Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62335

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorARAGÃO, Isabella Ribeiro-
dc.contributor.authorMACIEL, Laura Linck-
dc.date.accessioned2025-04-15T20:28:54Z-
dc.date.available2025-04-15T20:28:54Z-
dc.date.issued2024-11-28-
dc.identifier.citationMACIEL, Laura Linck. Mudanças tipográficas do Diário de Pernambuco: uma análise das tipografias dos títulos dos anúncios durante a década de 1850. 2024. Dissertação (Mestrado em Design) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62335-
dc.description.abstractO mapeamento e a catalogação de tipografias são essenciais para entender a identidade gráfica de um período. Cunha Lima, Figueredo e Cidrini (2015) e Gray (1976) estudaram as tipografias do século XIX, mas há uma lacuna no estudo dos jornais do nordeste brasileiro, especialmente do Recife. Essa pesquisa tem como foco estudar o Diário de Pernambuco que, fundado em 1825 por Miranda Falcão, iniciou-se como um jornal de anúncios. Em 1835, Manoel de Figueroa Faria assumiu a direção, modernizando o periódico. A pesquisa exploratória visual dos exemplares do jornal mostrou um aumento na variedade tipográfica, incluindo o uso de tipos grandes e de fácil leitura nos anúncios de compras, vendas e avisos diversos durante a década de 1850, o que conduziu a pesquisa à escolha por esse período. Assim, a presente pesquisa analisou o uso de tipos móveis nos títulos dos anúncios do Diário de Pernambuco na década de 1850, período marcado pelo início da segunda revolução industrial e modernização do jornal. A coleta dos exemplares foi realizada na Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional, salvando os exemplares em pastas através de capturas de tela. Em seguida foram analisadas as ocorrências tipográficas e a quantidade de vezes que cada tipo se mostrava presente por ano. A partir dessa análise, buscou-se traçar um panorama das tipografias utilizadas nos anún- cios do jornal na década de 1850, podendo assim compreender o aumento da variedade de tipos utilizados, bem como suas causas, e mapear a identidade tipográfica do Diário de Per- nambuco na época estudada. Com isso, buscou-se contribuir para o entendimento da atividade tipográfica em Recife e ampliar o conhecimento acerca dos jornais recifenses oitocentistas.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectTipografiapt_BR
dc.subjectDiário de Pernambucopt_BR
dc.subjectJornaispt_BR
dc.titleMudanças tipográficas do Diário de Pernambuco: uma análise das tipografias dos títulos dos anúncios durante a década de 1850pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4872996315373915pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4412311797702220pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Designpt_BR
dc.description.abstractxMapping and cataloging typography are essential to understanding the graphic identity of a period. Cunha Lima, Figueredo e Cidrini (2015) and Gray (1976) studied 19th-century typography, but there is a gap in the study of newspapers from the Brazilian northeast, especially from Recife. This research focuses on studying the Diário de Pernambuco, which was founded in 1825 by Miranda Falcão and began as an advertisement newspaper. In 1835, Manoel de Figueroa Faria took over as editor, modernizing the newspaper. The exploratory visual research of the newspaper’s copies showed an increase in typo- graphic variety, including the use of large, easy-to-read type in advertisements for purchases, sales, and other notices during the 1850s, which led the research to choose this period. Thus, this research analyzed the use of movable type in the titles of advertisements in the Diário de Pernambuco in the 1850s, a period marked by the beginning of the second industrial revolu- tion and the modernization of the newspaper. The collection of copies was carried out in the Hemeroteca Digital of Biblioteca Nacional, saving the copies in folders through screenshots. The typographic occurrences and the number of times each type was present per year were then analyzed. Based on this analysis, we sought to outline an overview of the typographies used in the newspaper’s advertisements in the 1850s, thus being able to understand the increase in the variety of types used, as well as their causes, and to map the typographic identity of the Diário de Pernambuco at the time studied. With this, we sought to contribute to the understanding of typographic activity in Recife and to expand knowledge about nineteenth-century Recife newspapers.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Design

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Laura Linck Maciel.pdf38,42 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons