Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62250

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSantos, Rodrigo Cesar Luna dos-
dc.contributor.authorGomes, Wellington José da Silva-
dc.date.accessioned2025-04-11T19:02:01Z-
dc.date.available2025-04-11T19:02:01Z-
dc.date.issued2024-10-14-
dc.date.submitted2025-04-10-
dc.identifier.citationGomes, Wellington Jose da Silva. DAWs: ferramentas facilitadoras no desenvolvimento musical. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62250-
dc.description.abstractAs Digital Audio Workstations (DAWs) são softwares que proporcionam um novo conceito de ensino de música ao oferecerem um ambiente integrado para composição, gravação e produção. Além disso, permitem uma abordagem inclusiva e diversificada, abrangendo diversos estilos musicais, do clássico ao eletrônico. Democratizam o acesso à produção musical, eliminando a necessidade de investimentos em equipamentos caros e estúdios, exigindo apenas o uso de um computador. A interatividade e a possibilidade de colaboração remota foram elementos-chave, permitindo que alunos, independentemente da localização geográfica, compartilhassem projetos e colaborassem em tempo real. Esta pesquisa buscou compreender como as DAWs contribuíram para o desenvolvimento musical e criativo dos alunos. Além disso, analisou a integração entre o uso desses recursos e o aprendizado musical, explorou a capacidade de utilização dos softwares no contexto da educação musical e investigou como essas ferramentas auxiliaram na divulgação e interação entre os produtores e o público nas comunidades escolares.pt_BR
dc.format.extent60 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectDAWspt_BR
dc.subjectEnsino de músicapt_BR
dc.subjectRecursos tecnológicospt_BR
dc.subjectDigital Audio Workstationspt_BR
dc.titleDAWs: ferramentas facilitadoras no desenvolvimento musicalpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8549043451431177pt_BR
dc.description.abstractxDigital Audio Workstations (DAWs) are softwares that introduced a new concept of music education by offering an integrated environment for composition, recording, and production. Additionally, they allowed for an inclusive and diverse approach, encompassing various musical styles, from classical to electronic. DAWs democratized access to music production, eliminating the need for expensive equipment and studios, requiring only a computer. Interactivity and the possibility of remote collaboration were key elements, enabling students, regardless of their geographic location, to share projects and collaborate in real-time. This research aimed to understand how DAWs contributed to the musical and creative development of students. Furthermore, it analyzed the integration of these tools into music learning, explored the potential of software use in the context of music education, and investigated how these tools facilitated communication and interaction between producers and the audience within school communities.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Lingüística, Letras e Artes::Artespt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DMU) - Departamento de Músicapt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Música – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece en las colecciones: (TCC) - Música

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Wellington Jose da Silva Gomes.pdf1,29 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons