Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62201

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFelipe, André Anderson Cavalcante-
dc.contributor.authorQueiroz, Lucicleide Maria de Lima-
dc.date.accessioned2025-04-10T19:01:48Z-
dc.date.available2025-04-10T19:01:48Z-
dc.date.issued2025-03-24-
dc.date.submitted2025-04-06-
dc.identifier.citationQueiroz, Lucicleide Maria de Lima. Microtesauro de Conservação e Restauração de Documentos: Usos e Aplicações nos Cursos da UFPE. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Biblioteconomia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62201-
dc.description.abstractEsta pesquisa propõe a construção de um microtesauro sobre conservação e restauração direcionado à disciplina Conservação e Restauração de Documentos do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com ênfase nas ações de organização de acervo da área da Biblioteconomia, para corroborar com o processo de aprendizagem dos estudantes, promovendo o conhecimento dos temas de modo mais estruturado e conceitual. Metodologicamente, é do tipo exploratório descritivo com abordagem qualitativa, que utiliza procedimentos de ordem bibliográfica, com base em estudos sistematizados em fontes de referência selecionadas, contribuindo para construção, disseminação e posterior atualização do microtesauro proposto. Os resultados mostram os procedimentos adotados na construção do microtesauro. Consideraram as seguintes etapas: seleção e análise conceitual dos recursos bibliográficos, levantamento dos termos e atribuição de conceitos e estruturação e relação dos descritores. O microtesauro desenvolvido conta com mais de 114 termos preferidos, munidos com nota explicativa e demais relações conceituais (genéricas e associativas). Conclui-se que o microtesauro desenvolvido, quando aplicado a disciplina Conservação e Restauração de Documentos, poderá corroborar no processo de aprendizagem dos estudantes do curso de Biblioteconomia da UFPE, assim como nas disciplinas correlatas, como um recurso seguro para ampliar o entendimento dos conceitos e definições dos principais assuntos desta área do conhecimento.pt_BR
dc.format.extent84p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
dc.subjectpreservaçãopt_BR
dc.subjectconservaçãopt_BR
dc.subjectrestauraçãopt_BR
dc.subjectindexaçãopt_BR
dc.subjecttesaurospt_BR
dc.subjectmicrotesaurospt_BR
dc.titleMICROTESAURO DE CONSERVAÇÃO E RESTAURAÇÃO DE DOCUMENTOS: USOS E APLICAÇÕES NOS CURSOS DA UFPEpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7339788713981011pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2814835220579666pt_BR
dc.description.abstractxThis research proposes the construction of a microthesaurus on conservation and restoration aimed at the discipline Conservation and Restoration of Documents of the Library Science course at the Federal University of Pernambuco (UFPE), with an emphasis on the actions of organizing collections in the area of Library Science, to corroborate the learning process of students, promoting knowledge of the themes in a more structured and conceptual way. Methodologically, it is of the exploratory descriptive type with a qualitative approach, which uses bibliographic procedures, based on systematized studies in selected reference sources, contributing to the construction, dissemination and subsequent updating of the proposed microthesaurus. The results show the procedures adopted in the construction of the microthesaurus. They considered the following steps: selection and conceptual analysis of bibliographic resources, survey of terms and assignment of concepts and structuring and relationship of descriptors. The microthesaurus developed has more than 114 preferred terms, provided with an explanatory note and other conceptual relationships (generic and associative). It is concluded that the developed microthesaurus, when applied to the discipline Document Conservation and Restoration, can corroborate the learning process of students in the Library Science course at UFPE, as well as in related disciplines, as a safe resource to broaden the understanding of the concepts and definitions of the main subjects in this area of knowledge.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DCI) - Departamento de Ciência da Informaçãopt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Biblioteconomia – Bachareladopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:TCC - Biblioteconomia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Lucicleide Maria de Lima Queiroz.pdf6,14 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons