Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62146
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | COSTA, Marcos Roberto Nunes | - |
dc.contributor.author | SILVA JÚNIOR, José Bartolomeu Gomes da | - |
dc.date.accessioned | 2025-04-04T18:46:38Z | - |
dc.date.available | 2025-04-04T18:46:38Z | - |
dc.date.issued | 2025-02-20 | - |
dc.identifier.citation | SILVA JÚNIOR,José Bartolomeu Gomes da. O ato de ler no Didascálicon de Hugo de São Vitor: redescobrindo a leitura como uma possibilidade metodológica no ensino de filosofia na atualidade. 2025. Dissertação (Mestrado em Filosofia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62146 | - |
dc.description.abstract | A presente dissertação visa examinar o ato de ler no Didascálicon de Hugo de São Vitor (1095 – 1141), uma obra considerada por muitos como um marco na história da educação medieval, em busca de uma filosofia da leitura como instrumento formativo do estudante tanto no que diz respeito ao conhecimento quanto ao desenvolvimento de qualidades morais e vitais indispensáveis ao discente na aprendizagem. É na leitura, segundo Hugo de São Vitor, que se concretiza a filosofia, o amor à Sabedoria, assim como o autoconhecimento, o conhecimento do Criador e do mundo. Portanto, em uma geração que vem sendo bombardeada por um fortíssimo estímulo no uso de aparelhos eletrônicos, redes sociais, canais de streaming, podcasts e outros meios digitais de comunicação, inclusive na educação básica, através da recomendação do uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs), como metodologia facilitadora dos saberes, vigente nos documentos normativos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e da Base Curricular de Pernambuco, se faz necessário refletir sobre a leitura teleológica de Hugo de São Vitor, como uma possibilidade metodológica no ensino de filosofia, visando estabelecer um ponto de equilíbrio, que minimize os impactos negativos dessa utilização na vida dos alunos, especialmente no ambiente escolar, para que tenhamos estudantes não apenas com alto nível de conhecimento, mas, acima de tudo, seres humanos saudáveis. Para isso, nossa pesquisa também envolverá uma aproximação entre o pensamento de Hugo de São Vitor e o conceito de leitura de mundo em Paulo Freire, em busca de encontros e desencontros que contribuam aos objetivos deste trabalho, e uma apreciação das contribuições do psicanalista Michel Desmurget sobre as consequências negativas do uso deliberado das telas à cognição dos estudantes. Por fim, mas não menos relevante, do ponto de vista técnico, nossa pesquisa será bibliográfica, qualiquantitativa, envolvendo uma intervenção através de um questionário semiestruturado. Nosso objetivo é reunir informações suficientes para testar a viabilidade do conhecimento filosófico no ensino de filosofia, utilizando a metodologia vitoriana de leitura. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Hugo de São Vitor | pt_BR |
dc.subject | Filosofia da Leitura | pt_BR |
dc.subject | Formação Filosófica e Pessoal | pt_BR |
dc.subject | Metodologia Vitoriana | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Filosofia | pt_BR |
dc.title | O ato de ler no Didascálicon de Hugo de São Vitor : redescobrindo a leitura como uma possibilidade metodológica no ensino de filosofia na atualidade | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/2245921848623358 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado profissional | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1136821185537508 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação Profissional em Filosofia (PROF-FILO) | pt_BR |
dc.description.abstractx | This dissertation aims to examine the act of reading in the Didascalicon of Hugh of Saint Victor (1095 – 1141). The work is considered by many as a milestone in the history of medieval education in search of a philosophy of reading as a formative instrument of the student both regarding knowledge and the development of moral and vital qualities which are indispensable to the student in learning. It is through the reading, according to Hugh of St. Victor, that philosophy, the love of Wisdom, as well as self-knowledge, the knowledge of the Creator and the world, is established. Therefore, in a generation that has been bombarded by a very strong stimulus in the use of electronic devices, social networks, streaming channels, podcasts and other digital means of communication, even in basic education, through the recommendation of the use of Digital Information and Communication Technologies (TDICs), as a methodology to facilitate knowledge, which are in use in the normative documents of the National Common Curricular Base (BNCC) and in the Pernambuco Curriculum Base, it is necessary to reflect on the teleological reading of Hugh of Saint Victor, as a methodological possibility in the teaching of philosophy, aiming to establish a point of balance, which minimizes the negative impacts of this use in the lives of students, especially in the school environment, so that we have students not only with a high level of knowledge, but, above all, healthy human beings. For this, our research will also involve an approximation between the thought of Hugh of Saint Victor and the concept of reading in the world in Paulo Freire, in search of agreements and disagreements that contribute to the objectives of this work, as well as an appreciation of the contributions of psychoanalyst Michel Desmurget on the negative consequences of the deliberate use of screens to the students' cognition. Finally, from a technical point of view, our research will be bibliographic, qualitative-quantitative, involving an intervention through a semi-structured questionnaire. Our goal is to gather enough information to test the feasibility of philosophical knowledge in the teaching of philosophy, using the Victorian methodology of reading. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado Profissional – Filosofia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO José Bartolomeu Gomes da Silva Júnior.pdf | 1,33 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons