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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62386

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorROAZZI, Antonio-
dc.contributor.authorSÁ, Lorena Bandeira Melo de-
dc.date.accessioned2025-04-17T13:45:55Z-
dc.date.available2025-04-17T13:45:55Z-
dc.date.issued2024-09-25-
dc.identifier.citationSÁ, Lorena Bandeira Melo de. Impacto das estratégias de self nudge na redução da compulsão alimentar: um estudo de caso. 2024. Tese (Doutorado em Psicologia Cognitiva) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62386-
dc.description.abstractO processo de tomada de decisão nem sempre é caracterizado por escolhas saudáveis, especificamente em casos de compulsão alimentar, caracterizado por falta de controle na ingestão de alimento. Dentre as estratégias para facilitar esse processo, destacam-se os nudges, que correspondem a empurrões elaborados por terceiros para auxiliar na tomada de decisão e self-nudges, empurrões aplicados pelo próprio sujeito para mudança de comportamento. A presente tese teve como objetivo identificar os impactos das estratégias de self-nudge na redução de sintomas da compulsão alimentar, através de um estudo de caso. No estudo 01, participaram 64 pessoas, maiores de 18 anos, de ambos os sexos, que se declararam comedores compulsivos e que responderam um questionário estruturado contendo dados sociodemográficos, informações sobre frequência de compulsão alimentar e se são acompanhadas por profissionais de saúde. Na segunda parte deste estudo, 12 participantes responderam perguntas relacionadas à compulsão alimentar e os comportamentos desejados e efetivamente realizados em episódios compulsivos, através da associação livre de palavras. Os dados foram analisados à luz do Discurso do Sujeito Coletivo, de Lefevre e Lefevre. O estudo 02, caracterizado como um estudo de caso clínico, teve a participação de 4 pessoas, maiores de 18 anos, sendo 2 do sexo masculino e 2 do sexo feminino, em processo de psicoterapia, declarantes como comedores compulsivos com frequência de 1 episódio semanal, que implementaram estratégias de self-nudge à sua escolha, para minimizar os efeitos compulsivos em sua alimentação. Os dados foram analisados a partir da Análise de Conteúdo, de Laville e Dione. Os resultados do estudo 01 demonstram uma prevalência feminina da amostra, frequência de episódios compulsivos de 1 a 3 vezes por semana e a maioria dos respondentes não buscam apoio com profissionais da saúde como psicólogos, psiquiatras e nutricionistas. Além disso, os discursos dos participantes corroboram com os referenciais teóricos sobre o que é compulsão alimentar, os motivos que direcionam alguém a comer compulsivamente e os sentimentos envolvidos, assim como a dificuldade na mudança de comportamento para redução dos episódios. Os resultados do estudo 02 demonstram uma percepção de impacto positivo pelos participantes do estudo, no que tange à aplicação das estratégias. Todos os participantes relatam reconhecer que os sintomas da compulsão alimentar foram significativamente reduzidos. Destaca-se a autoconsciência como importante processo cognitivo para auxiliar- na implementação das estratégias de self-nudge, que atuam em melhores tomadas de decisões por pessoas que sofrem de compulsão alimentar.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCompulsão alimentarpt_BR
dc.subjectSelf-nudgept_BR
dc.subjectTomada de decisãopt_BR
dc.titleImpacto das estratégias de self nudge na redução da compulsão alimentar : um estudo de casopt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1028121593065719pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6108730498633062pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Psicologia Cognitivapt_BR
dc.description.abstractxThe decision-making process is not always characterized by healthy choices, especially in cases of binge eating, characterized by a lack of control over food intake. Among the strategies to facilitate this process, nudges stand out, which correspond to pushes designed by third parties to assist in decision-making, and self-nudges, pushes applied by the subject himself to change behavior. This thesis aimed to identify the impacts of self-nudge strategies in reducing symptoms of binge eating, through a case study. Study 01 involved 64 individuals, over 18 years old, of both sexes, who declared themselves to be binge eaters and who answered a structured questionnaire containing sociodemographic data, information on the frequency of binge eating and whether they are monitored by health professionals. In the second part of this study, 12 participants answered questions related to binge eating and the desired and effectively performed behaviors in binge episodes, through free word association. The data were analyzed in light of Lefevre and Lefevre's Discourse of the Collective Subject. Study 02, characterized as a clinical case study, had the participation of 4 people, over 18 years old, 2 males and 2 females, in the process of psychotherapy, declaring themselves as compulsive eaters with a frequency of 1 episode per week, who implemented self-nudge strategies of their choice, to minimize the compulsive effects on their eating. The data were analyzed using Laville and Dione's Content Analysis. The results of study 01 demonstrate a female prevalence in the sample, a frequency of compulsive episodes of 1 to 3 times per week and the majority of respondents do not seek support from health professionals such as psychologists, psychiatrists and nutritionists. Furthermore, the participants’ speeches corroborate the theoretical frameworks on what binge eating is, the reasons that lead someone to binge eat and the feelings involved, as well as the difficulty in changing behavior to reduce episodes. The results of study 02 demonstrate a perception of positive impact by the study participants, regarding the application of the strategies. All participants report recognizing that the symptoms of binge eating were significantly reduced. Self-awareness stands out as an important cognitive process to assist in the implementation of self-nudge strategies, which act in better decision-making by people who suffer from binge eating.pt_BR
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