Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62348
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SANTOS, André Maurício Melo | - |
dc.contributor.author | NASCIMENTO, Milene Martins da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2025-04-16T12:50:50Z | - |
dc.date.available | 2025-04-16T12:50:50Z | - |
dc.date.issued | 2025-03-31 | - |
dc.date.submitted | 2025-04-15 | - |
dc.identifier.citation | NASCIMENTO, Milene Martins da Silva. RELAÇÕES ECOLÓGICAS: Uma proposta de sequência didática de ensino da ecologia por investigação. 2025. 46 f. TCC (Graduação) - Curso de Ciências Biológicas, Departamento de Ciências Biológicas, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62348 | - |
dc.description.abstract | O ensino da ecologia, traz temas importantes para a conscientização e entendimento de como os processos ecológicos acontecem, bem como as ações humanas afetam os ecossistemas. Porém, existem dificuldade dos docentes em abordarem esses assuntos, para que torne- se atraente aos alunos por se tratar, em sua maioria, de conceitos, tornando a estratégia de ensino limitada apenas aos métodos tradicionais. A sequência didática é uma ferramenta importante nesse processo, pois através dela o professor consegue agrupar e sistematizar os conteúdos e traçar objetivos de conhecimento, se tornando uma importante aliada no processo de ensino aprendizagem dos alunos. Dessa forma, este trabalho objetiva revisar o atual modelo de ensino investigativo gerando na base teórico-metodológica para a criação de uma proposta de sequência didática sobre relações ecológicas. Trata-se de um trabalho com abordagem qualitativa que tem como princípios interpretações de acontecimentos e atribuições de significados, assim, a sequência didática apresenta um conjunto de aulas estruturadas e planejadas para que os objetivos iniciais sejam alcançados de maneira significativa, além de organizar as atividades propostas para que os alunos desenvolvam as habilidades e competências desejadas. | pt_BR |
dc.format.extent | 46 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | relações ecológicas | pt_BR |
dc.subject | ensino da ecologia | pt_BR |
dc.subject | sequencia didática investigativa | pt_BR |
dc.title | Relações ecologicas: Uma proposta de sequência didática de ensino da ecologia por investigação | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/8735042544315924 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5120259253307314 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The teaching of ecology involves important themes for raising awareness and understanding how ecological processes occur, as well as how human actions affect ecosystems. However, teachers have great difficulty in addressing these topics in a way that captures the attention of students, since most of them involve concepts, making the teaching method limited to traditional teaching. The didactic sequence is a very important tool in this process, because through it, teachers can group and systematize content and outline knowledge objectives, becoming an important ally in the teaching-learning process of students. Thus, this work aims to review the current investigative teaching model, generating a theoretical-methodological basis for the creation of a proposal for a didactic sequence on ecological relationships. This work uses a qualitative approach that is based on the interpretation of events and the attribution of meanings. Thus, the didactic sequence presents a set of structured and planned classes so that the initial objectives are achieved in a meaningful way, in addition to organizing the proposed activities so that students develop the desired skills and competencies. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Vitória de Santo Antão | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
MILENE MARTINS DA SILVA NASCIMENTO_biblio (2).pdf | 4,57 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons