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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/6244
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Paulette Yves Rufino Dabat, Christine | pt_BR |
dc.contributor.author | Roberto Suliano Monteiro, Cícero | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-06-12T18:03:09Z | - |
dc.date.available | 2014-06-12T18:03:09Z | - |
dc.date.issued | 2006 | pt_BR |
dc.identifier.citation | Roberto Suliano Monteiro, Cícero; Paulette Yves Rufino Dabat, Christine. Corredores exclusivos de transportes coletivos: uma análise sob a ótica das políticas ambientais, a experiência Caxangá. 2006. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Gestão e Políticas Ambientais, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2006. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/6244 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho dissertativo se constitui num exercício acadêmico que tem como objetivo a pesquisa sobre o Sistema de Transportes Público de Passageiros da Região Metropolitana do Recife, mais especificamente no que se refere à questão dos mecanismos de priorização no Sistema Viário do Recife voltados para a circulação do modal ônibus, cuja análise se dá a partir da perspectiva das Políticas Ambientais. A crise urbana, deflagrada desde o crescimento desordenado da cidade região do Recife nas últimas cinco décadas, ensejada por dois principais fenômenos complementares, o da migração inter-regional e o do crescimento demográfico, o primeiro associado ao êxodo rural fruto da falta de políticas de fixação do homem no campo e o segundo originado da ausência de controle de natalidade, acabou por conformar uma configuração territorial cornurbada, institucionalizada como Metropolitana e hoje representada por um tecido de pequenas manchas prósperas rodeadas de uma imensa mancha tingida de pobreza e miséria. O núcleo central desse cenário, o município do Recife, que ainda exerce grande influência sobre os outros 13 municípios, servindo como pólo gerador de viagens, dispõe de 344,74 km de vias por onde circula a frota de ônibus do STPP/ RMR, dos quais, apenas 12,35 km, ou seja, 3,5% têm algum tipo de exclusividade para o referido modal, e desses destaca-se a Avenida Caxangá com 5,9 km de faixa exclusiva, aqui entendido e pesquisado como uma experiência pioneira e estratégica em face da sua importância no contexto da mobilidade dos fluxos entre a Zona Oeste, formada por Bairros da Região Politico-Administrativa 4 do Recife, os municípios de Camaragibe e São Lourenço e o Centro Expandido do Recife, principalmente, considerando que por ali trafegam diariamente 70.000 veículos, dos quais 375 são ônibus, responsáveis pelo transporte de 220.000 passageiros, enquanto àqueles primeiros transportam 105.000. A relação de consumo do espaço de circulação entre um modal e outro, a queda na demanda do sistema coletivo e a tendência para o aumento do transporte particular e as consequentes deseconomias, representadas pela poluição do ar e sonora, pela degradação do espaço construido, pelos acidentes de trânsito, são considerados aqui como desafios a serem superados por práticas e ações de gestão urbana através de intervenções no meio físico viário que visem mitigar impactos ambientais. A adoção de instrumentos de planejamento que buscam intermediar padrões de equidade, mobilidade e acessibilidade na produção do espaço urbano passam aqui, a serem avaliados como elementos de uma políticaambiental na medida em que contribui, entre outros, para criar as condições de um programa maior de DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Política ambiental | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento sustentável | pt_BR |
dc.subject | Transporte público | pt_BR |
dc.subject | Transporte coletivo | pt_BR |
dc.subject | Planejamento urbano | pt_BR |
dc.subject | Espaço de circulação | pt_BR |
dc.subject | Sistema viário do Recife | pt_BR |
dc.subject | Impacto ambiental | pt_BR |
dc.subject | Poluição sonora | pt_BR |
dc.subject | Pernambuco | pt_BR |
dc.subject | Região Metropolitana do Recife | pt_BR |
dc.title | Corredores exclusivos de transportes coletivos: uma análise sob a ótica das políticas ambientais, a experiência Caxangá | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Gestão e Políticas Ambientais |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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