Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62192
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SILVA, Luiz Augustinho Menezes da | - |
dc.contributor.author | MÉLO, Renata dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2025-04-10T16:47:03Z | - |
dc.date.available | 2025-04-10T16:47:03Z | - |
dc.date.issued | 2024-10-02 | - |
dc.date.submitted | 2025-04-10 | - |
dc.identifier.citation | MÉLO, Renata dos Santos. Conhecendo os Artrópodes: um álbum de fotografias digital como proposta para o ensino do Filo Arthropoda. 2025. Trabalho de conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2024. . | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62192 | - |
dc.description.abstract | O ensino da Zoologia tem se limitado a aulas e atividades descritivas que são baseadas principalmente nos livros didáticos, deixando de explorar outras abordagens que poderiam tornar o aprendizado mais dinâmico e investigativo, resultando em um ensino tradicional e monótono. Nesse contexto, o uso de recursos visuais e digitais apresenta-se como uma alternativa inovadora e eficaz, promovendo a curiosidade e conectando o conteúdo ao dia a dia dos estudantes. Em um mundo cada vez mais digital, onde os alunos estão constantemente expostos a dispositivos tecnológicos, incorporar essas ferramentas ao processo de ensino pode criar um ambiente de aprendizagem mais dinâmico e acessível. Nesse sentido, o presente trabalho propõe um álbum de fotografias digital do Filo Arthropoda, com o intuito de fornecer um aprendizado envolvendo a teoria, a prática e o meio digital. O álbum também incentiva uma abordagem investigativa, ao permitir que os alunos observem imagens reais e detalhadas de artrópodes, facilitando a identificação e comparação de características morfológicas e comportamentais, visando promover uma aprendizagem mais ativa e participativa. Para a construção do recurso e escolha dos conteúdos se fez necessária a revisão da literatura sobre o ensino de artrópodes, a abordagem deste tema nos livros de Ciências e Biologia além do uso de várias ferramentas online e digitais, seguidos da seleção de imagens. Como resultado, obteve-se um recurso intitulado "Conhecendo os Artrópodes: Um álbum de fotografias digital como proposta para o ensino do Filo Arthropoda" contendo 25 páginas que apresentam conteúdos relacionados a diversidade, morfologia e comportamento desse Filo, de maneira lúdica, explorando a curiosidade e investigação a partir do uso de tecnologias para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem. O uso desse recurso no ensino de Zoologia tem por objetivo não apenas enriquecer as aulas, mas também se alinhar às diretrizes pedagógicas contemporâneas, que valorizam metodologias ativas e a incorporação de tecnologias no ensino, constituindo uma estratégia pedagógica relevante e eficaz para o ensino de Ciências e Biologia, por integrar a tecnologia ao conteúdo didático, contribuindo para o enriquecimento das aulas e para a formação de alunos mais engajados e com uma melhor compreensão da Zoologia. | pt_BR |
dc.format.extent | 23p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | embargoedAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Arthropoda | pt_BR |
dc.subject | Ensino de biologia | pt_BR |
dc.subject | Ensino de ciências | pt_BR |
dc.subject | Recurso didático | pt_BR |
dc.title | Conhecendo os Artrópodes: Um álbum de fotografias digital como proposta para o ensino do Filo Arthropoda. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | https://lattes.cnpq.br/6076111976678270 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9464662192559604 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The teaching of Zoology has been limited to descriptive lessons and activities that are mainly based on textbooks, neglecting other approaches that could make learning more dynamic and investigative, resulting in traditional and monotonous teaching. In this context, the use of visual and digital resources emerges as an innovative and effective alternative, promoting curiosity and connecting content to students' daily lives. In an increasingly digital world, where students are constantly exposed to technological devices, incorporating these tools into the teaching process can create a more dynamic and accessible learning environment. In this sense, this work proposes a digital photograph album of the Phylum Arthropoda, with the aim of providing a learning experience involving theory, practice, and the digital environment. The album also encourages an investigative approach, allowing students to observe real and detailed images of arthropods, facilitating the identification and comparison of morphological and behavioral characteristics, with the goal of promoting more active and participatory learning. To build the resource and select the content, a review of the literature on the teaching of arthropods, the treatment of this topic in Science and Biology textbooks, and the use of various online and digital tools was necessary, followed by the selection of images. As a result, a resource titled "Getting to Know Arthropods: A Digital Photograph Album as a Proposal for Teaching the Phylum Arthropoda" was created, consisting of 25 pages presenting content related to the diversity, morphology, and behavior of this Phylum in a playful manner, exploring curiosity and investigation through the use of technologies to assist in the teachinglearning process. The use of this resource in Zoology teaching aims not only to enrich lessons but also to align with contemporary pedagogical guidelines, which value active methodologies and the integration of technologies in teaching, constituting a relevant and effective pedagogical strategy for teaching Science and Biology by integrating technology with the didactic content, contributing to the enrichment of lessons and the development of more engaged students with a better understanding of Zoology. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Vitória de Santo Antão | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Renata Mélo - biblioteca.pdf Item embargado até 2026-04-11 | 1,15 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Item embargado |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons