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Título: Espaço 4.0: contribuições para a aprendizagem dos discentes no Ambiente Maker do Instituto Federal de Alagoas
Autor(es): ALBUQUERQUE, Cassiano Henrique de
Palavras-chave: Espaço Maker; Aprendizagem Maker; Espaço 4.0; Educação Maker; Modelo TMI-E
Data do documento: 16-Dez-2024
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: ALBUQUERQUE, Cassiano Henrique de. Espaço 4.0: contribuições para a aprendizagem dos discentes no Ambiente Maker do Instituto Federal de Alagoas. 2024. Tese (Doutorado em Educação Matemática e Tecnológica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: Esta tese analisa as contribuições dos Espaços 4.0 do Instituto Federal de Alagoas (IFAL) para a Aprendizagem Maker dos estudantes, com foco também no papel dos monitores nesse contexto educacional inovador. O estudo investiga como ambientes inovadores, que integram tecnologias da Quarta Revolução Industrial com metodologias ativas, contribuem para o ensino-aprendizagem. O problema central é: Como os Espaços 4.0 do IFAL contribuem para a formação inicial e continuada de jovens por meio da Aprendizagem Maker? A pesquisa busca compreender os efeitos desses espaços na formação discente, destacando a relação entre a prática Maker e o desenvolvimento de habilidades para a Sociedade 4.0. Foi desenvolvida a Classificação FE (Finalidade e Estrutura), com uma nova categorização para os Espaços Maker brasileiros, além do Modelo TMI-E (Think, Make, Improve, Explore), que amplia o modelo tradicional TMI (Think, Make, Improve) ao incluir a fase "Explorar". A metodologia seguiu uma abordagem mista, com Revisão Sistemática da Literatura e pesquisa de campo em seis campi do IFAL, envolvendo estudantes de 15 a 29 anos e os monitores do projeto Espaço 4.0. Os dados foram coletados por meio de questionários e relatórios e analisados através de estatística descritiva, estatística inferencial e ciclos de codificação. Os resultados indicam que os Espaços 4.0 promovem autonomia, criatividade, competências técnicas e colaborativas, além de reflexão crítica e exploração contínua. Os estudantes avançaram na resolução de problemas e no engajamento prático, com apoio ativo dos monitores, que desempenharam papel fundamental na mediação do conhecimento e na facilitação dos projetos. Apesar dos avanços, desafios de infraestrutura e recursos foram relatados, afetando a motivação e o desempenho. Disparidades de gênero, raça e renda reforçam a necessidade de políticas educacionais mais inclusivas. A experiência dos Espaços 4.0 evidenciou uma contribuição relevante em comunidades com menor acesso à inovação, contribuindo para ampliar a democratização do conhecimento e a redução das desigualdades sociais. Conclui-se que os Espaços 4.0 transformam a formação de jovens alagoanos, preparando-os para a Sociedade 4.0 e reduzindo desigualdades educacionais. A pesquisa oferece modelos replicáveis em outras instituições, sugerindo investigações futuras sobre impactos de longo prazo.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/62017
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