esses povos (Seligmann-Silva, 2008; Kohut, 2015). Vale ressaltar que a abordagem adotada nesta pesquisa insere a literatura indigenista dessa fase em um lócus enunciativo híbrido (Ribeiro, 2012; Collins, 1997; Walter, 2015; Coutinho, 2016), configurado por uma voz emprestada de um indivíduo não indígena que busca falar em nome daqueles cujas vozes foram silenciadas (Spivak, 2010a).pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAmérica Latinapt_BR
dc.subjectLiteratura Comparadapt_BR
dc.subjectSubalternidadept_BR
dc.subjectIndigenismo Integracionistapt_BR
dc.subjectRaza de Bronce e El Resplandorpt_BR
dc.titleIndigenismo Integracionista na literatura latino-americana : um estudo comparativo entre Raza de Bronce de Alcides Árguedas e El Resplandor de Mauricio Magdalenopt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4832086449519579pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3684448281838191pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Letraspt_BR
dc.description.abstractxThis present research aims to analysis the named Integrationist Indigenism or Second Phase of Literary Indigenism in this research by presenting the main characteristics of this movement, as a vanguard of Latin America from the perspective of Comparative Literature (Coutinho, 2023; 2016; 2013; 2003 ; Carvalhal; Coutinho, 1994) in debate with Post-Colonial Cultural Studies in the context of Theories of Subalternity (Spivak, 2010a; 2010b) and Imagology present in the Anthropology of the Imaginary of the region. To this analysis will be used as theoretical referential the fictions Raza de Bronce by the Bolivian Alcides Árguedas (2001; 2006) and El Resplandor by the Mexican Maurício Magdaleno (1937; 1950). This literary approach is historically and aesthetically centered on the period that encompasses the first decades of the 20th century and delves into social and historical issues linked to coloniality, segregation and violence imposed by oligarchic groups named as criollos on the indigenous people both in the Andes and in Mexico. Thus, aspects focused on the study of triple local founding myths, namely the indigenous, the colonizer and the Latin American lands, are used in the representation of subalternity (Grosfogel, 2008) based on the epistemological tool “native informant avatar” (Spivak , 2010b) and used as a symbolic platform which made it possible to understand from an aesthetic perspective the segregation of the Andean Aymarás and Mexican Otomí by the oligarchic criolle class seen as hegemonic (Machado & Pageaux, 2001) by acting as a form of narrative of traumas and violence imposed on these people (Seligmann-Silva, 2008; Kohut, 2015). It is worth highlighting that the approach adopted in this research subscribes to the indigenous literature of this phase from a hybrid enunciative locus (Ribeiro, 2012; Collins, 1997; Walter, 2015; Coutinho, 2016) formulated by a voice borrowed from a non- indigenous individual that seeks to speak on behalf of those who have had their voices silenced (Spivak, 2010a).pt_BR
Aparece en las colecciones: Teses de Doutorado - Estudos Literários

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TESE Paulo Rodrigo Pereira da Silva.pdf2,73 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons