Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62213
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | FARIAS, Gilmar Beserra de | - |
dc.contributor.author | NASCIMENTO, Maria Eduarda de Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2025-04-10T20:55:56Z | - |
dc.date.available | 2025-04-10T20:55:56Z | - |
dc.date.issued | 2025-03-19 | - |
dc.date.submitted | 2025-03-22 | - |
dc.identifier.citation | NASCIMENTO, Maria Eduarda de Oliveira. Analogias em livros didáticos de História Natural de Valdemar de Oliveira. 2025. 39 f. TCC (Graduação) - Curso de Ciências Biológicas, Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62213 | - |
dc.description.abstract | Analogias são comparações entre estruturas de dois domínios diferentes que aproximam o desconhecido (alvo) a partir do que se conhece (análogo). Estudos sobre analogias em livros didáticos podem definir como essa estratégia contribui no processo de didatização dos conhecimentos científicos. Apesar das analogias serem utilizadas para encurtar a distância entre a linguagem científica e o cotidiano do estudante, tendo a função de construção de conhecimento científico e comunicação de conhecimento para públicos específicos, não é garantido que o aluno siga o mesmo raciocínio do professor/autor ao usar expressões mais próximas do cotidiano. O objetivo deste estudo foi identificar e analisar as analogias presentes nos livros didáticos de História Natural de Valdemar de Oliveira publicados entre 1939 e 1941. Para isso, foi utilizada a técnica da Análise de Conteúdo para examinar as analogias. As categorias de análise foram organizadas a partir de dois indicadores: Nível de organização (relação com os conceitos científicos) e a Efetividade (fornecimento de explicações adicionais). Foram identificadas 98 analogias, com 77 classificadas como facilitadoras e 21 indutoras de concepções alternativas. Mesmo com expressivo número de analogias facilitadoras, é preciso considerar que a utilização de uma linguagem rebuscada em algumas partes dos textos didáticos pode ter dificultado a compreensão de determinados conteúdos de História Natural. | pt_BR |
dc.format.extent | 51p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Analogias | pt_BR |
dc.subject | Livros didáticos | pt_BR |
dc.subject | Valdemar de Oliveira | pt_BR |
dc.title | Analogias em livros didáticos de História Natural de Valdemar de Oliveira | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/5711331212243225 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0935523502682736 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Analogies are comparisons between structures in two different domains that bring the unknown (target) closer to what is known (analogue). Studies on analogies in textbooks can define how this strategy contributes to the process of didacticizing scientific knowledge. Although analogies are used to shorten the distance between scientific language and the student's everyday life, with the function of building scientific knowledge and communicating knowledge to specific audiences, it is not guaranteed that the student will follow the same reasoning as the teacher/author when using expressions that are closer to everyday life. The aim of this study was to identify and analyse the analogies present in Valdemar de Oliveira's Natural History textbooks published between 1939 and 1941. The Content Analysis technique was used to examine the analogies. The categories of analysis were organized based on two indicators: Level of organisation (relation to scientific concepts) and Effectiveness (provision of additional explanations). 98 analogies were identified, with 77 classified as facilitators and 21 as inducers of alternative conceptions. Even with a significant number of facilitating analogies, it should be considered that the use of elaborate language in some parts of the didactic texts may have hindered the understanding of certain contents of Natural History. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Vitória de Santo Antão | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0009-0004-8125-0761 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC MARIA EDUARDA DE OLIVEIRA NASCIMENTO.pdf | 819,21 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons