Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62050

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBUNZEN JÚNIOR, Clecio dos Santos-
dc.contributor.authorOLIVEIRA, Donizete Silva-
dc.date.accessioned2025-03-31T16:35:47Z-
dc.date.available2025-03-31T16:35:47Z-
dc.date.issued2024-08-30-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Donizete Silva. Projeto gráfico de livros didáticos de português do ensino médio aprovados no PNLD 2018 e 2021: um estudo comparativo. 2024. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62050-
dc.description.abstractDesde a década de 1960, o livro didático de Língua Portuguesa passou por diversas transformações, de modo a atender a públicos, interesses e contextos históricos diferentes. Entretanto, poucos estudos focam nos projetos gráficos dos LDP. Diante dessa lacuna, esta dissertação de mestrado propõe uma análise comparativa dos projetos gráficos contemporâneos dos livros didáticos de português para o Ensino Médio referentes aos PNLDs 2018 e 2021, focando na construção desses materiais, sua adequação e potencialidades. Utilizando o campo teórico-metodológico da Linguística Aplicada (Moita Lopes, 2013), em diálogo com os estudos do Design (Moraes, 2010) e da Semiótica Social (Autor, ano), o estudo examina as diretrizes estabelecidas pelos editais do PNLD (Brasil, 2018-2021) para o projeto gráfico dos livros, adotados em obras específicas como "Português - Contexto, Interlocução e Sentido" (PNLD/2018) e "Se liga nas Linguagens – Português" (PNLD/2021), ambas publicadas pela Editora Moderna. As análises foram fundamentadas em categorias de análise como multimodalidade e design editorial, que exploraram a interação entre texto, imagem e elementos gráficos, bem como o layout, tipografia e organização visual dos materiais. A pesquisa incluiu uma análise documental das diretrizes dos editais, uma análise comparativa dos projetos gráficos dos livros mencionados e entrevistas com um dos designers gráficos responsáveis pelas obras, Adriano Moreno Barbosa. Os resultados indicaram que os projetos gráficos dos livros didáticos atendem às diretrizes dos editais, com uso de imagens, infográficos melhor conectados ao contexto contemporâneo dos estudantes, ainda que de forma discreta. A análise revelou que os projetos gráficos apresentam potencialidades significativas em termos de atratividade e funcionalidade, contribuindo para um melhor engajamento dos alunos. A entrevista com Adriano Moreno Barbosa forneceu conhecimentos valiosos sobre as decisões de design e os desafios enfrentados durante a elaboração dos projetos gráficos. Conhecidos os resultados, este estudo visa ampliar a compreensão sobre o trabalho realizado pelas editoras na adaptação dos projetos gráficos de suas obras didáticas e fomentar discussões sobre a melhoria contínua desses projetos, avaliação e aproveitamento deles nos livros didáticos.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectProjeto gráficopt_BR
dc.subjectLivro didático de Portuguêspt_BR
dc.subjectEnsino Médiopt_BR
dc.titleProjeto gráfico de livros didáticos de português do ensino médio aprovados no PNLD 2018 e 2021 : um estudo comparativopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1523837349451315pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3757050031013762pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Letraspt_BR
dc.description.abstractxSince the 1960s, Portuguese language textbooks have undergone several transformations in order to meet the needs of different audiences, interests, and historical contexts. However, few studies have focused on the graphic designs of LDPs. Given this gap, this master's dissertation proposes a comparative analysis of the contemporary graphic designs of Portuguese textbooks for high school students related to the PNLDs 2018 and 2021, focusing on the construction of these materials, their suitability, and potential. Using the theoretical-methodological field of Applied Linguistics (Moita Lopes, 2013), in dialogue with studies of Design (Moraes, 2010) and Social Semiotics (Author, year), the study examines the guidelines established by the PNLD (Brazil, 2018- 2021) notices for the graphic design of books, adopted in specific works such as "Portuguese - Context, Interlocution and Sense" (PNLD/2018) and "Se liga nas Linguagens - Português" (PNLD/2021), both published by Editora Moderna. The analyses were based on analysis categories such as multimodality and editorial design, which explored the interaction between text, image and graphic elements, as well as the layout, typography and visual organization of the materials. The research included a documentary analysis of the guidelines of the notices, a comparative analysis of the graphic designs of the mentioned books and interviews with one of the graphic designers responsible for the works, Adriano Moreno Barbosa. The results indicated that the graphic designs of the textbooks meet the guidelines of the notices, with the use of images and infographics that are better connected to the contemporary context of the students, albeit in a discreet way. The analysis revealed that the graphic designs have significant potential in terms of attractiveness and functionality, contributing to better student engagement. The interview with Adriano Moreno Barbosa provided valuable insights into the design decisions and challenges faced during the development of the graphic designs. With the results known, this study aims to broaden the understanding of the work carried out by publishers in adapting the graphic designs of their didactic works and to encourage discussions about the continuous improvement of these designs, their evaluation and use in textbooks.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Linguística

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Donizete Silva Oliveira.pdf6,25 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons