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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62484

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBARRETO, Magna Sales-
dc.contributor.authorSOUZA, Ghabryell Roberto Rocha de-
dc.date.accessioned2025-04-23T14:58:01Z-
dc.date.available2025-04-23T14:58:01Z-
dc.date.issued2025-03-31-
dc.date.submitted2025-04-10-
dc.identifier.citationSOUZA, Ghabryell Roberto Rocha de. O aumento das publicações acerca do programa de residência pedagógica com enfoque na área do conhecimento da educação física escolar e a importância da residência pedagógica na formação acadêmica de alunos de licenciatura. 2025. 52 f. TCC (Licenciatura em Educação Física) - Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62484-
dc.description.abstractEste estudo tem como objetivo analisar as produções publicadas sobre o Programa de Residência Pedagógica (PRP) com ênfase em Educação Física escolar no Congresso Nacional de Educação (CONEDU) e seu impacto na formação docente. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica de estado da arte, com base nos Anais do CONEDU (edições VI a IX, 2020–2024), utilizando como filtro apresentações em posters e os descritores "Residência Pedagógica" e "Educação Física". Os resultados evidenciaram que o PRP ganhou relevância progressiva no período analisado, destacando-se como um espaço de experimentação e reflexão pedagógica, contribuindo para a formação de professores mais preparados para as demandas contemporâneas. Entre as principais contribuições, destacam-se: a vivência prática nas escolas, que permite que os residentes desenvolvam metodologias próprias contextualizadas e atualizadas para a utilização em suas práticas pedagógicas; o fomento à produção científica e participação em eventos como o CONEDU; e por fim o aumento do profissionalismo dos graduandos, que atuam de forma mais integrada à comunidade escolar em comparação ao estágio curricular tradicional. No entanto, nem tudo são flores, pois a falta de editais específicos para Educação Física, a dificuldade em conciliar teoria e prática, a carência de escolas parceiras e a qualificação dos preceptores ainda são obstáculos. Mesmo assim, os relatos mostram que os residentes saem mais confiantes e preparados, levando para as salas de aula um olhar menos técnico e mais humano. Conclui-se que o PRP representa um avanço na formação docente, mas requer ajustes para consolidar-se como política efetiva. Sugere-se, para pesquisas futuras, a investigação dos impactos de longo prazo do programa.pt_BR
dc.format.extent52p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectResidência pedagógicapt_BR
dc.subjectEducação físicapt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectPrática docentept_BR
dc.titleO aumento das publicações acerca do programa de residência pedagógica com enfoque na área do conhecimento da educação física escolar e a importância da residência pedagógica na formação acadêmica de alunos de licenciaturapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8078093471664786pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8057833878410343pt_BR
dc.description.abstractxThis study aims to analyze the published works on the Pedagogical Residency Program (PRP) with an emphasis on Physical Education at the National Education Congress (CONEDU) and its impact on teacher training. This is a state-of-the-art bibliographic research, based on the Annals of CONEDU (editions VI to IX, 2020–2024), using poster presentations and the descriptors "Pedagogical Residency" and "Physical Education" as a filter. The results showed that the PRP gained progressive relevance in the period analyzed, standing out as a space for experimentation and pedagogical reflection, contributing to the training of teachers who are better prepared for contemporary demands. Among the main contributions, the following stand out: practical experience in schools, which allows residents to develop their own contextualized and updated methodologies for use in their pedagogical practices; the promotion of scientific production and participation in events such as CONEDU; and finally, the increase in the professionalism of the undergraduates, who work in a more integrated manner with the school community compared to the traditional curricular internship. However, not everything is rosy, as the lack of specific notices for Physical Education, the difficulty in reconciling theory and practice, the lack of partner schools and the qualification of the preceptors are still obstacles. Even so, the reports show that the residents leave more confident and prepared, bringing a less technical and more human perspective to the classroom. It is concluded that the PRP represents an advance in teacher training, but it requires adjustments to consolidate itself as an effective policy. It is suggested that future research investigate the long-term impacts of the program.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NEF) - Núcleo de Educação Físicapt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Educação Física – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura)

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TCC GHABRYELL PRONTO E COM FICHA CORRIGIDO DE NOVO PARA O ATTENA_organized.pdf
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