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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/6249
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Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.contributor.advisor | TORRES, Jesús Vázquez | pt_BR |
| dc.contributor.author | LINHARES FILHO, Genésio Alves | pt_BR |
| dc.date.accessioned | 2014-06-12T18:03:13Z | |
| dc.date.available | 2014-06-12T18:03:13Z | |
| dc.date.issued | 2005 | pt_BR |
| dc.identifier.citation | Alves Linhares Filho, Genésio; Vázquez Torres, Jesús. A perpétua Condição Humana: uma discussão sobre a Natureza Humana. 2005. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Filosofia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2005. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/6249 | |
| dc.description.abstract | O objetivo desta dissertação é discutir a concepção de natureza humana em Hobbes - apoiada, principalmente, no Leviatã -, procurando demonstrar que esta natureza é imutável para aquele pensador, não importando se este homem esteja num estado de natureza ou num estado civil. A instância política não tem alcance na esfera ontológica, a sua função não é reformar a natureza deste homem mas, apenas procura controlar e coibir os excessos das tendências e egoísmos particulares. Para isso, parte-se de uma investigação sobre qual era o significado ou o conceito de natureza humana para a Grécia antiga, depois para a medievalidade, com o intuito de mostrar as diferenças e aproximações com a concepção de Hobbes. É apresentado também, o conceito de contrato no mundo grego antigo e na Idade Média, confrontando-as com a visão hobbesiana, que também, é analisado nas obras Elementos e De Cive até sua forma definitiva no Leviatã. Faz-se um breve desvio da linha de raciocínio da dissertação para mostrar a repercussão e influência da teoria política de Hobbes até os dias atuais, destacando alguns pensadores críticos como Locke, Montesquieu e Rousseau, e alguns intérpretes da contemporaneidade. Por fim, discute-se a problemática central desse trabalho, confrontando as posições de alguns teóricos. Conclui-se assim, com a defesa de que a proposta da teoria política de Hobbes é efetivar um Estado controlador e coibitivo das tendências humanas, não um Estado reformador da natureza deste ser. Esta natureza é imutável para o Leviatã. Como Hobbes desconfia deste homem, pois sabe do que é capaz, cria esta instituição artificial legítima e com autoridade soberana, exatamente, para conter as transgressões às leis da boa convivência social | pt_BR |
| dc.language.iso | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
| dc.rights | openAccess | pt_BR |
| dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
| dc.subject | Natureza Humana | pt_BR |
| dc.subject | Ética | pt_BR |
| dc.title | A perpétua Condição Humana: uma discussão sobre a Natureza Humana | pt_BR |
| dc.type | masterThesis | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Filosofia | |
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| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
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