Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62392

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPAIVA CHAVES, Rui Miguel-
dc.contributor.authorGERALDO, Carlos Henrique de David-
dc.date.accessioned2025-04-17T14:16:20Z-
dc.date.available2025-04-17T14:16:20Z-
dc.date.issued2024-06-27-
dc.identifier.citationGERALDO, Carlos Henrique de David. Arte contemporânea do Cariri Cearense: subversão de imagens/imaginários. 2024. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62392-
dc.description.abstractEste estudo visa desconstruir estereótipos e promover novas formas de pensar o mundo e o território que habitamos, atualizando as perspectivas de vida por meio da produção artística enquanto artivismo. Utilizando investigações qualitativas e bibliográficas, a pesquisa foca na região do Cariri cearense, especificamente nos municípios de Crato e Juazeiro do Norte. Esses locais são o cenário das produções artivistas de Charles Lessa, Maria Macêdo e Renata Felinto, cujas obras dialogam intensamente com esses territórios e a região como um todo. Referenciando Terry Barrett (2014) e Lucy Lippard (1984), foram realizadas análises críticas e interpretativas dos trabalhos de cada artista, auxiliadas por dados coletados através de entrevistas e visitas a ateliês. Essas análises fortaleceram a conexão entre as obras e o lugar que influencia seus processos criativos, considerando a realidade e a história do Cariri, e atravessando diferentes tempos e espaços para ampliar a compreensão das dinâmicas culturais e artísticas da região. Durante a realização da crítica, estabeleci conexões com minhas experiências de vida como gay afroindígena, destacando os impactos dessas produções sobre as subjetividades. Dialogando com essas/es autoras/es, a crítica de arte foi utilizada para mostrar como a poética desses artistas promove uma compreensão mais inclusiva de subjetividades que resistem às imposições da supremacia branca, cisgênera e heterossexual. Esses trabalhos não apenas preservam e revitalizam histórias marginalizadas, mas também desempenham um papel crucial na transformação dos imaginários do Cariri cearense. Inspirando futuras gerações a lutar por reconhecimento e justiça, eles transformam o Cariri em um território de inovação cultural e resistência sociopolítica.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCrítica da artept_BR
dc.subjectArtivismopt_BR
dc.subjectCariri cearensept_BR
dc.subjectLGBTQIA+pt_BR
dc.subjectNão-brancopt_BR
dc.titleArte contemporânea do Cariri Cearense : subversão de imagens/imagináriospt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5893387073321223pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1901752306271208pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Artes Visuaispt_BR
dc.description.abstractxThis study aims to deconstruct stereotypes and promote new ways of thinking about the world and the territory we inhabit, updating life perspectives through artistic production as artivism. Using qualitative and bibliographic investigations, the research focuses on the Cariri region of Ceará, specifically in the municipalities of Crato and Juazeiro do Norte. These places are the setting for the artivist productions of Charles Lessa, Maria Macêdo and Renata Felinto, whose works interact intensely with these territories and the region as a whole. Referencing Terry Barrett (2014) and Lucy Lippard (1984), critical and interpretative analyzes of each artist's work were carried out, aided by data collected through interviews and visits to studios. These analyzes strengthened the connection between the works and the place that influences their creative processes, considering the reality and history of Cariri, and crossing different times and spaces to broaden the understanding of the region's cultural and artistic dynamics. During the critique, I established connections with my life experiences as an Afro-indigenous gay man, highlighting the impacts of these productions on subjectivities. Dialoguing with these authors, art criticism was used to show how the poetics of these artists promote a more inclusive understanding of subjectivities that resist the impositions of white, cisgender and heterosexual supremacy. These works not only preserve and revitalize marginalized histories, but also play a crucial role in transforming the imaginaries of Cariri Ceará. Inspiring future generations to fight for recognition and justice, they transform Cariri into a territory of cultural innovation and sociopolitical resistance.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Artes Visuais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Carlos Henrique de David Geraldo.pdf8,65 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons