Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62402
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SANTOS, Noemia Pereira da Silva | - |
dc.contributor.author | ATAIDE, Thammara Vitória Silva | - |
dc.date.accessioned | 2025-04-17T14:59:59Z | - |
dc.date.available | 2025-04-17T14:59:59Z | - |
dc.date.issued | 2025-03-21 | - |
dc.date.submitted | 2025-04-10 | - |
dc.identifier.citation | ATAIDE, Thammara Vitória Silva. A importância de espaços educativos não formais para o ensino de Ciências e suas tecnologias no ensino fundamental: Um olhar a partir da BNCC. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal de Pernambuco, Centro Acadêmico da Vitória, Vitória de Santo Antão, 2025 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62402 | - |
dc.description.abstract | Espaços educativos não formais de ciências, como o jardim botânico, espaço ciências e museus representam, atualmente, um papel significativo para o ensino de ciências, funcionando como extensão das escolas. Este trabalho aborda a importância desses espaços na construção do conhecimento em Ciências da Natureza e suas tecnologias, destacando como complementam os parâmetros definidos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Como metodologia, realizou-se uma pesquisa por meio de um formulário com alguns espaços educativos não formais de Pernambuco, buscando compreender sua relação com a educação básica e suas contribuições para o aprendizado. O objetivo do presente trabalho é abordar a importância pedagógica desses espaços como uma estratégia alternativa para o ensino de ciências no ensino fundamental, assim como suas atividades podem auxiliar as escolas a cumprirem com algumas das competências propostas pela BNCC. Como resultado foi observado as atividades desenvolvidas por esses espaços, o perfil do público visitante e seus objetivos principais, sendo possível analisar seu papel pedagógico e alinhamento de suas atividades com o currículo escolar. | pt_BR |
dc.format.extent | 42 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | embargoedAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Ensinando de Ciências | pt_BR |
dc.subject | Base Nacional Comum Curricular | pt_BR |
dc.subject | Espaços Educativos informais | pt_BR |
dc.subject | Centros de Ciências | pt_BR |
dc.subject | Museus de Ciências | pt_BR |
dc.title | A importância de espaços educativos não formais para o ensino de ciências e suas tecnologias no ensino fundamental: um olhar a partir da BNCC | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | https://lattes.cnpq.br/3879269565856610 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1521392734944183 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Informal science educational spaces, such as botanical gardens, science spaces and museums, currently play a significant role in science education, functioning as an extension of schools. This paper addresses the importance of these spaces in the construction of knowledge in Natural Sciences and their technologies, highlighting how they complement the parameters defined in the National Common Curricular Base (BNCC). As a methodology, a survey was conducted using a form with some informal educational spaces in Pernambuco, seeking to understand their relationship with basic education and their contributions to learning. The objective of this paper is to address the pedagogical importance of these spaces as an alternative strategy for teaching science in elementary school, as well as how their activities can help schools meet some of the competencies proposed by the BNCC. As a result, the activities developed by these spaces, the profile of the visiting public and their main objectives were observed, making it possible to analyze their pedagogical role and the alignment of their activities with the school curriculum. . | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Vitória de Santo Antão | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0009-0003-1772-7273 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC THAMMARA VITORIA SILVA ATAIDE FINAL.pdf Item embargado até 2026-04-18 | 1,39 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Item embargado |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons