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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62216

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGUIMARÃES, Júlio César Ferro de-
dc.contributor.authorSILVA, Manasés Freitas de Lira-
dc.date.accessioned2025-04-10T22:16:53Z-
dc.date.available2025-04-10T22:16:53Z-
dc.date.issued2025-01-27-
dc.identifier.citationSILVA, Manasés Freitas de Lira. Governança colaborativa pela ótica da Hélice Quádrupla: uma análise do desempenho em redes de cooperação interorganizacional entre a MouraTech e o IFPE campus Belo Jardim. 2025. Dissertação (Mestrado em Gestão, Inovação e Consumo) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62216-
dc.description.abstractEste trabalho explora as relações estabelecidas através da Governança Colaborativa, associada à Hélice Quádrupla e às Redes de Cooperação Interorganizacional, produzindo novas dinâmicas para a organização social e econômica, favorecendo a criação de métodos inovadores de gestão, nesse cenário, estão as organizações IFPE – Campus Belo Jardim e o Grupo Moura S/A, coordenador do programa MouraTech, ambos localizados no Município de Belo Jardim no estado de Pernambuco. O que se busca é obter um modelo de governança colaborativa que tenha maior adequação para o desenvolvimento de inovações em redes de cooperação interorganizacional, a partir das hélices de inovação, promovendo ambientes mais favoráveis à inovação, baseando-se nos mais diferentes atores e nos princípios norteadores que orientam todos os partícipes desse modelo de gerenciamento, que são o governo, a universidade, a empresa e a sociedade, atuando de modo a quebrar paradigmas relacionados à administração pública, à democracia e a práticas de gestão. O IFPE – Campus Belo Jardim, lugar da pesquisa, onde o programa Mouratech investiu na construção de um laboratório de tecnologia da informação e um outro para análise dos processos de produção, alcançando os discentes, os conduzindo para outros conhecimentos, além do próprio universo acadêmico, importante considerar que no acordo de cooperação técnica, os discentes recebem bolsas financeiras, alterando o padrão social de cada participante do programa. Para condução do estudo, foi escolhida a pesquisa qualitativa de caráter descritivo com estudo de caso. Foi elaborado um questionário semiestruturado, e aplicado aos servidores do IFPE – Campus Belo Jardim, foram treze respondentes, para o programa Mouratech, foi aplicada uma entrevista semiestruturada, onde três funcionários participaram. O Acordo de Cooperação Técnica entre o IFPE Campus Belo Jardim e a MouraTech tem desempenhado um papel fundamental na transformação da instituição, proporcionando aos estudantes experiências práticas alinhadas às necessidades do mercado de trabalho, a inserção do formato Hélice Quádrupla, com os seus atores, governo, empresa, universidade e sociedade, permitiu a integração de inovações tecnológicas emergentes aos currículos acadêmicos, estabelecendo uma abordagem educacional mais conectada com as exigências do setor produtivo. Enquanto o campus reafirmou seu compromisso com o desenvolvimento da região, a MouraTech, por sua vez, teve acesso a uma força de trabalho mais qualificada, consolidando uma relação de benefícios mútuos que gerou um impacto positivo tanto para a educação quanto para a sociedade como um todo, observar a hélice quádrupla como um modelo que conecta sociedade, governo, empresas e universidades, trazendo cada um para o mesmo ambiente com o objetivo de construir soluções sustentáveis onde atuam, reunindo esses diferentes atores, o modelo fortalece a troca de conhecimento, o trabalho conjunto e a criação de iniciativas que impulsionam a inovação, promovem a inclusão social e tornam as políticas públicas mais efetivas. Essa colaboração não se limita a compartilhar recursos e conhecimentos, ela também ajuda a criar comunidades mais fortes, preparadas para enfrentar desafios e aproveitar as oportunidades em um mundo que está sempre mudando.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectGovernança colaborativapt_BR
dc.subjectHélice quádruplapt_BR
dc.subjectRedes de cooperação interorganizacionalpt_BR
dc.titleGovernança colaborativa pela ótica da Hélice Quádrupla : uma análise do desempenho em redes de cooperação interorganizacional entre a MouraTech e o IFPE campus Belo Jardimpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1360508130357781pt_BR
dc.publisher.programPPrograma de Pós-Graduação em Gestão, Inovação e Consumopt_BR
dc.description.abstractxThis paper explores the relationships established through Collaborative Governance, associated with the Quadruple Helix and Interorganizational Cooperation Networks, producing new dynamics for social and economic organization, favoring the creation of innovative management methods. In this scenario, there are the organizations IFPE – Belo Jardim Campus and Grupo Moura S/A, coordinator of the MouraTech program, both located in the municipality of Belo Jardim in the state of Pernambuco. The aim is to obtain a collaborative governance model that is more suitable for the development of innovations in interorganizational cooperation networks, based on the innovation helices, promoting environments that are more favorable to innovation, based on the most diverse actors and guiding principles that guide all participants in this management model, which are the government, the university, the company and society, acting in order to break paradigms related to public administration, democracy and management practices. The IFPE – Belo Jardim Campus, where the research was conducted, where the Mouratech program invested in the construction of an information technology laboratory and another for analyzing production processes, reaching students and guiding them to other types of knowledge, beyond the academic world itself. It is important to consider that in the technical cooperation agreement, students receive financial grants, changing the social standard of each participant in the program. To conduct the study, qualitative research of a descriptive nature with a case study was chosen. A semi-structured questionnaire was prepared and applied to the employees of the IFPE – Belo Jardim Campus, with thirteen respondents. For the Mouratech program, a semi-structured interview was applied, with three employees participating. The Technical Cooperation Agreement between IFPE Campus Belo Jardim and MouraTech has played a fundamental role in the transformation of the institution, providing students with practical experiences aligned with the needs of the job market. The insertion of the Quadruple Helix format, with its stakeholders, government, business, university and society, allowed the integration of emerging technological innovations into academic curricula, establishing an educational approach more connected with the demands of the productive sector. While the campus reaffirmed its commitment to the development of the region, MouraTech, in turn, had access to a more qualified workforce, consolidating a relationship of mutual benefits that generated a positive impact both for education and for society as a whole. Seeing the quadruple helix as a model that connects society, government, business and universities, bringing each one into the same environment with the objective of building sustainable solutions where they operate, bringing together these different stakeholders, the model strengthens the exchange of knowledge, joint work and the creation of initiatives that drive innovation, promote social inclusion and make public policies more effective. This collaboration is not limited to sharing resources and knowledge, it also helps create stronger communities, prepared to face challenges and seize opportunities in an ever-changing world.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado – Gestão, Inovação e Consumo

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