Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62340
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SILVA, Bruna Herculano da | - |
dc.contributor.author | SILVA, Ilka Rafaela | - |
dc.date.accessioned | 2025-04-15T22:40:42Z | - |
dc.date.available | 2025-04-15T22:40:42Z | - |
dc.date.issued | 2023-10-02 | - |
dc.date.submitted | 2025-03-30 | - |
dc.identifier.citation | Silva, Ilka Rafaela Santos da. Análise das Concepções de Licenciandos em Pedagogia sobre Ciências e Ensino de Ciências: um olhar para a formação de professores .2025. Trabalho de Conclusão de Curso Licenciatura em Pedagogia - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62340 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem como objetivo analisar as concepções dos licenciandos do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Pernambuco sobre Ciências e seu ensino. Destacando a formação do pedagogo e sua atuação nas séries iniciais, como fator determinante para a construção de uma visão crítica e reflexiva acerca da ciência e reconhecimento de sua importância para alfabetização científica. A partir do olhar para as concepções sobre Ciências e seu ensino buscaremos refletir sobre como estas concepções influenciam às práticas pedagógicas, de forma que seu exercício em sala de aula não se reduza apenas ao ensino de conceitos memorizáveis, mas que assuma o propósito de refletir sobre o fazer Ciências e envolva a compreensão de que a ciência é um processo dinâmico e contínuo de investigação e construção de conhecimento, e seu ensino deve estar baseado em estratégias que permitam aos alunos participarem ativamente desse processo. Para isso, aplicamos um questionário com cinco questões abertas para vinte e oito licenciandos em Pedagogia de uma turma da disciplina de Fundamentos das Ciências do semestre letivo 2023.1, no turno da manhã. De uma maneira geral, os resultados mostraram concepções de ciências ainda marcadas por visões ingênuas e distorcidas, porém, os licenciandos se mostraram conscientes quanto a importância dos estudos sobre ensino de Ciências na formação inicial de professores. | pt_BR |
dc.format.extent | 27p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Concepções de Ciências do Pedagogo | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Ciências | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização Científica | pt_BR |
dc.title | Análise das Concepções de Licenciandos em Pedagogia sobre Ciências e Ensino de Ciências: um olhar para a formação de professores | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1039531472437739 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This study aims to analyze the conceptions of undergraduate students of the Pedagogy course at the Federal University of Pernambuco about Science and its teaching. Highlighting the education of the pedagogue and his/her performance in the initial grades, as a determining factor for the construction of a critical and reflective view about science and recognition of its importance for scientific literacy. From the perspective of the conceptions about Science and its teaching, we will seek to reflect on how these conceptions influence pedagogical practices, so that their exercise in the classroom is not reduced only to the teaching of memorizable concepts, but assumes the purpose of reflecting on the practice of Science and involves the understanding that science is a dynamic and continuous process of investigation and construction of knowledge, and its teaching must be based on strategies that allow students to actively participate in this process. To this end, we applied a questionnaire with five open-ended questions to twenty-eight undergraduate students in Pedagogy from a class of the Fundamentals of Science discipline of the 2023.1 semester, in the morning shift. In general, the results showed conceptions of science still marked by naive and distorted views, however, the undergraduates were aware of the importance of studies on Science teaching in initial teacher training. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | Interdepartamental | pt_BR |
dc.degree.graduation | Licenciatura em Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Pedagogia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
(Ilka -TCC).pdf | 464,81 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons