Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/6253
Título: Teoria para espectroscopia direta com pente de frequências
Autor(es): Eliecer Estupiñan Lopez, Carlos
Palavras-chave: Metrologia de tempo; Freqüência; Espectroscopia; Lasers de femtossegundos
Data do documento: 31-Jan-2008
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Eliecer Estupiñan Lopez, Carlos; Felinto Pires Barbosa, Daniel. Teoria para espectroscopia direta com pente de frequências. 2008. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Física, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2008.
Resumo: Nos últimos anos, a estabilização dos pentes de freqüências gerados por um laser de fentosegundos tem revolucionado o campo da espectroscopia de alta precisão. Tais pentes de freqüências consistem de milhões de modos de freqüência travados em fase e igualmente espaçados ao longo de dezenas de nanômetros. Usualmente, para aplicações em metrologia óptica, um laser contínuo é travado em fase ao pente de freqüências e depois usado para sondar a amostra. Por outro lado, em 2004 foi proposta uma nova técnica de espectroscopia, chamada espectroscopia direta com pente de freqüências DFCS (do inglês Direct Frequency Comb Spectroscopy), a qual usa só o trem de pulsos do laser de fentosegundos. Esta técnica permite uma medida direta, na mesma varredura experimental, de varias freqüências de transição separadas por dezenas ou até centenas de nanômetros, com uma precisão comparável com as melhores obtidas com lasers contínuos. Nesta tese, será descrita a teoria por trás da DFCS, seu desenvolvimento e implementação geral para qualquer classe de pulsos e dessintonias relativas. Esta será ainda aplicada ao átomo de rubídio 87, considerando os seus muitos níveis, e comparada com alguns resultados obtidos até o momento na literatura, os quais ainda podem ser explicados utilizando uma versão bastante simplificada da teoria, desenvolvida anteriormente. A generalização da teoria para DFCS, apresentada nesta tese, pode levar ao desenvolvimento de uma nova classe de técnicas espectroscópicas que incorporem muitos dos conceitos e métodos desenvolvidos nas últimas duas décadas na área conhecida como Controle Coerente
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/6253
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Física

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo4079_1.pdf2,11 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.