Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62218
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | DUTRA FILHO, João de Andrade | - |
dc.contributor.author | SILVA, Giselle Camila do Nascimento | - |
dc.date.accessioned | 2025-04-10T22:54:49Z | - |
dc.date.available | 2025-04-10T22:54:49Z | - |
dc.date.issued | 2025-03-19 | - |
dc.date.submitted | 2025-04-10 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Giselle Camila do Nascimento. Genepop: proposta de jogo de tabuleiro para o ensino da genética de populações. 2025. 53 f. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62218 | - |
dc.description.abstract | A Genética de Populações busca compreender o arcabouço genético das populações, bem como as alterações genéticas ao longo do tempo nas espécies. Essa área envolve cálculos matemáticos para analisar o comportamento das frequências alélicas e genotípicas nas populações. No entanto, no contexto educacional, é recorrente a dificuldade dos alunos em compreender a Genética de Populações, por ser relatada como complexa devido seu nível de abstração dos conceitos genéticos, aos cálculos e mecanismos evolutivos. Por isso, esse trabalho teve como objetivo desenvolver uma proposta de um jogo de tabuleiro para o terceiro ano do ensino médio, para estimular a aprendizagem através de uma abordagem lúdica e interativa. Esses materiais foram desenvolvidos através da plataforma Canva, onde foram selecionados elementos para compor o design, como figuras e cores harmoniosas. Como resultado, foi desenvolvido um jogo de tabuleiro denominado Genepop formato banner (Banner Médio) de tamanho 72 x 36 com 34 casas estrategicamente organizadas e planejadas para representar o DNA, sendo 10 casas com interrogações. Ademais, foram confeccionados 216 cartas, de tamanho 7,0 x 9,8 cm, sendo 108 cartas para compor a frente, com o símbolo do jogo e 108 cartas para o verso divididas em 7 categorias. Para complementar, foi elaborado um manual do jogo para auxiliar o docente a implementar essa estratégia nas aulas sobre o conteúdo da Genética de populações. Assim, espera-se que o Genepop torne os conceitos da Genética de Populações mais atrativos e que promova a construção do conhecimento de maneira eficiente, ao mesmo tempo que promova aulas mais dinâmicas e interativas. | pt_BR |
dc.format.extent | 53 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | embargoedAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
dc.subject | Lúdico | pt_BR |
dc.subject | Genética de populações | pt_BR |
dc.subject | Mecanismos evolutivos | pt_BR |
dc.subject | Jogo | pt_BR |
dc.title | Genepop: proposta de jogo de tabuleiro para o Ensino de Genética de populações | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | PEREIRA, Maria Gislaine | - |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/4170525629311857 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5364508296916864 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Population Genetics seeks to understand the genetic framework of populations, as well as genetic changes over time in species. This area involves mathematical calculations to analyze the behavior of allele and genotypic frequencies in populations. However, in the educational context, students often have difficulty understanding Population Genetics, as it is reported as complex due to its level of abstraction of genetic concepts, calculations, and evolutionary mechanisms. Therefore, this work aimed to develop a board game proposal for the third year of high school, to stimulate learning through a playful and interactive approach. These materials were developed through the Canva platform, where elements were selected to compose the design, such as figures and harmonious colors. As a result, a board game called Genepop was developed in banner format (Medium Banner) measuring 72 x 36 with 34 strategically organized spaces and planned to represent DNA, 10 of which have question marks. In addition, 216 cards measuring 7.0 x 9.8 cm were produced, with 108 cards for the front, with the game symbol, and 108 cards for the back, divided into 7 categories. In addition, a game manual was created to help teachers implement this strategy in classes on Population Genetics content. In this way, it is expected that Genepop will make Population Genetics concepts more attractive and promote the construction of knowledge efficiently, in addition to promoting more dynamic and interactive classes. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Vitória de Santo Antão | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/9300953379210610 | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC GISELLE CAMILA DO NASCIMENTO SILVA.pdf Artículo embargado hasta 2026-04-11 | 11,63 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Item embargoed |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons