Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62218

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorDUTRA FILHO, João de Andrade-
dc.contributor.authorSILVA, Giselle Camila do Nascimento-
dc.date.accessioned2025-04-10T22:54:49Z-
dc.date.available2025-04-10T22:54:49Z-
dc.date.issued2025-03-19-
dc.date.submitted2025-04-10-
dc.identifier.citationSILVA, Giselle Camila do Nascimento. Genepop: proposta de jogo de tabuleiro para o ensino da genética de populações. 2025. 53 f. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62218-
dc.description.abstractA Genética de Populações busca compreender o arcabouço genético das populações, bem como as alterações genéticas ao longo do tempo nas espécies. Essa área envolve cálculos matemáticos para analisar o comportamento das frequências alélicas e genotípicas nas populações. No entanto, no contexto educacional, é recorrente a dificuldade dos alunos em compreender a Genética de Populações, por ser relatada como complexa devido seu nível de abstração dos conceitos genéticos, aos cálculos e mecanismos evolutivos. Por isso, esse trabalho teve como objetivo desenvolver uma proposta de um jogo de tabuleiro para o terceiro ano do ensino médio, para estimular a aprendizagem através de uma abordagem lúdica e interativa. Esses materiais foram desenvolvidos através da plataforma Canva, onde foram selecionados elementos para compor o design, como figuras e cores harmoniosas. Como resultado, foi desenvolvido um jogo de tabuleiro denominado Genepop formato banner (Banner Médio) de tamanho 72 x 36 com 34 casas estrategicamente organizadas e planejadas para representar o DNA, sendo 10 casas com interrogações. Ademais, foram confeccionados 216 cartas, de tamanho 7,0 x 9,8 cm, sendo 108 cartas para compor a frente, com o símbolo do jogo e 108 cartas para o verso divididas em 7 categorias. Para complementar, foi elaborado um manual do jogo para auxiliar o docente a implementar essa estratégia nas aulas sobre o conteúdo da Genética de populações. Assim, espera-se que o Genepop torne os conceitos da Genética de Populações mais atrativos e que promova a construção do conhecimento de maneira eficiente, ao mesmo tempo que promova aulas mais dinâmicas e interativas.pt_BR
dc.format.extent53 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectLúdicopt_BR
dc.subjectGenética de populaçõespt_BR
dc.subjectMecanismos evolutivospt_BR
dc.subjectJogopt_BR
dc.titleGenepop: proposta de jogo de tabuleiro para o Ensino de Genética de populaçõespt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coPEREIRA, Maria Gislaine-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4170525629311857pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5364508296916864pt_BR
dc.description.abstractxPopulation Genetics seeks to understand the genetic framework of populations, as well as genetic changes over time in species. This area involves mathematical calculations to analyze the behavior of allele and genotypic frequencies in populations. However, in the educational context, students often have difficulty understanding Population Genetics, as it is reported as complex due to its level of abstraction of genetic concepts, calculations, and evolutionary mechanisms. Therefore, this work aimed to develop a board game proposal for the third year of high school, to stimulate learning through a playful and interactive approach. These materials were developed through the Canva platform, where elements were selected to compose the design, such as figures and harmonious colors. As a result, a board game called Genepop was developed in banner format (Medium Banner) measuring 72 x 36 with 34 strategically organized spaces and planned to represent DNA, 10 of which have question marks. In addition, 216 cards measuring 7.0 x 9.8 cm were produced, with 108 cards for the front, with the game symbol, and 108 cards for the back, divided into 7 categories. In addition, a game manual was created to help teachers implement this strategy in classes on Population Genetics content. In this way, it is expected that Genepop will make Population Genetics concepts more attractive and promote the construction of knowledge efficiently, in addition to promoting more dynamic and interactive classes.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/9300953379210610pt_BR
Aparece en las colecciones: (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC GISELLE CAMILA DO NASCIMENTO SILVA.pdf
  Artículo embargado hasta 2026-04-11
11,63 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir     Item embargoed


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons