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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorALMEIDA, Marcellus Brito de-
dc.contributor.authorSILVA, Eduarda de Lima-
dc.date.accessioned2025-03-31T12:18:20Z-
dc.date.available2025-03-31T12:18:20Z-
dc.date.issued2025-03-14-
dc.date.submitted2025-03-25-
dc.identifier.citationSILVA, Eduarda de Lima. Comportamento Sedentário e Tempo de Tela em Adolescentes: um estudo de revisão. 2025. 29 f. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Educação Física, Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62045-
dc.description.abstractO comportamento sedentário e o tempo excessivo de telas em adolescentes estão associados a diversos problemas de saúde, enquanto a prática regular de atividades físicas, incluindo exercícios físicos, são essenciais para a promoção da saúde e a melhoria da qualidade de vida. O objetivo deste estudo foi pesquisar nas bases de dados Pubmed, SciElo e Google Acadêmico, artigos recentes sobre o comportamento sedentário relacionado ao tempo de telas em adolescentes. Os termos de pesquisa utilizados foram baseados na especificidade de cada base de dados e utilizou-se os operadores booleanos OR e AND para combinar os descritores, no Google Acadêmico as palavras-chaves utilizadas na pesquisa em português foram “comportamento sedentário” OR “tempo de tela”) e em inglês (“adolescentes AND “comportamento sedentário”); (“comportamento sedentário AND “tempo de tela” AND adolescentes). No SciELO, os termos buscados em português e inglês foram (“comportamento sedentário” OR “tempo de tela” AND “adolescentes”). No PubMed foram utilizados apenas termos em inglês (“sedentary behavior” OR “screen time” AND (“adolescent” OR “young adult”). Foram encontrados 4.597 artigos no levantamento. Com base nos critérios de inclusão e exclusão, restaram 12 artigos que foram usados nesta investigação. Este estudo concluiu que o excesso de tempo de telas e o sedentarismo em adolescentes são preocupantes, exigindo ações e medidas que busquem promover um estilo de vida mais saudável.pt_BR
dc.format.extent29 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectComportamento sedentáriopt_BR
dc.subjectTempo de telapt_BR
dc.subjectAdolescentespt_BR
dc.titleComportamento sedentário e tempo de tela em adolescentes: um estudo de revisãopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttps://lattes.cnpq.br/9177004034207330pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4534970814652460pt_BR
dc.description.abstractxSedentary behavior and excessive screen time in adolescents are associated with several health problems, while regular physical activity, including physical exercise, is essential for promoting health and improving quality of life. The objective of this study was to search the Pubmed, SciElo and Google Scholar databases for recent articles on sedentary behavior related to screen time in adolescents. The search terms used were based on the specificity of each database and the Boolean operators OR and AND were used to combine the descriptors. In Google Scholar the keywords used in the search in Portuguese were “sedentary behavior” OR “screen time”) and in English (“adolescents AND “sedentary behavior”); (“sedentary behavior AND “screen time” AND adolescents). In SciELO, the terms searched in Portuguese and English were (“sedentary behavior” OR “screen time” AND “adolescents”). In PubMed, only terms in English were used (“sedentary behavior” OR “screen time” AND (“adolescent” OR “young adult”). 4,597 articles were found in the survey. Based on the inclusion and exclusion criteria, 12 articles remained that were used in this investigation. This study concluded that excessive screen time and a sedentary lifestyle in adolescents are worrying, requiring actions and measures that seek to promote a healthier lifestyle.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúde::Educação Físicapt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NEF) - Núcleo de Educação Físicapt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Educação Física – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
Aparece en las colecciones: (CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura)

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