Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62250
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Santos, Rodrigo Cesar Luna dos | - |
dc.contributor.author | Gomes, Wellington José da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2025-04-11T19:02:01Z | - |
dc.date.available | 2025-04-11T19:02:01Z | - |
dc.date.issued | 2024-10-14 | - |
dc.date.submitted | 2025-04-10 | - |
dc.identifier.citation | Gomes, Wellington Jose da Silva. DAWs: ferramentas facilitadoras no desenvolvimento musical. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62250 | - |
dc.description.abstract | As Digital Audio Workstations (DAWs) são softwares que proporcionam um novo conceito de ensino de música ao oferecerem um ambiente integrado para composição, gravação e produção. Além disso, permitem uma abordagem inclusiva e diversificada, abrangendo diversos estilos musicais, do clássico ao eletrônico. Democratizam o acesso à produção musical, eliminando a necessidade de investimentos em equipamentos caros e estúdios, exigindo apenas o uso de um computador. A interatividade e a possibilidade de colaboração remota foram elementos-chave, permitindo que alunos, independentemente da localização geográfica, compartilhassem projetos e colaborassem em tempo real. Esta pesquisa buscou compreender como as DAWs contribuíram para o desenvolvimento musical e criativo dos alunos. Além disso, analisou a integração entre o uso desses recursos e o aprendizado musical, explorou a capacidade de utilização dos softwares no contexto da educação musical e investigou como essas ferramentas auxiliaram na divulgação e interação entre os produtores e o público nas comunidades escolares. | pt_BR |
dc.format.extent | 60 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | DAWs | pt_BR |
dc.subject | Ensino de música | pt_BR |
dc.subject | Recursos tecnológicos | pt_BR |
dc.subject | Digital Audio Workstations | pt_BR |
dc.title | DAWs: ferramentas facilitadoras no desenvolvimento musical | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8549043451431177 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Digital Audio Workstations (DAWs) are softwares that introduced a new concept of music education by offering an integrated environment for composition, recording, and production. Additionally, they allowed for an inclusive and diverse approach, encompassing various musical styles, from classical to electronic. DAWs democratized access to music production, eliminating the need for expensive equipment and studios, requiring only a computer. Interactivity and the possibility of remote collaboration were key elements, enabling students, regardless of their geographic location, to share projects and collaborate in real-time. This research aimed to understand how DAWs contributed to the musical and creative development of students. Furthermore, it analyzed the integration of these tools into music learning, explored the potential of software use in the context of music education, and investigated how these tools facilitated communication and interaction between producers and the audience within school communities. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Lingüística, Letras e Artes::Artes | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAC-DMU) - Departamento de Música | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAC-Curso de Música – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - Música |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Wellington Jose da Silva Gomes.pdf | 1,29 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons