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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/61948

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCOSTA, Marcos Roberto Nunes-
dc.contributor.authorGUEIROS, Lucas Dantas-
dc.date.accessioned2025-03-21T14:39:12Z-
dc.date.available2025-03-21T14:39:12Z-
dc.date.issued2024-07-08-
dc.identifier.citationGUEIROS, Lucas Dantas. Felicidade e moralidade em Tomás de Aquino: uma leitura a partir do tomismo neoescolástico. 2024. Dissertação (Mestrado em Filosofia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/61948-
dc.description.abstractNa Suma Teológica de Santo Tomás, o tratamento da ética é iniciado por um tratado a respeito da felicidade, isto é, sobre o fim último do homem. Essa estrutura foi repetida muitas vezes dentro da escola tomista. Entretanto, nem sempre é explícita a relação entre a felicidade e o tema principal da ética, que é a moralidade. Enquanto alguns autores, como Tiago Sinibaldi, afirmam que as boas ações humanas conduzem à felicidade por serem boas, outros, como o cardeal Zeferino González e o Pe. Joseph Gredt, julgam que as ações humanas são boas porque conduzem o homem ao seu fim último. Para determinar a solução desse problema, investigaremos o pensamento de Santo Tomás de Aquino a respeito da regra da moralidade. Por meio da regra da moralidade os atos humanos podem ser separados em bons ou maus antes mesmo da lei moral ordená-los ou proibi-los. Defendemos que o fim último do homem é a regra constitutiva da moralidade. Nesta defesa, consideramos o fim último formalmente, isto é, em razão mesmo de ser fim último, independente do que seja esse fim. Esperamos que nossa tese possa esclarecer a relação entre felicidade e moralidade dentro do pensamento tomista e aprofundar nosso entendimento das argumentações morais presentes nessa tradição.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMoralidadept_BR
dc.subjectFelicidadept_BR
dc.subjectTomismopt_BR
dc.titleFelicidade e moralidade em Tomás de Aquino : uma leitura a partir do tomismo neoescolásticopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1533702612933478pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1136821185537508pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Filosofiapt_BR
dc.description.abstractxIn Saint Thomas Aquinas’ Theological Summa, the treatment of ethics is started by a treatise on human happiness or human’s last end. This structure was repeated multiple times in the Thomistic school. However, the relationship between happiness and ethics' main subject, morality, is not always explicit. While some authors, as Tiago Sinibaldi, claim that human good actions lead to happiness because they are good, others, as cardinal Zeferino González and Father Joseph Gredt, hold that human actions are good because they lead man to his last end. To determine the solution to this problem, we are going to investigate the thought of Saint Thomas Aquinas on the rule of morality. By this rule human acts can be separated in good or bad even before the natural law order or forbid them. We defend that human's last end is the constitutive rule of morality. On that defence, we treat the treat human’s last end formally, that is, on the aspect of being human’s last end, regardless of which it is. We expect that our thesis can enlighten the relationship between happiness and morality inside Thomistic thought and deepen our understanding of the moral argumentation in this tradition.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Filosofia

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