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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62505
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | PESSOA, Ana Cláudia Rodrigues Gonçalves | - |
dc.contributor.author | RODRIGUES, Ieda Ferreira dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2025-04-23T17:15:41Z | - |
dc.date.available | 2025-04-23T17:15:41Z | - |
dc.date.issued | 2024-12-02 | - |
dc.identifier.citation | RODRIGUES, Ieda Ferreira dos Santos. Concepção de ensino da leitura nos Programas de Formação Continuada PNAIC e Tempo de Aprender e as percepções dos professores sobre os impactos nas práticas pedagógicas. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62505 | - |
dc.description.abstract | Esta pesquisa tem como objetivo analisar a concepção de ensino da leitura nos programas de formação continuada Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) e Programa Tempo de Aprender, além de investigar como os professores analisam os impactos desses programas para suas práticas. Mais especificamente, a pesquisa busca identificar: (i) as concepções de ensino de leitura nos programas PNAIC e Tempo de Aprender; (ii) como os professores avaliam o processo formativo vivenciado por eles no PNAIC e no programa Tempo de Aprender; e (iii) como os professores analisam as contribuições dos programas PNAIC e Tempo de Aprender para a sua prática em relação ao ensino da leitura, após a implementação desses programas em Itaíba-PE. O estudo adota uma abordagem qualitativa exploratória, e, como técnica e instrumentos de coleta de dados, foi utilizada a análise documental, por meio da qual foram analisados os cadernos utilizados para a formação de professores alfabetizadores do PNAIC do ano de 2013, tendo como temática a área das Linguagens. Voltamos o nosso olhar para os cadernos dos anos 1, 2 e 3 no que diz respeito à leitura. Em relação ao Curso de Formação Continuada em Práticas de Leitura e Escrita do Programa Tempo de Aprender, analisamos, mais especificamente, 3 módulos que tratam do ensino da leitura: (i) o Módulo 2: Aprendendo a ouvir; (ii) o Módulo 3: Conhecimento alfabético; e (iii) o Módulo 4: Fluência. A entrevista semiestruturada foi gravada em áudio e posteriormente transcrita. A análise dos dados foi realizada com base na análise de conteúdo de Bardin (2004), e, como aportes teóricos para o tópico das concepções de alfabetização, nos ancoramos em Mortatti (2010), Soares (2019), Brandão e Leal (2005), Albuquerque, Morais e Ferreira (2010), Morais (2012) e Morais et al. (2012). Na dimensão das concepções de leitura e seu ensino, buscamos apoio em Solé (1998), Silva (2021), Koch e Elias (2023), Panichella (2015) e Kleiman (2016), dentre outros. A investigação demonstrou, como resultado, que o PNAIC se pauta em uma concepção de leitura interacionista, em que há a construção de significados, considera o processo da leitura complexo e faz uso de textos reais que circulam no meio social; já o Programa Tempo de Aprender, por sua vez, se pauta em uma concepção de leitura estruturalista, considera que este é um processo de simples aquisição, concebe a leitura como decodificação e faz uso de pseudotextos, não proporcionando, assim, a produção de sentidos. Em relação à avaliação dos dois programas, os participantes do estudo avaliaram positivamente o PNAIC e não apontam muitos aspectos positivos sobre o Programa Tempo de Aprender. No que se refere ao levantamento dos aspectos negativos, foram elencados apenas pontos referentes ao Programa Tempo de Aprender. Por fim, em relação às contribuições que os programas deixaram para as práticas docentes dos professores, a maioria das contribuições (18) citadas pelos participantes do estudo foram deixadas pelo PNAIC, em que os professores conseguiram nomear e descrever as situações. Por outro lado, acerca das contribuições deixadas pelo Programa Tempo de Aprender, apenas duas foram apontadas; os docentes conseguiram nomear, mas não conseguiram descrever as contribuições. Sendo assim, com base na análise dos dados, concluimos que o PNAIC conseguiu impactar na prática docente dos professores, sendo considerado por eles como um programa de formação que “deixou tudo bem amarrado”, tinha objetivos, traçava metas, dava o suporte para que o professor conseguisse realizar as propostas, o acompanhando, e cobrava o feedback das atividades realizadas em sala de aula; isso foi possível pois os encontros formativos aconteciam mensalmente. Já o Programa Tempo de Aprender, por sua vez, praticamente não causou impacto, sendo classificado pelos entrevistados como sendo um programa de formação “solto”, “vago”, que deixou a desejar e que não ofertou aos docentes nenhum encontro presencial. A formação que eles tiveram desse programa foi o Curso de Formação Continuada em Práticas de Leitura e Escrita, este ofertado no formato online. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) | pt_BR |
dc.subject | Programa Tempo de Aprender | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Formação Continuada | pt_BR |
dc.title | Concepção de ensino da leitura nos Programas de Formação Continuada PNAIC e Tempo de Aprender e as percepções dos professores sobre os impactos nas práticas pedagógicas | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/3596843009416525 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7067577040419696 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Educacao | pt_BR |
dc.description.abstractx | This research aims to analyze the conception of reading teaching in the continuing education programs Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa (National Pact for Literacy at the Right Age) (PNAIC) and Programa Tempo de Aprender (Time to Learn Program) and investigate how teachers analyze the impacts of these programs on their practices. More specifically, the research seeks to identify (i) the concepts of reading instruction in the PNAIC and Time to Learn programs, (ii) how teachers evaluate the training process they experienced in the programs called PNAIC and Time to Learn, and (iii) how teachers assess the contributions of the former programs mentioned to their reading instruction practices, following the implementation of these programs in Itaíba, PE. The study adopts an exploratory qualitative approach. Documentary analysis was used as a technique and data collection instrument. The notebooks used for training literacy teachers of the 2013 PNAIC were analyzed, with the area of Languages as the theme. The focus is on the 1st, 2nd, and 3rd year notebooks concerning reading instruction. Regarding the Continuous Training Course in Reading and Writing Practices of the Time to Learn Program, we specifically analyzed three modules that address reading instruction: (i) Module 2: Learning to Listen; (ii) Module 3: Alphabetic Knowledge; and (iii) Module 4: Fluency. The semi-structured interview was audio-recorded and later transcribed. Data analysis was based on the content analysis of Bardin (2004), and, as theoretical contributions to the topic of literacy conceptions, the research was based on Mortatti (2010), Soares (2019), Brandão and Leal (2005), Albuquerque, Morais and Ferreira (2010), Morais (2012) and Morais et al. (2012). In the dimension of reading concepts and their instruction, support was sought in the works of Solé (1998), Silva (2021), Koch and Elias (2023), Panichella (2015), and Kleiman (2016), among others. The investigation demonstrated that the PNAIC is based on an interactionist conception of reading, emphasizing meaning construction, viewing the reading process as complex, and utilizing authentic texts that circulate in society. In contrast, the Time to Learn Program is grounded in a structuralist conception of reading, viewing it as a simple acquisition process, conceptualizing reading as a mere decoding method, and using artificial and invented texts, thereby not fostering the production of meaning. When it comes to evaluating the two programs, the study participants assessed the PNAIC positively and did not identify many positive aspects of the Time to Learn Program. Only points related to the Time to Learn Program were listed concerning identifying negative aspects. Finally, considering the programs' contributions to the teachers' teaching practices, 18 of the study participants cited were left by the PNAIC, where the teachers could name and describe the situations. On the other hand, regarding the contributions left by the Tempo de Aprender Program, only two were pointed out; the teachers could nominate but could not describe the contributions. Thus, based on the data analysis, it is concluded that the PNAIC impacted the educators' teaching practices, being considered by them as a training program that "tied everything together." It had clear objectives and set goals, supported teachers in implementing the proposals, monitored their progress, and required feedback on classroom activities. This was made possible because the training sessions occurred monthly. In contrast, the Time to Learn Program practically had no impact. The interviewees classified it as a training program that was "disjointed," "vague," and fell short of expectations, as it did not provide any in-person meetings for the educators. The teachers' training from this Program was the Continuing Education Course in Reading and Writing Practices offered online. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Educação |
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