Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62132
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | ALMEIDA, Marcelus Brito de | - |
dc.contributor.author | SILVA, João Leonardo Fernandes da | - |
dc.date.accessioned | 2025-04-03T19:50:20Z | - |
dc.date.available | 2025-04-03T19:50:20Z | - |
dc.date.issued | 2025-03-14 | - |
dc.date.submitted | 2025-04-02 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Joao Leonardo Fernandes da; Capacidades coordenativas no desenvolvimento motor e cognitivo de crianças e adolescentes: uma revisão da literatura. 2025. 29 f. TCC (Graduação) - Curso de Bacharelado em Educação Física, Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62132 | - |
dc.description.abstract | O objetivo deste estudo foi investigar a importância das capacidades coordenativas para o desenvolvimento motor e cognitivo de crianças e adolescentes. Trata-se de uma revisão da literatura com etapas exploratória e descritiva. Foram utilizadas as bases de dados Google Acadêmico, BVS e Scielo, a partir das palavras-chave capacidades coordenativas; cognição; motor, usando o operador boleano AND. Inicialmente, foram encontrados 469 estudos, dos quais 68 foram excluídos por não se configurarem como artigo científico, livro e/ou capítulo de livro e trabalhos de conclusão de curso; 27 foram excluídos porque eram livros disponíveis para venda; 21 foram excluídos porque não estavam disponíveis na íntegra; 5 foram excluídos porque eram estudos repetidos; 3 por não serem escritos nos idiomas definidos; 362 foram excluídos por não apresentarem, após a leitura do título e do resumo, pertinência para este estudo. Assim, foram selecionados 10 estudos para a análise e discussão, os quais apresentaram relevância para a realização da pesquisa. Concluiu-se que a educação física tem um impacto positivo no desenvolvimento motor e cognitivo, de modo que a contínua prática de esportes melhora as habilidades motoras e cognitivas, com benefícios que transcendem o ambiente escolar e se estendem à vida adulta. | pt_BR |
dc.format.extent | 29 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | capacidades coordenativas | pt_BR |
dc.subject | cognição | pt_BR |
dc.subject | motor | pt_BR |
dc.title | Capacidades coordenativas no desenvolvimento motor e cognitivo de crianças e adolescentes: uma revisão da literatura. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | https://lattes.cnpq.br/3565991147165864 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4534970814652460 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The objective of this study was to investigate the importance of coordinating abilities for the motor and cognitive development of children and adolescents. This is a literature review with exploratory and descriptive stages. The research corpus was composed of 10 studies selected from the Google Scholar, BVS, and Scielo databases, based on the keywords Coordinating abilities; Cognition; Motor, using the Boolean operator AND. Initially, 469 studies were found. Of these, 68 were excluded because they were not considered scientific articles, books and/or book chapters, or course completion papers; 27 were excluded because they were books available for sale; 21 were excluded because they were not available in full; 5 were excluded because they were repeated studies; 3 because they were not written in Portuguese, English, or Spanish; 362 were excluded because they did not present relevance to this study after reading the title and abstract. After applying the inclusion and exclusion criteria, 10 studies were selected for analysis and discussion, which were relevant for the research. It was concluded that physical education has a positive impact on motor and cognitive development, so that the continuous practice of sports improves motor and cognitive skills, with benefits that transcend the school environment and extend into adulthood. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências da Saúde::Educação Física | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAV-NEF) - Núcleo de Educação Física | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAV-Curso de Educação Física – Bacharelado | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Vitória de Santo Antão | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (CAV) TCC - Educação Física (Bacharelado) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC JOAO LEONARDO FERNANDES DA SILVA.pdf | 189,26 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons