Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/6215
Título: Teste de Hipóteses Restritas em Modelos de Regressão Exponencial Potência Multivariado
Autor(es): da Silva Leão, Jeremias
Palavras-chave: Teste de hipóteses com restrição; Estimação restrita; Medidas repetidas; Simulações de Monte Carlo
Data do documento: 31-Jan-2010
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: da Silva Leão, Jeremias; José de Azevedo Cysneiros, Francisco. Teste de Hipóteses Restritas em Modelos de Regressão Exponencial Potência Multivariado. 2010. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Estatística, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2010.
Resumo: Neste trabalho, apresentamos um estudo com modelos de regressão supondo erros exponencial potência multivariada (MPE), distribuição proposta por Gómez, Gómez- Villegas & Marín (1998). Esta distribuição pertence à classe das distribuições elípticas e vem sendo bastante usada por vários pesquisadores em diversos contextos, como por exemplo, em modelos com medidas repetidas, modelos bayesianos hierárquicos. Mostramos os processos iterativos de estimação por máxima verossimilhança dos parâmetros sob restrições de igualdades e desigualdades lineares. Discutimos o problema de testes de hipóteses da forma H0 : C = 0 contra H2 : C 0, em modelos MPE. Apresentamos a avaliação do poder dos testes de hipóteses razão de verossimilhanças (RV), Wald (W) e escore (SR) para dados agrupados e sob presença de regressores, em amostras pequenas e moderadas via simulação de Monte Carlo. Comparamos as distribuições nula teórica e empírica dos testes unilaterais. Mostramos dois exemplos práticos para verificar o comportamento dos testes sob o modelo MPE. O primeiro conjunto de dados refere-se a um estudo comparativo entre grupos de diabéticos apresentado em Crowder & Hand (1990). O segundo conjunto de dados analisado é descrito por Reicziguel (1999) no estudo sobre o efeito de cholagogues nas mudanças de volumes na vesícula biliar em três grupos de cães
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/6215
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Estatística

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo615_1.pdf1,32 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.