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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62145

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRAMOS, Sérgio Ricardo Vieira-
dc.contributor.authorQUIRINO, Carla Andréa da Silva-
dc.date.accessioned2025-04-04T18:35:46Z-
dc.date.available2025-04-04T18:35:46Z-
dc.date.issued2024-07-30-
dc.identifier.citationQUIRINO, Carla Andrea da Silva. MEIO AMBIENTE E CONSUMISMO: Decolonização para uma vida ética responsável - um diálogo com Enrique Dussel no ensino médio. 2024. Dissertação (Mestrado em Filosofia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62145-
dc.description.abstractA pesquisa se propõe à sensibilização dos estudantes sobre a prática de consumo exacerbado e sua exploração que contribui para a escassez dos recursos naturais do meio ambiente e os possíveis desgastes e desequilíbrios que essa condição impõe ao mesmo, tendo como ponto inicial de discussão a seguinte questão: É possível uma prática educativa filosófica que leve a sociedade, dentro do processo de decolonização a uma vida ética responsável a partir de uma reflexão sobre o seu modo de consumo exacerbado e sua influência para o meio ambiente? Utilizou-se para a mesma os meios de pesquisa bibliográfica para o seu desenvolvimento, tendo como foco os conceitos do filósofo Enrique Dussel direcionados aos estudantes do 1o Ano do Ensino Médio, de uma escola pública da cidade de Ribeirão-PE. Observando-se com os dados levantados a falta de conhecimento dos educandos sobre tais condições expostas, levando-os a serem mais um grupo de contribuintes a tal situação. Buscou-se promover com a propositura do trabalho uma formação discente, consciente, ética e responsável pelas causas ambientais a partir da redução de bens e consumo exploratório.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccess*
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMeio Ambientept_BR
dc.subjectConsumismopt_BR
dc.subjectDecolonizaçãopt_BR
dc.titleMEIO AMBIENTE E CONSUMISMO : Decolonização para uma vida ética responsável - um diálogo com Enrique Dussel no ensino médiopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coMELO, Adailton Pereira de-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8928963467837240pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1648803039900171pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Filosofia (PROF-FILO)pt_BR
dc.description.abstractxThe research aims to raise awareness among society about the practice of excessive consumption and its exploitation that contributes to the scarcity of natural resources in the environment and the possible wear and imbalances that this condition imposes on it, taking as the starting point of discussion the following question: Is it possible to have a philosophical educational practice that leads society, within the process of decolonization, to a responsible ethical life based on a reflection on its exacerbated mode of consumption and its influence on the environment? The means of bibliographical research were used for its development, focusing on the concepts of the philosopher Enrique Dussel aimed at students in the 1st year of high school, from a public school in the city of Ribeirão-PE. Observing with the data collected the lack of knowledge of students about such exposed conditions, leading them to be another group of contributors to such a situation. The aim of this work was to promote student training that is conscious, ethical and responsible for environmental causes through the reduction of goods and exploratory consumption.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/1671476890503331pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado Profissional – Filosofia

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