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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/6244

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPaulette Yves Rufino Dabat, Christine pt_BR
dc.contributor.authorRoberto Suliano Monteiro, Cíceropt_BR
dc.date.accessioned2014-06-12T18:03:09Z-
dc.date.available2014-06-12T18:03:09Z-
dc.date.issued2006pt_BR
dc.identifier.citationRoberto Suliano Monteiro, Cícero; Paulette Yves Rufino Dabat, Christine. Corredores exclusivos de transportes coletivos: uma análise sob a ótica das políticas ambientais, a experiência Caxangá. 2006. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Gestão e Políticas Ambientais, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2006.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/6244-
dc.description.abstractO presente trabalho dissertativo se constitui num exercício acadêmico que tem como objetivo a pesquisa sobre o Sistema de Transportes Público de Passageiros da Região Metropolitana do Recife, mais especificamente no que se refere à questão dos mecanismos de priorização no Sistema Viário do Recife voltados para a circulação do modal ônibus, cuja análise se dá a partir da perspectiva das Políticas Ambientais. A crise urbana, deflagrada desde o crescimento desordenado da cidade região do Recife nas últimas cinco décadas, ensejada por dois principais fenômenos complementares, o da migração inter-regional e o do crescimento demográfico, o primeiro associado ao êxodo rural fruto da falta de políticas de fixação do homem no campo e o segundo originado da ausência de controle de natalidade, acabou por conformar uma configuração territorial cornurbada, institucionalizada como Metropolitana e hoje representada por um tecido de pequenas manchas prósperas rodeadas de uma imensa mancha tingida de pobreza e miséria. O núcleo central desse cenário, o município do Recife, que ainda exerce grande influência sobre os outros 13 municípios, servindo como pólo gerador de viagens, dispõe de 344,74 km de vias por onde circula a frota de ônibus do STPP/ RMR, dos quais, apenas 12,35 km, ou seja, 3,5% têm algum tipo de exclusividade para o referido modal, e desses destaca-se a Avenida Caxangá com 5,9 km de faixa exclusiva, aqui entendido e pesquisado como uma experiência pioneira e estratégica em face da sua importância no contexto da mobilidade dos fluxos entre a Zona Oeste, formada por Bairros da Região Politico-Administrativa 4 do Recife, os municípios de Camaragibe e São Lourenço e o Centro Expandido do Recife, principalmente, considerando que por ali trafegam diariamente 70.000 veículos, dos quais 375 são ônibus, responsáveis pelo transporte de 220.000 passageiros, enquanto àqueles primeiros transportam 105.000. A relação de consumo do espaço de circulação entre um modal e outro, a queda na demanda do sistema coletivo e a tendência para o aumento do transporte particular e as consequentes deseconomias, representadas pela poluição do ar e sonora, pela degradação do espaço construido, pelos acidentes de trânsito, são considerados aqui como desafios a serem superados por práticas e ações de gestão urbana através de intervenções no meio físico viário que visem mitigar impactos ambientais. A adoção de instrumentos de planejamento que buscam intermediar padrões de equidade, mobilidade e acessibilidade na produção do espaço urbano passam aqui, a serem avaliados como elementos de uma políticaambiental na medida em que contribui, entre outros, para criar as condições de um programa maior de DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVELpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPolítica ambientalpt_BR
dc.subjectDesenvolvimento sustentávelpt_BR
dc.subjectTransporte públicopt_BR
dc.subjectTransporte coletivopt_BR
dc.subjectPlanejamento urbanopt_BR
dc.subjectEspaço de circulaçãopt_BR
dc.subjectSistema viário do Recifept_BR
dc.subjectImpacto ambientalpt_BR
dc.subjectPoluição sonorapt_BR
dc.subjectPernambucopt_BR
dc.subjectRegião Metropolitana do Recifept_BR
dc.titleCorredores exclusivos de transportes coletivos: uma análise sob a ótica das políticas ambientais, a experiência Caxangápt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Gestão e Políticas Ambientais

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