Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62347

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSILVA, Germannya D'Garcia Araújo-
dc.contributor.authorSALVINO, Pedro Henrique Cavalcanti-
dc.date.accessioned2025-04-16T11:31:21Z-
dc.date.available2025-04-16T11:31:21Z-
dc.date.issued2025-04-02-
dc.date.submitted2025-04-14-
dc.identifier.citationSALVINO, Pedro Henrique Cavalcanti. A preferência das cores em artefatos de cutelaria. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62347-
dc.description.abstractEste artigo apresenta os resultados de um estudo na área do design emocional para analisar a influência das cores na preferência dos talheres entre os consumidores das cidades de Caruaru e Recife, ambas localizadas no Estado de Pernambuco, Brasil. A base teórica da pesquisa envolve a história da Cutelaria, o Design Emocional, a Psicologia das Cores e as propriedades do aço inox. O método da avaliação afetiva com ênfase no aspecto estético da cor foi desenhado a partir de visitas técnicas em lojas físicas e on-line do tipo home center para seleção dos talheres e aplicação de protocolos de escalas de humor e afeto em um formulário digital. O resultado de trinta e uma respostas válidas foi analisado e verificou-se que as cores prata e preto são as preferidas pelos voluntários da pesquisa. As cores neutras transmitem o significado de modernidade e elegância, enquanto a cor furta-cor com o significado de vulgaridade foi rejeitada.pt_BR
dc.format.extent18p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCutelariapt_BR
dc.subjectDesign Emocionalpt_BR
dc.subjectCorpt_BR
dc.subjectPreferênciapt_BR
dc.subjectTalherespt_BR
dc.titleA preferência das cores em artefatos de cutelaria.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0237996809524149pt_BR
dc.description.abstractxThis article presents the results of a study in the field of emotional design to analyse the influence of colours on the preference of cutlery among consumers in the cities of Caruaru and Recife, both located in the state of Pernambuco, Brazil. The theoretical basis of the research involves the history of Cutlery, Emotional Design, Color Psychology and the properties of stainless steel. The method of affective evaluation with an emphasis on the aesthetic aspect of colour was designed based on technical visits to physical and online home centre shops to select cutlery and the application of mood and affect scale protocols in a digital form. The results of thirty-one valid responses were analysed and it was found that the colours silver and black were preferred by the survey volunteers. Neutral colours convey the meaning of modernity and elegance, while the colour furta-color with the meaning of vulgarity was rejected.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Outros::Desenho de Projetospt_BR
dc.degree.departament::(CAA-ND) - Núcleo de Design e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Designpt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:(CAA-ND): TCC - Design

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Pedro Henrique Cavalcanti Salvino.pdf6,3 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons