Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62330
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | TAVARES, Aureliana Lopes de Lacerda | - |
dc.contributor.author | BISPO, Matheus Henrique de Moraes | - |
dc.date.accessioned | 2025-04-15T19:44:40Z | - |
dc.date.available | 2025-04-15T19:44:40Z | - |
dc.date.issued | 2025-04-04 | - |
dc.date.submitted | 2025-04-14 | - |
dc.identifier.citation | BISPO, Matheus Henrique de Moraes. A arte narrativa do rakugo como ferramenta de mediação cultural nas bibliotecas. 2025. Trabalho de Conclusão de curso (Biblioteconomia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62330 | - |
dc.description.abstract | Esta pesquisa contribui para a reflexão sobre o papel das bibliotecas como espaços de mediação cultural e aponta para o Rakugo (arte narrativa japonesa) como uma prática inovadora que pode enriquecer o repertório cultural dos usuários, promovendo uma maior troca de saberes. A pesquisa segue uma abordagem qualitativa e exploratória, utilizando a metodologia de pesquisa-ação, com observação participativa durante a execução da ação de mediação cultural. A coleta de dados foi realizada por meio de registros e observações da interação dos participantes com a contação de histórias no formato Rakugo. A pesquisa busca explorar como essa tradicional prática de contar histórias pode ser utilizada para promover o conhecimento cultural nas bibliotecas, fomentando um ambiente de troca intercultural. Para atingir esse objetivo, o estudo descreve as características essenciais do Rakugo, como os gêneros narrativos, a formação do rakugoka e a dinâmica de apresentação das histórias. Além disso, busca incentivar a difusão do Rakugo nas bibliotecas, apresentando uma ação de mediação cultural para introduzir essa arte aos frequentadores desses espaços. Os resultados preliminares indicam que, embora a falta de familiaridade dos alunos participantes da ação com as práticas de contação de histórias tenha sido um desafio, a introdução do Rakugo nas bibliotecas demonstrou potencial para enriquecer a experiência cultural dos participantes, além de ampliar a compreensão sobre a cultura japonesa. | pt_BR |
dc.format.extent | 98p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | embargoedAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Rakugo | pt_BR |
dc.subject | Contação de histórias | pt_BR |
dc.subject | Oralidade | pt_BR |
dc.subject | Mediação cultural | pt_BR |
dc.subject | Bibliotecas | pt_BR |
dc.title | A arte narrativa do rakugo como ferramenta de mediação cultural nas bibliotecas | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/8489425401284078 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5237281447931783 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This research contributes to the reflection on the role of libraries as spaces for cultural mediation and highlights Rakugo as an innovative practice that can enrich users' cultural repertoire, fostering greater knowledge exchange. The study adopts a qualitative and exploratory approach, using action research methodology with participatory observation during the execution of the cultural mediation action. Data collection was carried out through records and observations of participants' interaction with storytelling in the Rakugo format. The research aims to explore how this traditional storytelling practice can be used to promote cultural knowledge in libraries, fostering an environment of intercultural exchange. To achieve this goal, the study describes the essential characteristics of Rakugo, such as narrative genres, the formation of the rakugoka, and the dynamics of story presentation. Furthermore, it seeks to encourage the dissemination of Rakugo in libraries by presenting a cultural mediation action to introduce this art to library users. Preliminary results indicate that, although students' lack of familiarity with storytelling practices posed a challenge, the introduction of Rakugo in libraries demonstrated potential to enrich participants' cultural experience and broaden their understanding of Japanese culture. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Sociais Aplicadas::Ciência da Informação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAC-DCI) - Departamento de Ciência da Informação | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAC-Curso de Biblioteconomia – Bacharelado | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Biblioteconomia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Matheus Henrique de Moraes Bispo.pdf Artículo embargado hasta 2026-04-15 | 5,63 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Item embargoed |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons