Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62405

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorFIGUEIREDO, Haroldo Moraes de-
dc.contributor.authorSOBRAL, Thiago Felipe Dos-
dc.date.accessioned2025-04-17T15:34:01Z-
dc.date.available2025-04-17T15:34:01Z-
dc.date.issued2025-03-31-
dc.date.submitted2025-04-14-
dc.identifier.citationSOBRAL., Thiago Felipe dos Santos. Funções da aprendizagem aplicadas a educação física: importância da avaliação contínua. 2025. 26 f. TCC (Graduação) - Curso de Educação Física - Licenciatura, Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62405-
dc.description.abstractO interesse pelo tema surgiu a partir da disciplina de métodos de avaliação, despertando curiosidade sobre a avaliação contínua, especialmente diante das limitações das avaliações tradicionais. O TCC tem como objetivo destacar a importância da avaliação contínua na Educação Física, demonstrando suas vantagens, como acompanhamento mais preciso do desenvolvimento dos alunos, promoção da motivação e ensino mais eficaz. Através de uma revisão de literatura, o trabalho busca oferecer orientações aos professores para aprimorar suas práticas pedagógicas e superar desafios enfrentados no contexto escolar, contribuindo para uma formação docente mais qualificada e para a melhoria do processo de ensino- aprendizagem. Além de oferecer embasamento teórico, busca ajudar colegas a compreenderem melhor os métodos de avaliação na Educação Física, destacando desafios, incertezas e estratégias que os professores utilizam para adaptar o ensino às realidades dos alunos. Também critica práticas avaliativas no ensino superior que focam na punição, reforçando a importância de adotar métodos que valorizem a aprendizagem contínua.pt_BR
dc.format.extent21 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEnsino Superior; Evasão; Estudantes; Cursos de Graduaçãopt_BR
dc.titleFunções da aprendizagem aplicadas a educação física: importância da avaliação contínuapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1522788697371835pt_BR
dc.description.abstractxThe interest in the topic arose from the course on assessment methods, which sparked curiosity about continuous assessment, especially given the limitations of traditional assessments. The TCC aims to highlight the importance of continuous assessment in Physical Education, demonstrating its advantages, such as more accurate monitoring of student development, promotion of motivation and more effective teaching. Through a literature review, the work seeks to offer guidance to teachers to improve their pedagogical practices and overcome challenges faced in the school context, contributing to more qualified teacher training and to improving the teaching-learning process. In addition to offering theoretical support, it seeks to help colleagues better understand assessment methods in Physical Education, highlighting challenges, uncertainties and strategies that teachers use to adapt teaching to students' realities. It also criticizes assessment practices in higher education that focus on punishment, reinforcing the importance of adopting methods that value continuous learning.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúdept_BR
dc.degree.departament::(CAV-NEF) - Núcleo de Educação Físicapt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Educação Física – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
Aparece en las colecciones: (CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC - THIAGO FELIPE DOS SANTOS SOBRAL.pdf324,58 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons